Filme: Dumbo – 2019
Direção: Tim Burton
Elenco: Colin Farrell, Danny DeVito, Michael Keaton, Eva Green, Alan Arkin, Nico Parker, Finley Hobbins, Roshan Seth
Roteiro: Ehren Kruger
Trilha Sonora: Danny Elfman
Produção: Ehren Kruger, Justin Springer
Diretor de fotografia: Ben Davis
Diretor de Arte: Andrew Bennett
Chefe figurinista: Colleen Atwood
Distribuidor: Disney
Sinopse: “1919, Joplin, Estados Unidos. Holt Farrier (Colin Farrell) é uma ex-estrela de circo que, ao retornar da Primeira Guerra Mundial, encontra seu mundo virado de cabeça para baixo. Além de perder um braço no front, sua esposa faleceu enquanto estava fora e ele agora precisa criar os dois filhos. Soma-se a isso o fato de ter perdido seu antigo posto no circo, sendo agora o encarregado em cuidar de uma elefanta que está prestes a parir. Quando o bebê nasce, todos ficam surpresos com o tamanho de suas orelhas, o que faz com que de início seja desprezado. Cabe então aos filhos de Holt a tarefa de cuidar do pequenino, até que eles descobrem que as imensas orelhas permitem que Dumbo voe.”.
Dumbo é um dos clássicos da Disney, foi lançado em 1941, foi baseado em “Dumbo” da escritora Helen Aberson e do ilustrador Harold Pearl. Muitos de nós já tivemos a oportunidade de assistir como animação quando criança ou não (risos). Nesse ano Tim Burton trouxe para as telas a versão Live Action desse tão lindo filme.
Posso disser que o longa de Burton foi fiel em algumas partes da história em outras ele fez algumas modificação que não creio que tenham interferido no decorrer da história, creio que as modificações foram necessárias.
A narrativa foi mudada nessa versão, o que achei bem interessante, vamos ver mais os humanos, o que no longa de 1941 não víamos, existiam somente a sombra deles ou como rosto maquiados como palhaços. Outro ponto interessante é que dessa vez é mostrado para as crianças que a elefanta fica grávida, e não que os filhotes são trazidos pelas cegonhas assim como na animação.
O interessante dessa versão é que quem “treina” Dumbo são as crianças e não o ratinho Timóteo, mas é uma referência sobre ele, fiquem atentos. A interação das crianças com Dumbo é imediata, uma ligação de companheirismo. Fiquei apaixonada pelo trio. Sem contar que o elefantinho já havia ganhado meu coração logo no trailer, porque ele ficou muito fofo!
Gostei bastante do final, que também ficou diferente do original. A essência da história permanece, Dumbo separado de sua mãe e seus amigos os ajudando a ficarem juntos. Como eu disse algumas alterações foram feitas mas nada que desmereça o original.
Colin Farrell como Holt Farrier, nos mostra como um personagem pode evoluir para se aproximar de sua família. As crianças interpretadas por Nico Parke e Finley Hobbins nos mostram que devemos acreditar em nossos sonhos, sejam eles quais forem. Danny DeVito, nos arranca boas risadas. Já o personagem de Michael Keaton remete a ganância a todo custo… Eva Green como sempre linda e com uma personagem hipnotizante.
Não vou me estender mais, acho que já falei muito… Assisti em 3D e gostei. É um filme para todas as idades, minha mãe adorou!
Bom filme á todos!