Filme: “O Retorno de Ben”
O Retorno de Ben (Ben is Back. EUA, 2019)
Direção: Peter Hedges
Elenco: Julia Roberts, Lucas Hedges, Courtney B. Vance, Kathryn Newton, Rachel Bay Jones, David Zaldivar, Alexandra Park, Michael Esper, Tim Guinee, Myra Lucretia Taylor, Kristin Griffith, Jack Davidson, Mia Fowler, Jakari Fraser, Cameron Roberts, Jeff Auer.
Distribuidor: Diamond Films
Apresentação: Exibido no Festival de Toronto, “O Retorno de Ben”, do diretor Peter Hedges (“Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada”), é protagonizado por Julia Roberts e Lucas Hedges. Quando o filho problemático retorna para as festas de final de ano, sua mãe o recebe de braços abertos e percebe que fará de tudo para evitar a queda de sua família.
Uma janela na vida de uma família às voltas de um filho refém do mundo das drogas. É assim que podemos definir este longa escrito e dirigido por Peter Hedges, que aposta numa narrativa extremamente comovente e conduz a correlação da história com o drama enfrentado por famílias reais.
O filme conta a história de Ben (Lucas Hedges), que sai antes do tempo, da clinica de reabilitação onde estava internado para passar o feriado de Natal com sua família. Seu padrasto Neal (interpretado por Courtney B. Vance) e sua irmã Ivy (Kathryn Newton) acham que ele não estaria pronto ainda para retornar, pois Ben no ano anterior, quase teria morrido de overdose. Um fato interessante sobre este longa é que na maioria dos dramas familiares envolvendo drogas, as mães são as mais afetadas, e nesta história, podemos exercer nossa empatia a este assunto pois ela é contada na perspectiva de uma mãe, Holly (Julia Roberts), disposta a fazer de tudo para salvar seu filho. Peter cria um caminho para que o público descubra o passado de Ben utilizando-se de um pretexto, o sequestro do cachorro da família, que atende pelo nome de Ponce, deixando o filme interessante e menos óbvio. Neste roteiro pela busca do pet, Ben e Holly revistam o passado do jovem e é possível perceber, a gravidade e os efeitos causados pela dependência química do rapaz.
É perceptível ainda vários arrependimentos de Ben, pois em todo tempo se mostra comedido e tenta proteger sua família das consequências de seu passado. Ben sai a procura de seu cachorro pela cidade e vai visitando os possíveis responsáveis pelo sequestro do pet. Sua mãe, Holly, vai atrás dele, e começa a perceber a gravidade das ações de Ben antes de sua internação na clinica de reabilitação.
Julia Roberts nos impressiona com sua atuação, que cria uma Holly forte, sensível, um pouco neurótica, protetora, firme e corajosa. Os demais atores também criam em seus personagens um entendimento sobre a responsabilidade atribuída a cada familiar no resgate de Ben do mundo das drogas, e isto cria em nós uma empatia com a história nos prendendo ao seu desfecho.
No entanto, as expectativas sobre um final, podem não ser atendidas neste longa, pois como eu disse, ele é uma janela, não tem um final definido, deixando a critério de nossa imaginação os possíveis finais felizes ou tristes de Holly, Ben e sua família.
O filme vai além do envolvimento de um adolescente com o tráfico de drogas, ele aborda também as tribulações e as adversidades enfrentadas por uma mãe e toda a família de quem se envolve neste meio.
* escrito pela colaboradora Isabela Setubal
Trailer Oficial: