Garra de Ferro | Crítica
“Garra de Ferro” chega aos cinemas brasileiros no dia 07 de Março de 2024, após alguns adiamentos. Dirigido por Sean Durkin e estrelado por Zac Efron, Holt McCallany, Jeremy Allen White, Stanley Simons e Lily James.
Explorando a intensa jornada dos irmãos Von Erich, cujas vidas se entrelaçam no intenso universo da luta livre profissional nos anos 80. Os irmãos precisam atender as expectativas paternas, eles vivenciam tanto momentos de glórias mas principalmente de “maldição” por querer se tornar o favorito do pai.
O pai é nada menos que Fritz, um importante lutador de luta livre que mais idoso, deseja que seus filhos seguem o seu legado e para além disso tem uma relação quase que tóxica para que eles correspondem as suas expectativas. A atuação de Holt McCallany é sensacional, forte e impressiona na forma que lida com sua família dentro e fora dos ringues.
A narrativa é muito bem amarrada, a partir do momento em que os irmãos se unem cada vez mais existe também a busca por se tornar um favorito de seu pai, alguém que esteja exatamente da forma que o patriarca exige, e nisso cada irmão demonstra de sua forma.
Sem dúvida o maior destaque vai para Zac Efron que talvez encontrou o seu maior e melhor papel. E para alem das críticas de sua aparência com harmonização facial recentemente feita, o ator consegue exorcizar seu antigo personagem Troy Bolton, ex estrela teen de High School Musical, e apresentar um personagem com camadas em uma família que passa por grandes perdas. Assim, seu personagem Kevin Von Erich era o que o ator precisava para se consolidar e sair de personagens bobos e caricatos, até a relação de Kevin com Pam Adkisson interpretada por Lily James que faz um importante papel de esposa do lutador.
A montagem é outro grande acerto do diretor, em suas quase 3h horas, podemos ver como o diretor se preocupa em contar e dar protagonismo para cada irmão e mostrar sua conclusão ao longo dos anos, apesar de parecer cansativo, ao final, temos um resultado positivo.
Talvez o que deixou a desejar foi saber a história de vida da mãe dos lutadores interpretada por Maura Tierney se tivesse mais tempo de tela e de como foi sua relação a conhecer o pai abusivo com os filhos toda história ganharia mais força.
“Garra de Ferro” é um filme que sabe para onde levar o telespectador e ao contar o drama real de uma família marcada por mortes, sem dúvida vale a pena conferir esse belo filme que sem dúvida, tem chances de premiações em 2025.
Garra de Ferro
(The Iron Claw. Reino Unido, EUA, 2023)
Direção e roteiro: Sean Durkin
Elenco: Zac Efron, Harris Dickinson, Jeremy Allen White, Stanley Simons, Holt MacCallany, Maura Tierney, Lily James, Michael Harney.
Produção: BBC Films, A24
Distribuidora: California Filmes