CinemaCríticasLançamentos

Filme: “IT – Capítulo 2”

Como superar um desperdício?

O palhaço Pennywise foi vencido por um grupo de 7 crianças e isso é um feito e tanto se pensarmos que ele era um assassino sanguinário. Esse é basicamente o enredo do primeiro filme e sabíamos que haveria uma continuação, pois temos um livro (imenso) como delator. Assim, “IT – Capítulo 2” veio para fechar com chave de ouro a história primorosamente contada no primeiro filme. Aparentemente estava com a faca e o queijo na mão. E aí vem o desperdício.

A comparação é a melhor pedida para que entenda meu ponto de vista. Após o estrondoso sucesso de “Batman – O Cavaleiro das Trevas” o diretor Christopher Nolan se viu em sérios apuros, pois tinha que fazer com que o filme seguinte do Batman fosse no mínimo f**a.  E conseguiu. Não foi melhor que Cavaleiro das Trevas, até porque não poderia. Ele fez um filme longo, sem o coringa, mas com altíssimo nível de excelência.

Pois o trabalho com IT 2 seria quase da mesma espécie. E a grande falha foi não saber usar seu protagonista elementar: o medo e a surpresa. A sensação, e eu detesto esses julgamentos apressados, é que o diretor trabalhou na sua zona de conforto e usou os mesmo recursos do primeiro filme criando uma previsibilidade na história que dá um terrível sono.

Maaaas, justiça seja feita, existe uma cena do palhaço com a personagem Beverly, quando ela visita seu antigo apartamento, que é o ponto mais alto do que poderia ser usado mais no filme. Pennywise aparece de uma forma tão diferente e assustadora/bizarra. Sem grandes efeitos especiais. Apenas a interpretação do ator Bill Skarsgard, que destrói. Só por essa cena, vale a pena o filme inteiro.

Quando você começa a se incomodar de estar sentado, é porque o filme falhou. IT 2 não é extremamente longo, apenas desperdiça seu tempo de filme com adultos que precisam do carisma de quando eram criança. É natural ficarem traumatizados com o horror vivido, mas se passaram 27 anos e se tem uma coisa que ficou marcado no final do primeiro filme é que todos eles seriam automaticamente aceitos na Casa de Gryffindor em Hogwarts tamanha a coragem que tinham, os moleques eram f**a !

Mas é aquele negócio não é meus caros, é apenas um ponto de vista. Mesmo com todo esse desperdício é um longa que precisa ser visto no cinema, pelo menos em consideração ao primeiro filme.

Nota:  3  de  5

Confira minha crítica do primeiro filme “IT – A Coisa” aqui: https://www.entrandonumafria.com.br/2017/09/critica-do-filme-it-a-coisa.html

Trailer Oficial:

Créditos:

IT – Capítulo 2 (IT Chapter Two. EUA, 2019)

Direção: Andy Muschietti

Elenco: Bill Skarsgård, James McAvoy, Jessica Chastain, Bill Hader, Isaiah Mustafa, Jay Ryan, James Ransone, Andy Bean, Jaeden Martell, Wyatt Oleff, Jack Dylan Grazer, Finn Wolfhard, Sophia Lillis, Chosen Jacobs, Jeremy Ray Taylor, Xavier Dolan, Teach Grant, Jess Weixler,

Distribuidor: Warner Bros

Sinopse: Como a cada 27 anos o mal revisita a cidade de Derry, Maine, IT: A Coisa – Capítulo 2 traz os mesmos personagens – que há muito tempo seguiram seus próprios caminhos – de volta como adultos, quase três décadas depois dos eventos do primeiro filme.

Vitor Damasceno

Estudante de cinema atualmente vivendo em Buenos Aires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.