Filme: Tá Rindo de quê?- Humor e ditadura
Tá rindo de quê? – Humor e ditadura
Direção: Cláudio Manoel e Álvaro Campos
Elenco: Bruno Mazeo, Evandro Mesquita, Carlos Alberto de Nóbrega, Ari Toledo, Carmem Verônica
No período da ditadura militar, mesmo com toda a brutalidade,truculência e obscurantismo inerentes aos regimes de exceção, muita gente fez rir. O humor serviu como arma de resistência, mas também como válvula de escape, criou formas de driblar patrulhas e censuras, revolucionou linguagens, criou, debochou, divertiu, foi perseguido, proibido, encarcerado e, ainda bem, riu por último.
Em tempos sombrios de repressão a quaisquer práticas ou pensamentos que não consigam com o que é imposto, às vezes rir seja o melhor remédio. O documentário “Tá rindo de quê?” do ex-Casseta e Planeta Cláudio Manoel relata as histórias de humoristas que produziram conteúdos, de humor, entre as décadas de 1960-1980 no Brasil.
Mesclando relatos com trechos de vídeos e de imagens do período, o documentário aborda essas práticas. Esse tipo de edição, não deve ser considerado um mérito do documentários. O que o torna interessante é justamente o tema e o relato dos artistas, que precisavam driblar a censura e usar de muita criatividade para se apresentarem.
É emocionante perceber as várias estratégias usadas para não se abrir não da liberdade e para, também, criticar o governo vigente. A moral imposta pelos militares era sutilmente zombada. Nomes como Carlos Alberto de Nóbrega, Jô Soares e Ari Toledo, sempre encontravam uma maneira de rir e de se fazer rir dos problemas enfrentados. Era uma maneira de politizar o espectador, de provar que o pensamento não pode ser cerceado e que o bom humor pode combater a repressão fosse na TV, rádio ou impressos.
Em suas 1h26, o documentário, dá voz a alguns nomes da produção humorística do Brasil e apresenta alguns dos suportes nos quais essa produção foi transmitida, como “Família Trapo” ou “O Pasquim”. E ao fim, nos é apresentado o teaser de um.futura produção documental sobre a geração de humoristas posterior a de “Tá rindo de quê?”.
Não há como não rir dessa turma que entreteve e entretenimento até hoje a população nacional.