Notícias

Já estava na hora de mudanças!!!!!

Meus amigos leitores, depois de uma semana corrida, com faculdade, trabalho vamos aos afazeres..

Essa semana saiu uma públicação fantástica para nós universitários e/ou quem ainda irá prestar o vestibular. O Entrando Numa Fria não podia ficar de fora dessa.

Na última terça -feira (02/04) uma proposta de reformulação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que passaria a ser composto por 200 questões, ao invés das 63 atuais. A proposta também prevê a substituição dos vestibulares das universidades federais pela avaliação.
A proposta foi entregue para a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e precisa da aprovação dos reitores das universidades para entrar em vigor. De acordo com o ministério, o objetivo das mudanças é reestruturar o conteúdo aplicado pelo ensino médio, que atualmente, privilegia.

Para o ministério, a unificação do vestibular das universidades federais também vai beneficiar os candidatos que não precisarão se deslocar para diferentes lugares para realizar a prova. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2007 (Pnad/IBGE), de todos os estudantes matriculados no primeiro ano do ensino superior, apenas 0,04% residem no Estado onde estudam há menos de um ano.
A nova prova, proposta pelo MEC, seria composta por quatro testes, sendo um de cada área do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (1), ciências humanas e suas tecnologias (2), ciências da natureza e suas tecnologias (3) e matemática e suas tecnologias (4). Cada teste teria 50 questões, totalizando 200, que seriam divididas em dois dias de provas.

Bom, galera ao meu ver de 63 para 200 questões o MEC e o INEP encontrará junto aos reitores das faculdades federais um problema de como avaliar esses alunos. Por outro lado já estava passando da hora de mudar isso, muitas vezes o aluno tem competência e não vai bem. Espero que seja logo, acreditando que demorará u tempo, até todos assinarem o acordo. Tenho la minhas dúvidas se o reitor daqui da UFMG assinará (rsrsrs).
Agradeço mais uma vez a você que está sempre presente entrando numa fria, e dizer a todos que do lado o topico fique de olho postarei mensagens, ou algum avisos, então olhem sempre galera.
Um otimo fim de semana!!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

54 comentários sobre “Já estava na hora de mudanças!!!!!

  • Olá, Philipe. Desculpe-me a demora em lhe responder. Gostei do seu blog pelo modo como expõe notícias e variadades. Eu não sabia dessa nova e acredito também que as outras Universidades irão resistir a essa iniciativa. Entretanto, é um caso a ser pensado dentre tantos outros por parecer mais uma medida paliativa para os problemas de nosso país.

    um abraço

    Resposta
  • As faculs estaduais e federais do nosso país já limitam muito o acesso aos estudantes de escolas pública, havendo uma disposta desleal entre esses e aqueles “mais bem preparados” das escolas particulares. O ENEM tb não pode ser limitador da educação que é garantia constitucional.
    Beijocas, querido!
    Ótimo fds!

    Resposta
  • Phill,
    vivo entrando numa fria neste delicioso blog,este assunto me incomoda muito,acho que se o sistema se preocupasse com a Educação Básica,não precisariam,usar o ENEM como máscara,pois todos os alunos da rede pública teriam as mesmas chances.O sistema ,tem que justificar a deficiência nesse setor , ao Banco Mundial..
    Como diza lenda! enquanto o reino da educacão está á deriva.
    O podereso,acha chic emprestar dinheiro aos EUA,é mole!
    beijos,meu lindo
    Mari

    Resposta
  • “Fantástica” pra você, pq eu sou radicalmente contra essa mudança.
    Passamos toda uma vida sendo ensinados para fazer um estilo de prova e isso pode, a menos de 7 meses antes da prova, termos que nos readaptar de maneira injusta.

    Espero que, se realmente mudarem isso, só valha para no minimo daqui a 4 anos, que o tempo que se forma um aluno de ensino medio (sem contar quem está hoje no 1° ano).

    Fora que essa mudança tira a possibilidade de fazer mais de um vestibular de federal, aumentando ainda mais a carga emocional (principalmente pra quem tem problema nessa parte) e aumentando o poder das particulares.

    http://www.thiagogaru.blogspot.com

    Resposta
  • cara nem sei se realmente vão musdar para melhorar, pois nunca da para voce acreditar nestes métodos de avaliação, porém tomara que funcione como esta sendo descrito, abrass

    Resposta
  • O ensino superior no Brasilprecisa de MUITAS mudanças radicais, mas a principal delas, é a da mentalidade das comunidades acadêmicas.

    A maioria das faculdades brasileiras hoje éuma espécie de jardim de infância de nível superior. Os alunos fingem que estudam, os professores fingem que dão aulas e no final de certo tempo, finge-se numa cerimônia, que todo mundo está satisfeito.

    Vomentei sobre isso no meu blog, vou ofender muita gente,mas achei que é válido o desabafo.

