CinemaCríticasLançamentos

Filme: “Era uma vez em… Hollywood”

Era uma vez em… Hollywood” (Once Upon A Time…in Hollywood. EUA, 2019)

Direção e roteiro: Quentin Tarantino

Elenco: Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Emile Hirsch, Margaret Qualley, Timothy Olyphant, Julia Buttters, Austin Butler,

Sinopse: Era Uma Vez… em Hollywood, de Quentin Tarantino, revisita a Los Angeles de 1969 onde tudo estava em transformação, através da história do astro de TV Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e seu dublê de longa data Cliff Booth (Brad Pitt) que traçam seu caminho em meio à uma indústria que eles nem mesmo reconhecem mais. O nono filme do diretor e roteirista conta com um grande elenco e múltiplas histórias paralelas para fazer um tributo aos momentos finais da era de ouro de Hollywood. (CINEART)

 

Quando um diretor de cinema alcança alto nível de excelência e se torna um artista, autor ou um cara simplesmente f**a, o que esses caras podem fazer para surpreender a gente?  Simples, continuar sendo eles mesmo.

Esse 9º filme de Tarantino inicia sem delongas e freneticamente somos fisgados, graças a uma escolha primorosa de imagens e com dois atores de peso cujas interpretações rivalizam sem ser esse propósito.

Assim como um conto e fadas, o “Era uma vez” simboliza essa luta incessante por espaço em Hollywood. Leonardo DiCaprio é Rick Dalton, um ator de filmes de faroeste que já foi grande estrela e carrega a tiracolo seu dublê Cliff Booth (Brad Pitt), que faz a narração do filme e tem um destaque forte na história. 

O mais interessante é que o filme traz em si um tema muito sério que é a dificuldade de um artista se manter, se destacar na selva que é o cinema americano. A genialidade do diretor está justamente em tratar isso tudo com um humor genial, usando sua linguagem irônica para tratar do ridículo que é seus próprios personagens, porque afinal de contas (e na realidade) todos nós somos bastante cretinos.

Tarantino converte-nos em sádicos, pois por mais que você nunca tenha visto nenhum filme dele, vai perceber uma dose alta de prazer tanto no auto sarcasmo quanto nas cenas violentas. E se você já é um Tarantino costumas, a violência é o climax da história.

É muito prazeroso ver um artista como Tarantino chegar a esse nível. O nível de poder fazer um filme cada vez mais autentico e fiel com sua linguagem. Também me amarro nessa coisa de fazer um filme sobre um filme. Agora melhor ainda é dentro disso colocar detalhes  da dificílima vida de um ator. E se não fosse suficiente, consegue amarrar nossas emoções e nos manipular fazendo cenas da vida daqueles atores como um verdadeiro faraoeste com suspenses hilários.

Eu sei, estou chovendo no molhado mas isso tudo é pra não te entregar a história. Em “Era uma vez em…Hollywood” é bem possível que você encontre quase o melhor de dois mundo: um puta cinema de autor com reflexões profundas contado da forma mais irreverente, com cenas simplesmente inacreditáveis de tão boas e exageradas e com aquelas músicas maravilhosas e uma versão incrível de “California Dreamin“.

 

Nota: 4,9  de  5

 

Trailer Oficial:

 

Vitor Damasceno

Estudante de cinema atualmente vivendo em Buenos Aires.

Um comentário sobre “Filme: “Era uma vez em… Hollywood”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.