Histórias para fazer Sofia Dormir | Projeto Criança também lê
Por Dener Andrade
O “Projeto criança também lê”, idealizado pelo colunista e autor do Escreve Menino, em parceria com o Entrando Numa Fria, tem o intuito de incentivar a leitura entre jovens e adolescentes, com idade entre dois e 16 anos.
Dessa forma, selecionamos dez jovens. Durante o período das férias escolares eles lerão livros com temas e histórias variadas, que podem levá-los a lugares de magia, ação e muitas aventuras. Lugares onde apenas a leitura pode nos levar, sabe? Além disso, indicaremos filmes e séries dedicadas ao público-alvo da iniciativa.
Histórias para fazer Sofia dormir
Nosso primeiro livro é a estreia na literatura infantil de Claudia França, autora e professora no CEFET-MG. “Histórias para fazer Sofia Dormir” foi lançado pela Editora Atafona em dezembro de 2020. Suas ilustrações, feitas por Yasmine Evaristo, artista visual também responsável pela capa do livro “A poção mágica”, de Júnio M. Lourenço, e pelo pôster do curta-metragem “Vovó”, de Franco Dafon.
História
O livro contém três histórias. Primeiramente, Aurora, a menina que fazia hora. Contada de uma forma engraçada e sutil, a história gira em torno de Aurora e sua mãe, que sempre tenta fazer sua filha ser mais proativa e responsável. Além disso, aborda assuntos como organização, compromisso e comunicação entre mãe e filha.
Seguindo na leitura, a história Maria da Gloria, a menina emendava história! Acima de tudo, Maria pedia à sua mãe para contar uma história nova a ela todas as noites antes de dormir. Entretanto, o conto deveria ser sempre diferente. Durante a surpreendente visita da madrinha de Maria, surge a brilhante ideia de o que fazer com tantas histórias criadas à menina.
Ao fim, Dona Lia, a faxineira que tem miopia: depois de esquecer os óculos em casa, a protagonista chega ao trabalho. Lá, a trabalhadora se depara com uma bagunça sem tamanho. Assim que Lia termina suas tarefas, durante um jantar, surge um suspense.
Clique aqui para adquirir um exemplar do livro.
Enzo Gabriel: Observações do convidado
A cada criança ou adolescente convidado, pediremos para que ele ou ela anote as partes com as quais se identificaram, além de observações sobre as personagens e se gostaram da obra. Devido à pandemia, as conversas com essas crianças e seus responsáveis serão feitas por vídeo chamada. Os livros serão enviados a suas residências de acordo com a disponibilidade de todos, bem como a data para cada conversa.
Nosso primeiro convidado, Enzo Gabriel, de nove anos, mora no município de Crucilândia, interior de Minas Gerais.
Durante a conversa com Enzo, perguntamos se houve alguma dificuldade com a leitura. O garoto contou que não conseguiu identificar uma palavra inventada pela autora. Sendo assim, é natural que ele não a identifique. Inclusive, passamos bons minutos da chamada tentando descobrir de onde essa palavra poderia ter vindo (para conhecer a palavra, vá até a página 11 de “Histórias para fazer Sofia dormir”).
Enzo preferiu duas das três histórias da obra e perguntou se poderia fazer desenhos sobre elas. As ilustrações estão aqui embaixo, em fotografias cedidas por sua mãe. Dessa forma, podemos ver que o menino se divertiu com a mãe de Aurora e as confusões de Dona Lia.
Ele também nos contou que adorou o livro e se divertiu com o desenrolar da história da Dona Lia. Por mais que não tenha entendido certa palavra na história de Aurora, riu muito com o fato da mãe Aurora ter o rosto em forma de relógio.
Leia também: (Coluna Mãe e Filha) Livro: Homem Cão – Dav Pilkey
Ficha Técnica
Autora: Cláudia França
Editora: Atafona
Páginas: 48
Ilustração: Yasmine Evaristo
Que orgulho de vocês. Meu filho sempre me dando grandes alegrias. E aos envolvidos Parabèns por tudo. E obrigada pela oportunidade dada ao Meu filho Enzo Gabriel.