    Resposta
  • Amigo:
    Reestruturar o Ensino Médio, não vejo em quê? Penso que o problema é mais profundo.
    200 questões exige uma concentração imensa, uma atenção apurada desgastante que vai diminindo aos poucos num tempo curto, escasso, para o pensamento actuar como deve, para fazer a prova, de poder decisivo e “fulminante” para o futuro profissional Superior competente.
    A acrecentar a isto, repare na deslocação para fora do lugar onde está implantado o Centro de Exames: só uma minoria não é de lá. Que vai adiantar:NADA!
    Foi o que percebi.

    Abraço amigo de respeito e obrigado

    p.p./Pena

    Resposta
  • Eu penso que isso não é o suficiente.
    Precisamos mudar a BASE da nossa educação publica. De que adianta uma melhora no sistema de seleção para as Universidades se as crianças aprendem a multiplicar na oitava série?
    Certas mudanças precisam ser tomadas radicalmente…

    abragos mil

    Resposta
  • substituição do vestibular pelo Enem??? Isso é bom??? Eu não acredito que o Enem tenha assim uma grande capacidade de avaliação…mas quem sabe com essa reformulação, fique melhor mesmo…

    beijinhos

    Resposta
  • Grande Phil, prestador de serviços nota 10!!

    o “Ah Nem!” precisa mudar mesmos…

    beijos querido!

    Resposta
  • Eu acho ótimo essa idéia.. nunca achei que vestibular dizia quem era mais apto a entrar na facul.. tem gente que entra pelo vestibular e nao chega nem na metade de curso.. tem muita gente que nao passa e que se tivesse estudando, iria ate o fim!!! sempre achei que o enem fosse o melhor jeito de dizer se alguem tem condicoes ou nao de fazer faculdade, afinal, se o caboco estudou bastante no ensino medio, é claro que vai tirar uma boa nota, diferente de alguns que passam no vestibular por pura cagada.

    TOMARA QUE DE CERTO!!

    bjao Phil!

    Resposta
  • Ainda não formei uma opinião… Mesmo porque a minha preocupação´primordial é com a qualidade do ensino básico. E muito mais amplidão este tema envolve.

    Bom final de semana, amigo! Beijinho de longe, porque estou gripadíssima rsrs.

    Resposta
  • Eu torço muito para que esta proposta entre em vigor o mais rápido possível.

    É de extrema urgência uma mudança no processo avaliativo.

    Abraço forte, meu caro.
    Continuemos…

    Resposta
  • bom, se isso evita a pessoa de pagar e se inscrever em diversas faculdades, podendo concorrer a todas que desejar, já é um ajuste comercial o que é bom.
    se esse exame elimina as provas discursivas, eu também acho bom, porque acho meio desleal o aluno ter que usar suas palavras.
    bem, vc disse bem quando ao ter dúvida sobre a assinatura da UFMG, eu tenho dúvidas quanto a UFRJ pois o nível deles da prova de matemática e física é muito alto, acho que só perde pro ITA, e ter que carregar o peso de ser a melhor universidade do rio de janeiro não é pra qualquer uma.

    mas, acho que esse projeto é bom e será de grande valia, eles tão tentando mudar a vida do estudante, de fato houve um aumento na quantidade de vagas em diversas universidades públicas e acho que facilitar um pouco mais o vestibular e cobrar depois do ingresso no curso, pode ser uma boa.

    e obrigado pelas visitas em meu blog.

    Resposta
  • bom parece que muita gente não gostou da mudança, mas pense só, o vestibular cobra tanta coisa que ao ingressar no curso a pessoa nem se lembrará de todas aquelas matérias que estudou, ou seja tem muita coisa inútil,
    e acho que mudar para provas objetivas é uma opção hiper válida, eu mesmo desisti de alguns cursos por achar que não tinha condições de entrar.

    e além do mais sempre achei que o sistema de avaliação deveria ser melhor, acho que muita coisa ainda vai mudar, mas não podemos esperar uma revolução logo de início.

    Por exemplo, porque vestibulares não cobram a disciplina de direito para o curso de direito, no entanto cobram geometria analítica para candidatos do curso de direito.

    Resposta
  • Tenho q comentar esse post.

    Bom, eu, sinceramente, não concordo de jeito de jeito nenhum com essa unificação do vestibular. Como ainda não entrei na faculdade, pretendo esse ano tentar novamente os vestibulares federais de Minas Gerais, tenho prioridade para a UFMG. Já fui candidata desta e acho a prova, tanto da primeira como da segunda etapa, mto seletiva, quem entra para UFMG não é qualquer pessoa, por isso ela é uma das melhores faculdades do Brasil. Acho q se houver a modificação (o q é mto improvavel falando de UFMG), a qualidade dessa universidade vai cair mto.
    Essa é minha opinião!

