Filme: Como Treinar seu Dragão 3
Data de lançamento 17 de janeiro de 2019
Duração: 1h 34min
Direção: Dean DeBlois
Elenco: Jay Baruchel, America Ferrera, Cate Blanchett
Soluço tem um grande sonho: encontrar um lar onde os dragões possam viver em paz. Mas, no meio deste plano, o perigo começa a rondar a sociedade viking quando o vilão Grimmel aparece para acabar com a liberdade dos dragões – especialmente Banguela
Com quase uma década de intervalo entre o primeiro e o terceiro filme da trilogia de Como Treinar seu Dragão chegamos ao fim emocionante da saga da dupla Soluço e Banguela.
Divertido e engraçado, com muitas cenas de ação entre humanos e dragões o longa nos surpreende com amadurecimento ao longo do tempo num geral, não só dos personagens mas também da produção em si. Os efeitos, as expressões dos personagens, tudo está muito bonito e real, até os menores detalhes como barbas ralas e olhos marejados, estão muito próximos da realidade e esses são elementos que conquistam quando se olha o conjunto em harmonia.
O filme começa com mais uma aventura de Soluço(Jay Baruchel) e Banguela acompanhados de seus amigos humanos e dragões em uma missão para resgatar outros Dragões das mãos de Vikings que ainda mantém a antiga mentalidade de que as duas raças são rivais e não podem conviver. Ao voltarem do resgate para Berk, o Reino é apresentado aos espectadores muito mais colorido e muito mais povoado (mais dragões que humanos) cheio de engenhocas e “viveiros” para esses pets tão especiais.
A base do filme permanece a mesma, a amizade e a convivência entre Humanos e Dragões o que é bom pois mostra a evolução dos personagens, nesta etapa Soluço e Banguela já estão adultos e estão evoluindo mais um nivel desse crescimento que é natural para todos nós.
Grimmel (F. Murray Abraham) é um caçador de dragões famoso por matar Fúrias da Noite (raça do nosso querido Banguela) e ele vai usar de todos os recursos para capturar o companheiro de Soluço. Sempre acompanhado de dragões que mais parecem híbridos de escorpiões, Grimmel é um daqueles vilões bem sacanas mas com jogadas já esperadas pelo público. Ele vem atacar o emocional dos personagens para dividir e conquistar.
Um aspecto muito interessante trabalhado no enredo é que juntos, Soluço e Banguela cresceram muito mas como indivíduos eles ainda tem muitas inseguranças a serem trabalhadas. Soluço se vê diante da sua maior responsabilidade, liderar o povo de Berk, sua herança de família já que ele filho do Grande Estoico () e manter seu ideal de boa convivência entre humanos e dragões e Banguela finalmente conhece um companheira da sua espécie já quase extinta e se vê pela primeira vez numa posição em que ele precisa enfrentar sozinho como descobrir sua própria dança do acasalamento para conquistar a fêmea Fúria da Luz.
Está claro em toda a jornada até o fim que ambos são líderes natos e que ao se conhecerem e formarem essa aliança eles desenvolveram juntos essa habilidade agora cabe o novo desafio, serem líderes para seus respectivos grupos mas agora tudo com muito mais responsabilidade.
Soluço sai em busca de uma Terra Escondida no Fim do Mundo que seu pai sempre contava pra ele nas histórias de Vikings. Vários momentos de flashback trazem Estóico e a infância de Soluço sem a presença da Mãe apesar dela estar presente neste filme mas sua presença é meio deixada de lado, o fato de mãe e filho estarem juntos poderia ser mais explorado ao lado das memórias do pai.
Apesar de ser uma história com um público alvo mais infantil e juvenil, uma das coisas mais admirável é que não é só ficção, tem um lado da seriedade, trazendo momentos “pesados” mas que colocam os mais jovens de frente com questões que temos que lidar na realidade e isso faz com que o emocional seja trabalhado de uma maneira muito positiva. Não tenha dúvidas, a parte final dessa trilogia vai arrancar muitas lágrimas de todos os espectadores de todas as idades. Tive a oportunidade ir à cabine acompanhada das minhas filhas de 10 e 6 anos e nós três fomos levadas das gargalhadas às lágrimas do início ao fim.
A trilogia chega ao fim mas todos os valores passados com certeza vão ficar na memória dos fãs dessa história de amizade entre Soluço e Banguela.