Livro: Histórias Extraordinárias – Edgard Allan Poe
Tradução: José Paulo Paes
Capa: Alceu Chiesorin Nunes e KAKO
Páginas: 448
Lançamento: novembro/2017
Selo: Companhia das Letras
Histórias extraordinárias reúne dezoito contos assombrosos de Edgar Allan Poe, com seleção, apresentação e tradução feita pelo poeta José Paulo Paes. Este livro traz, entre outras obras-primas do mestre do suspense e do mistério, “A carta roubada”, “O gato preto”, “O escaravelho de ouro”, “O poço e o pêndulo” e “O homem da multidão”.
Em uma bela edição de capa dura de “Histórias Extraordinárias”, o grupo Companhia das Letras presenteou seus leitores com a coletânea de contos de Edgard Allan Poe, mestre do mistério norte-americano, do século XIX. O autor, teve sua carreira marcada por contos e poesias que abordavam temas sombrios e mórbidos. Esta edição, selecionada e traduzida por José Paulo Paes, reúne dezoito contos de Poe. O autor que inspirou e inspira até hoje obras da literatura, cinema, música e artes, em geral produziu, além desses, outros contos e também poemas.
Nesta edição de “Histórias Extraordinárias” o início de cada conto é ilustrado com um tema relacionado ao texto apresentado em seguida. Sua organização (mancha) valoriza o texto de maneira que sua leitura seja confortável. O formato “grande”, firme – por possuir capa dura -, ornamentado com desenhos em dourado sobre fundo roxo em alto e baixo relevo, conferem ao livro semelhança com as edições clássicas da literatura em geral. A escolha da cor também pode ser associada ao tema soturno, macabro e místico que envolve os texto de Poe.
A edição ilustrada inclui textos de Charles Baudelaire, Jorge Luis Borges e Julio Cortázar, que reverenciam o estilo hipnotizante do escritor mais sombrio de todos os tempos. (Companhia das Letras)
Edgar Allan Poe nasceu em Boston, EUA, em 1809. O autor é considerado o “pai da literatura policial”, devido a seus textos com o personagem Detetive Dupin, presente em “Os Assassinatos da Rua Morgue”. Faleceu em Baltimore, em 1849, dias depois de ser encontrado na rua, sofrendo de delírios. A causa de sua morte é um mistério.
Antes dos textos, temos uma introdução escrita por José Paulo Paes que situa historicamente a obra de Edgar e sua influência no gênero literário horror. Ao fim do livro, temos um texto de Cortázar também apresentando sua opinião sobre Poe e sua obra. É demasiado interessante poder ler a opinião de grandes autores sobre outro grande autor.
Para quem gosta de suspense, terror e mistério “Histórias Extraordinárias” é o ponto de partida para entender como surge o gênero policial e como são as bases que influenciaram autores como Lovecraft, Chambers e King.