    Philip, parabéns pelos posts, sempre acompanho o seu blog =D
    Bjão, lip
    Saudades…

    Resposta
  • Acho que a Mari tem razão, o sistema tem que ser melorado na raiz, para que no futuro essas dierenças não sejam tão brutais, mas á é alguma coisa.
    Quanto ao Ednardo, acho que você é muito novo mesmo para lembrar…mas o cara é dos bons…vale a pena…tem no youtube…valeuuuu

    Resposta
  • Nossa, não estava sabendo disso. Mas para falar a verdade, ainda falta bastante tempo pra eu fazer o vestibularm então :s

    Resposta
  • Philipe em todos os países as reformas do ensino estão a suceder-se em catadupa. Portugal também não foge à regra. Este ano lectivo foi terrível a “guera”entre professores e ministra. Não há consenso. Tudo está a ser imposto sem haver diálogo. E nada mais importante do que dialogar para se chegar a consnsos.
    Esperamos mudanças para melhor, mas…
    Um abraço

    Resposta
  • Phil, acho quer vai ser uma boa briga. Nos países de primeiro mundo isso nem existe, mas o critério de avaliação é feito ao longo de toda uma vida do estudante, na verdade. Aqui, os professores mal sabem quem é quem dentro da sala de aula e nas escolas públicas teem medo de encarar o aluno e sofrerem atentado na saída da escola. Acho complicadíssimo. Por outro lado, o vestibular é a coisa mais pré-histórica e sem sentido que existe para o estudante.
    Acho que ainda rola um tempo……rs
    beijo
    ……………Cris Animal

    Resposta
  • O Enem foi apior prova que eu já fiz. Nem a da Fuvest era tão chata.

    Eu não gostomuito demudanças nessas áreas, mas vamos ver como é que ficané 😉

    Resposta
  • hum…
    Obrigada por me atualizar, tinha ouvido falar, mas agora entendi melhor..
    Continuo sendo contra esse lance de prova pra entrar na faculdade (massificação de potenciais) , mas já parece que a intenção é melhor. Ou não, ignorante que sou no assunto.
    Deixo um café, nostálgico.

    Resposta
  • E eu como uma pré-vestibulanda de 2ª viagem estou aflita com essa tão brusca mudança. Óbvio, sempre tem-se o lado bom e o lado ruim, mas esse lado ruim pode ser extremamente prejudicial. Estudo em uma sala de cursinho com muitos alunos que prestarão vestibular para Medicina (não é o meu caso). Não tenho muita noção de como funciona nos outros estados, mas aqui na federal do Ceará, o índice de quem passa de 1ª vez em medicina é de 5% a 8%. Portanto, conheço pessoas que estudam pra isso há anos. E como será a adaptação desses alunos? Eu me preocupo também por mim, claro… não quero facilidades, aliás, nem tenho, pois o vestibular já é difícil.

    Tento pensar no lado bom, a de que poderá se escolher a faculdade para onde ir, além do aumento de vagas (acredito que entendi que haverá esse aumento, já que é chamada por colocação). Mas isso não é suficiente para tranquilização, pois a preparação é iniciada do 1º ano do ens médio para um estilo de vestibular.
    Não que esse vestibular vigente seja justo, mas temo essa adaptação.

    Resposta
  • Bom, ainda prefiro continuar com as 63 questões.
    Mas essa de que vai valer para universadade federal, é uma boa e muito boa!
    Adorei saber…já tinham me falado sobre o assunto.

    Resposta
  • Espero que não o reitor da minha Universidade não assine isso. Isso é uma palhaçada, as provas do Enem não avaliam nada, e em questãos de historia e geografia, geralmente se aperta sobre a região. Sinceramente isso vai ser muito ruim

    Resposta
  • Desculpe cara mas discordo plenamente do seu post e estou firmemente do lado dos reitores das universidades. Acho que o acesso deve ser dificultado sim! Senão teremos alunos que não sabem nada dentro das universidades públicas (assim como já existem nas aprticulares) nivelando pra baixo o nível de estduo, estes cursos necessitariam de uma reformulação de sua grade, o que colocaria a qualidade dosistema universitário público a mesma porcaria que o ensino escolar público.

    Para entrarem nas universidades públicas as pessoas tem que merecer por estar lá, e isso exige muita dedicação e um ensino médio de qualidade. Então se tem que mudar alguma coisa que mude a qualidade do ensino médio público, facilitando assim o acesso as úniversidades.

    E sinceramente se o ENEM continuar no memso formato ridículo de questões como sempre foi acho muito, mas muito dificil ser aprovada a proposta!

    Abçs!

    Resposta
  • Caro Philip, como eu já passei a muito tempo da fase universitária, deixo apenas meu desejo de uma boa semana, e você que se entendam ai, saudações!

