Filme: O Gênio e o Louco -The Professor And The Madman
Direção: Farhad Safinia
Elenco: Mel Gibson, Sean Penn, Natalie Dormer,Stephen Dillane, Ioan Gruffudd, Jennifer Ehle, Jeremy Irvine, Eddie Marsan
Roteiro: Farhad Safinia, John Boorman, Todd Komarnicki
Trilha Sonora: Bear McCreary
Produção: Mel Gibson, Nicolas Chartier
Distribuidor: IMAGEM FILMES
“Uma história extraordinária sobre loucura, genialidade e a incrível obsessão de dois homens notáveis que, juntos, criaram o dicionário Inglês de Oxford. O projeto, com início em 1857, foi um dos mais ambiciosos já realizados, onde milhares de definições de palavras foram enviadas para análise do professor James Murray (Mel Gibson). No entanto, um envio específico despertou sua atenção, o do Doutor W. C. Minor (Sean Penn), que havia submetido mais de dez mil definições de palavras para serem analisadas. É quando o comitê decide honrá-lo, que a verdade choca a todos: Doutor Minor é um veterano da Guerra Civil Americana que encontra-se preso em um hospício para criminosos.”
Em 25 de abril a Imagem Filmes lançará “O Gênio e o Louco”. O filme foi dirigido por Farhad Safinia, com roteiro assinado por ele e seus colegas John Boorma e Todd Komarnicki. A trama reúne um elenco de peso, encabeçado pelos vencedores do Oscar, Mel Gibson e Sean Penn e também por Natalie Dormer conhecida por “Game of Thrones” e “The Tudors” .
Em “O Gênio o e o Louco”, vamos conhecer a história real por trás da criação do dicionário inglês Oxford, um dos mais conhecidos do mundo. O longa é baseado no livro “O Professor e o Louco”, escrito por Simon Winchester.
Para a criação do dicionário, James Murray (Mel Gobson) foi encarregado de descobrir palavras e seus significados. Como havia muitas a serem descobertas, ele criou um sistema que contava com a ajuda de voluntários em todo país. Dentre esses ele recebe o auxílio de W.C. Minor (Sean Penn), que em um primeiro momento Murray julga ser o superintendente de uma instituição médica.
Devido a essa grande ajuda, Murray decide visitar o bom doutor, porém o que ele encontra o surpreende e faz com que um laço de amizade seja formado entre os dois homens. Minor, está preso em uma instituição médica para pessoas com problemas mentais, um hospício. Mas isso não impede que o professor aceite sua ajuda com as palavras, uma vez que o vocabulário de Minor é bem extenso devido ao tempo que tem disponível para leitura.
A história é cheia de momentos fortes e de pura emoção. Não tem como não admirar a história desses dois homens. Há intriga, amor, compaixão, perdão, amizade e muita coragem também. É um filme que nos faz pensar sobre até onde uma amizade criada do nada pode nos levar para proteger e cuidar do outro.
Nesse meio tempo vamos ver que mesmo um louco é capaz de despertar compaixão e admiração entre as pessoas. Mas quem seria o louco e quem seria o gênio? Hospícios não eram um local muito agradável. Até a pessoa mais sã poderia ser afetada pelas atrocidades e “experimentos” que eram feitos. Mesmo que tenham tentado sabotar o projeto de Murray, ele é feito e vira um grande sucesso. O interessante dessa história é a empatia que Murray nutriu por Minor, ao ponto de fazer de tudo para salvá-lo quando ele mais precisava.
Podemos observar ótimas atuações dos protagonistas. São atuações que nos transmitem o que os personagens estão sentindo. Sofremos com eles, amamos com eles e nos alegramos com eles.
“O Gênio o e o Louco” é um filme que inicialmente não apresenta nada de mais, mas ao fim da sessão nos tira lágrimas e nos olhos e deixa uma reflexão: afinal, quem pode ser definido como gênio ou como louco? Como está inscrito no ditado popular, todos temos um pouco dos dois dentro de nós. Se você gosta de histórias reais e de se emocionar, esse é um ótimo filme!
Curiosidades:
- A primeira publicação do livro “O Professor e o Louco”, de Simon Winchester, aconteceu em 1998 e, na mesma época, Mel Gibson adquiriu os direitos do livro para uma futura adaptação aos cinemas.
- Este projeto marca a primeira vez que Mel Gibson e Sean Penn vão estrelar um filme juntos.
- O roteirista e diretor do filme foi roteirista de Apocalypto (2006), dirigido pela estrela desse filme Mel Gibson.
Assista aqui ao trailer: