CinemaCríticas

Filme: Turma da Mônica – Laços

Turma da Mônica – Laços (2019)

Direção: Daniel Rezende
Roteiro: Thiago Dottori, baseado na graphic novel de Lu e Vitor Cafaggi
Elenco: Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo, Gabriel Moreira, Rodrigo Santoro, Paulo Vilhena, Monica Iozzi, Fafá Rennó, Ravel Cabral

Floquinho, cachorro de estimação do Cebolinha, desaparece. Para encontra-lo, o garoto contará com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, de um plano infalível. O filme é uma adaptação da graphic novel dos irmãos Lu e Vitor Cafaggi, lançada pela Editora Panini.

Toda cultura tem aquela turma que é conhecida por viver aventuras. Para nós, aqui no Brasil, essa é a Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa no fim dos anos 1950, contando inicialmente, apenas com as personagens Franjinha e Bidu e, tomando as configurações que conhecemos agora a partir dos anos 1960.

“Turma da Mônica – Laços” baseado na graphic novel de Lu e Vitor Cafaggi, estreia nessa semana nos cinemas brasileiros. Ele acompanha a turminha de crianças do Bairro do Limoeiro em uma aventura que se inicia com o desaparecimento de Floquinho, o Lhasa Apso verde do garoto Cebolinha (Kevin Vechiatto). O menino se dedica a desenvolver planos infalíveis, na companhia de seu melhor amigo, Cascão (Gabriel Moreira). Os planos consistem em tirar o poder da Mônica (Giulia Benite), a dona da rua e melhor amiga da Magali (Laura Rauseo).

Entretanto, quando o cãozinho do Cebolinha é levado pelo Homem do Saco (Ravel Cabral) essa rivalidade é convertida em união e a turma sai em busca de soluções para o problema. As crianças se aventuram pela floresta em busca da casa do homem estranho que anda roubando os animais da região.

Enquanto a graphic novel teve um tom mais adulto ao falar de amizade, amadurecimento pessoal e superação de medos e defeitos, o filme se mantém com um olhar infantil. Ainda assim, esses assuntos são tocados, pois em meio a personalidades tão diferentes, os integrantes do grupo precisam se entender e pensar/agir, de maneira coletiva.

A narrativa consegue resgatar as personalidades que conhecemos das HQs e, é a primeira vez que as personagens são retratadas em live action. Os demais filmes da Maurício de Sousa Produções eram animações em 2D ou 3D.

Além dos quatro integrantes principais, personagens como as gêmeas Cremilda e Clotilde, o casal Titi e Aninha, os amigos Jeremias e Xaveco aparecem ao longo das cenas. Mas, o grande destaque dos coadjuvantes seja o Louco, interpretado por Rodrigo Santoro que conseguiu personificar com perfeição o desajustado que persegue Cebolinha ao longo dos anos.

A canção “Laços” foi feita por de Tiago Iorc e parece uma música de embalar memórias de infância. Ela combina com correr descalço na rua, subir em árvores e se diverti com os amigos. Tudo o que o filme tenta passar com a união da Turma da Mônica.

“Turma da Mônica – Laços” é o perfeito filme para o início das férias escolares, garantindo às crianças e a família, diversão nos cinemas.

Nota: 3,5/5

Assista aqui ao trailer

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

Um comentário sobre “Filme: Turma da Mônica – Laços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.