    Resposta
  • Li a respeito,mas não me convenceram,PHILIP. Medida polemica e que tem que ser muito discutida.
    abraços!

    Resposta
  • Teve um ano atras, acho q o retrasado, um tradicional colegio de São Paulo, mentiu sobre sua posição no ranking, que foi lá pros 18º, mentindo ser o NONO colocado. Perguntado pela subida repentina, o tal colegiozinho de padrecos(leia-se Santo Américo) alegou que eles nao fizeram a prova de REDAÇÃO porque eles acham que REDAÇÃO NÃO É IMPORTANTE.
    Embora essas mudanças ai no Enem possam ser boas, gostaria que todos os colégios tivessem todas as matérias inscritas, pois todas ao meu ver são importantes.
    Claro que a desculpa do tal colegio de padrecos foi idiota e todos souberam da mentira esfarrapada. Lamentável.

    Abraços.

    Resposta
  • Não gostei desta mudança. O fato de fazer apenas uma prova pra tentar várias faculdades não me agrada. Quais seriam os criterios de desempate? Dois dias de prova? Tbm discordo.

    Só concordo com o fato d aumentarem as questoes. D resto sou contra. Tbm sou contra cotas raciais.

    Ah, e vi q vc tava seguindo o 71460//09 só q ele nao existe mais. Agora é o http://www.gramaazul.blogspot.com

    Se quiser seguir…

    Resposta
  • OIE DOLADINHO..A DRIKA QUANDO FÊZ A PROVA… Ñ FOI MUITO BEM..E PASSOU APRA DUAS FACULDADES..ACHO QUE TEM MESMO QUE MELHORAR !!!..UMA FELIZ SEMANINHA…ESTOU EM DESTAQUE NA SALINHA DE POEMA DA VAL..VAI LÁ ME FAZER UMA VISITINHARSRSRS ..E APROVEITA ENVIA O SEU POEMINHA TB PARA ELA…PARA CONCORRER AO SELINHO DE DESTAQUE OK..MIL BEIJUS…SE CUIDA FUI!!!
    http://jrrbarbosa.sites.uol.com.br/blog/poema.html

    Resposta
  • Estou retribuindo a visita, volte sempre para ler meus casos e besteiras.

    Este assunto é bem difícil, mas acho que essa não é a solução para um acesso mais justo à universidade. Aqui no Brasil tudo é assim, pelo caminho mais fácil. Ao invés de proporcionar um ensino Fundamental e Médio de qualidade, opta-se sempre por abaixar o nível do ensino Superior. Não acho que esse seja o melhor caminho, principalmente, porque o Brasil é muito grande e muito diferente para ser “unificado” assim.

    Resposta
  • Boa sorte para todos os estudantes, assim sendo!

    Vc ficou famoso no mundo blogueiro e sumiu do meu, snif.

    Resposta
  • Essas tentativas são importantes, assim poderá se avaliar a melhor metodologiaa se seguir.
    Um abraço carinhoso e uma ótima terça

    Resposta
  • ______________________________ e

    porque o tempo é de reflexão

    ____________ faço uma p.a.u.s.a.

    no efémero dos dias […]

    e deposito aqui votos de uma Páscoa feliz e amplamente renovada.

    ____________ um a.b.r.a.ç.o.

    e tão breve serei outra vez presença, com amizade e devoção

    […]

    ______________________________ .

    Resposta
  • Oi Philip! 😀

    Acho que o Brasil deve mudar o seu acesso à universidade de modo a poder aceitar alunos estrangeiros (ou seja, formar uma equivalência com universidades do mundo – que agora estão mais uniformizadas).

    O acesso deveria ser feito através de um grupo de provas relacionado com o curso que desejassem tirar (assim, evitar-se-iam as 200 questões ou mesmo as 67): os que quisessem ir para letras fariam exames relacionado com letras (latim, literatura, Inglês, Alemão, Italiano etc; Filosofia, Tradução etc); os que quisessem ir para ciências fariam exames ciêntificos e por aí em diante…

    Mas conto contigo para nos informares como correrá a coisa :D!

    Beijos e tem uma óptima semana :D!

    Resposta
  • Olá!
    É a primeira vez que eu entro numa fria; e realmente é muito bom! Parabéns pelo blog!
    Essa ‘novidade’ me preocupa muito; prestarei vestibular este ano, já viu, né?!
    E você não acha que 200 questões são muitas não?
    Ja fiz o ENEM uma vez, e saí com dor de cabeça de tantas questões e textos!
    Espero que isso dê certo!
    Ah! Te seguirei, ok?!

    Resposta
  • eu adorei a mudança, estava precisando (y) espero que dÊ certo né, pelo menos será mais prático, fazer somente o enem.

    otima páscoa 🙂

    pod links?
    abraçz

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.