Livro: Antes da Tempestade – Dinah Jefferies
Título: Antes da Tempestade
Título original: Before the rains
Autor: Dinah Jefferies
Páginas: 343
Lançamento: 2017
Selo: Paralela
Nota: 1/5
Sinopse: Para conhecer o amor verdadeiro é preciso ser arrasado por ele.” Rajputana, Índia, 1930. Desde a morte de seu marido, a jovem inglesa Eliza tem como única companhia sua câmera. Determinada a se firmar como fotógrafa profissional, ela acaba de aceitar um convite do governo britânico para se hospedar durante um ano no castelo da família real local. Sua missão: fotografar, para o acervo da Coroa inglesa, a vida no Estado principesco de Juraipore. Ao conhecer Jayant, irmão mais novo do marajá, Eliza embarca na aventura mais transformadora de sua vida. Acompanhada pelo príncipe rebelde e misterioso, ela conhecerá uma terra marcada por contrastes — com paisagens de beleza incomparável, cultura rica e vibrante e, ao mesmo tempo, a mais devastadora das misérias. Enquanto Eliza desperta Jayant para a pobreza que circunda o castelo, ele mostra a ela as injustiças do domínio britânico na Índia. Juntos, descobrem uma afinidade de alma e uma paixão arrebatadora. Mas a família real fará de tudo — até o impensável — para impedir a aproximação entre o nobre indiano e a viúva inglesa.
Não tinha a menor expectativa em relação a este livro, já que o primeiro não me agradou muito. As capas de ambos os livros são lindas, isso é inegável, mas não tinha esperanças de que fosse concluir a leitura de Antes da Tempestade com aquele sentimento de satisfação que um livro costuma trazer.
A leitura começou um pouco agarrada. Demorou (e muito!) pra fluir. Por ser bem detalhista a narrativa por vezes eu me perdia no texto. Depois que fluiu eu só torcia para que acabasse logo.
Além disso, faço parte do time que não curte diálogos entre aspas, fico com a sensação o tempo todo de que os personagens estão conversando em pensamento. É bem ruim.
Eliza não é uma protagonista agradável. Dá vontade de dar uns tapas nela pra ver se acorda pra vida! Na verdade não dá para se aprofundar muito na história e se apegar a algum personagem específico, pois os personagens foram criados de forma rasa. Para alguém que gosta de ser tão detalhista a autora pecou bastante nos detalhes em relação a seus personagens. Tanto é que os demais personagens ficaram irrelevantes ao longo da história, como se jogados no texto e esquecidos em seguida.
É o tipo de livro que a leitura corre de forma entorpecida. Não consegui sentir nada além de birra pela protagonista.
O único ponto positivo digno de nota é o fato da história se passar na Índia, um lugar cuja cultura eu conheço muito pouco. Logo, claro que ler mais sobre o lugar despertou muito minha curiosidade sobre o povo e a cultura indiana.
No mais, acho que, infelizmente, depois das duas experiências com os livros da Autora chegou a hora de abortar a missão e não ler mais nada que ela escreva. É bem possível que quem se apaixonou pela primeira história vá amar essa. Se você curte ler livros para conhecer outras culturas pode até ser que o livro lhe agrade. Se você não leu nada da autora, recomendo que comece pelo Perfume da folha de chá. Agora se você não gostou do primeiro já aviso de antemão que, se seguir o mesmo raciocínio que o desta leitora que vos fala, dificilmente vai curtir Antes da tempestade.