CinemaCríticasLançamentos

Filme: “Homem-Aranha: Longe de Casa” (Sem Spoiler)

O herdeiro do Homem de Ferro?

Homem-Aranha é um dos personagens mais queridos e uma das histórias mais conhecidas, muito por conta do sucesso do primeiro filme de 2002 interpretado por Tobey Maguire. De lá pra cá, as tentativas (com sucesso) de atualizar o herói esbarravam no fato que sua história no fundo era fraca e não tinha o peso dramático construído pelo Batman de Christopher Nolan.

Mas a Marvel aprendeu a lição. Os dois grandes acertos foi inserir o personagem na complexa trama dos Vingadores e escalar o ator Tom Holland que, longe de desmerecer os outros atores que fizeram Homem-Aranha, soube se encaixar perfeitamente e empregar sua marca. Extremamente jovem, atrapalhado e inteligente o ator conseguiu aproximar o personagem do público de maneira muito forte e isso se deve também a um motivo: ele foi apresentado pelo personagem mais importante dessas primeiras fases do Universo Cinematográfico da Marvel: o Homem de Ferro.

Apesar do exagero da afirmação, essa relação mestre & discípulo estabelecida entre os dois deu tanto certo que talvez tenha sido um dos gatilhos para maturidade  da pessoa por trás da armadura do Homem de Ferro, o Tony Stark.

O mais interessante é que não foi apresentado a nós como Peter Parker ganhou os poderes do aranha e se de fato Tony Stark tem a ver com isso, apenas suspeitamos devido a esse sentimento de extrema proteção de Tony  ao garoto. O fato é que Tom Holland faz um Homem-Aranha bom pra caramba e mesmo que você tenha se cansado de tantos filmes desse herói, é inegável o carisma do jovem ator.

Mas existe um fato chato. Longe de Casa é o primeiro filme após Vingadores: Ultimato e todo mundo vai ao cinema doido pra saber o que aconteceu após aquela grande guerra, se a Viúva Negra de fato não é mais ruiva, se a Capitã Marvel vai aparecer menos carrancuda (gosto desse humor dela) ou se um outro super vilão vai aparecer.

E que tapa na cara foi. Pois, Longe de Casa passa o filme inteiro sendo o que talvez não foi os outros filmes do Aranha: um filme sobre o Homem-Aranha!

Ok, há aquele conflito do herói com a ausência de Tony e todos os efeitos causado com a guerra contra Thanos, mas é muito bacana ver a maioria dos minutos do filme serem de fato gastos com aquele que é o amigo desajeitado da vizinhança. Isso tudo sem forçar a barra na pieguice. Passado os primeiros minutos onde vemos como anda a vida aqui na Terra, nos divertimos com as atrapalhadas de Peter, ainda mais quando precisa assumir o Aranha.

Talvez por isso queira chamar atenção para essa herança. Tony Stark está ausente e presente ao mesmo tempo, porque aqui e ali aparecem não só referências mas ações deixadas por ele ao Aranha. Isso era previsível, tudo bem. Mas o que talvez você nem eu esperávamos é como Peter Parker  poderia lidar com esse legado de forma autêntica. Está claro que a Marvel aprendeu a lição com tantos filmes, e vai apoiar essa nova fase de histórias com protagonistas muito mais bem construídos que os da fase anterior, até porque o público também se sofisticou.

Homem-Aranha: Longe de Casa consegue equilibrar de maneira muito saudável os conflitos de um adolescente que quer namorar e curtir a vida, com cenas de ação não só bem elaboradas, mas que fazem sentido quanto aos poderes de Peter.

Realmente esse pode ser um bom filme para iniciar a nova fase da Marvel, pois temos a história voltada para aquele herói, mas no final do filme acontece algo que muda completamente tudo!!  É um desfecho bom pra caramba e que acaba sendo uma homenagem ao Homem de Ferro. Mas para isso veja as duas cenas pós créditos.

OBS: para quem gosta da cantora Whitney Houston, há também um presentão!

Nota: 4,2  de  5

Trailer Oficial:

Créditos:

Homem Aranha: Longe de Casa ( Spider-Man: Far From Home. EUA, 2019)

Direção: Jon Watts

Elenco: Tom Holland, Samuel L. Jackson, Jake Gyllenhaal, Marisa Tomei, Jon Favreau, Zendaya, Jacob Batalon, Tony Revolori, Angourie Rice, Remy Hii, Marin Starr, J.B. Smoove, Jorge Lendeborg Jr., Cobie Smulders, Numan Acar, Zach Barack, Zoha Rahman, Yasmin Mwanza, Joshua Sinclair-Evans, Toni Garn, Peter Billingsley, Clare Dunne, Nicholas Gleaves, Claire Rushbrook, J. K. Simmons, Michael de Roos, Brian Law.

Sinopse: O super-herói amigão da vizinhança embarca com seus melhores amigos Ned, MJ e o resto da turma para curtir férias na Europa. No entanto, os planos de Peter de deixar os feitos heroicos para trás por algumas semanas são rapidamente frustrados quando ele relutantemente aceita ajudar Nick Fury a descobrir o mistério por trás de diversos ataques de seres elementais que espalharam o caos pelo velho continente. (CINEART)

Vitor Damasceno

Estudante de cinema atualmente vivendo em Buenos Aires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.