Infestação | Crítica
Dirigido por Sébastien Vanicek, o longa Infestação, que traz um enxame de aranhas mortais, chegou aos cinemas em 10 de outubro e fez parte da programação do Festival do Rio 2024.
Na trama, conhecemos Kaleb, um jovem apaixonado por animais exóticos, que decide levar para casa uma aranha venenosa. No entanto, ela acaba escapando, e seus vizinhos se veem forçados a lutar contra um exército de aranhas mortais, que rapidamente se reproduzem e tomam conta do prédio.
O filme já começa de maneira única, explorando a relação entre dois irmãos que, após a morte trágica da mãe, precisam se virar para sobreviver. Kaleb, que vende tênis importados e outros itens para garantir um mínimo de dignidade, vive com sua irmã, que faz consertos domésticos. Esse pano de fundo traz uma visão interessante sobre a vida de jovens negros no subúrbio francês, e é nesse cenário que o caos começa, quando Kaleb leva a aranha para casa e o prédio rapidamente é infestado.
Théo Christine se destaca como Kaleb, mostrando um personagem com camadas, mesmo que as vezes pareça apenas um jovem rebelde. O roteiro oferece um background sólido, ajudando a humanizar suas escolhas.
Um dos aspectos que chamou a atenção na produção foi o uso de aranhas reais, com pouco uso de CGI, o que aumenta a sensação de realismo e claustrofobia. O público se envolve ainda mais na tensão que cresce à medida que os personagens tentam sobreviver à infestação no prédio.
O filme também faz uma clara referência a Alien – O Oitavo Passageiro, especialmente na forma como os personagens tentam escapar do perigo, mas aqui, ao invés de uma criatura alienígena, são aranhas que causam o terror. O diretor constrói uma atmosfera tensa, deixando o público à beira do pânico, enquanto acompanha a luta pela sobrevivência.
O roteiro de Kyle Rankin é bem amarrado, com um desfecho anti-climático que pode dividir opiniões, mas que funciona ao fugir do esperado e tradicional.
Infestação é uma boa escolha para abrir o mês do terror em celebração ao Halloween, com suas aranhas mortais atacando e causando tensão. O filme consegue ser ao mesmo tempo divertido e aterrorizante, ideal para quem gosta de uma boa dose de suspense e medo.
Ficha Técnica:
Titulo Original: Vermines
Estréia 10 de outubro de 2024
Direção: Sébastien Vanicek
Roteiro: Florent Bernard, Sébastien Vanicek
Elenco: Théo Christine, Sofia Lesaffre, Jérôme Niel, Lisa Nyrko, Finnegan Oldfield, Marie-Philomene Nga, Abdallah Moundy, Ike Zacsongo-Joseph
Produtor: Harry Tordjman
Distribuição: Paris Filmes