Filme: “Chacrinha – O Velho Guerreiro”
Chacrinha: O Velho Guerreiro (Brasil, 2017)
Direção: Andrucha Waddington
Elenco: Marie Paquim, Marcelo Serrado, Laila Garin, Stepan Nercessian, Carla Ribas, Thelmo Fernandes, Karen Junqueira, Priscila Assum, Rodrigo Pandolfo, Eduardo Sterblitch, Gianne Albertoni, Camila Amado, Jorge Ritchie, Pablo Sanábio
Produção: Valerio Cosimo, Altino Pavan, Angelo Salvetti
Produção Executiva: Fernando Zagallo
Distribuidor: Downtown/Paris
Sinopse: A história de José Abelardo Barbosa (Stepan Nercessian) é narrada desde a época de sua juventude, quando fazia faculdade de medicina e larga tudo para se aventurar como locutor em uma rádio. Depois de então, acompanhamos a transformação de sua vida e a criação de seu alter ego, Chacrinha, nosso velho guerreiro.
É curioso como alguém fora de um dito “padrão” visual, artístico consegue espaço definitivo no imaginário de uma geração. Chacrinha era alguém fora do comum e talvez provavelmente por isso tenha sido o que ainda é, um ícone. O trabalho encabeçado pelo respeitado diretor Andrucha Waddington é notório, embora o personagem em si não tenha sido explorado em níveis mais profundos como talvez poderia ter acontecido.
No entanto, o filme Chacrinha nos entrega não só entretenimento, mas uma recordação doce para quem fez parte desse momento e uma breve alerta para as gerações atuais, em geral despreocupadas com a própria historia.
O alerta pode ser considerado para que o entretenimento em si possa ser repensado. Chacrinha tinha um apelo popular porque não hesitava em ser brega ou extravagante. Considerava o momento de seu show um show em si, fazendo questão de trazer artistas dos mais variados, mas todos com apelo popular, que falassem ao publico, e conseguiu reunir momentos históricos na televisão brasileira.
A reconstituição de alguns desses momentos chama a atenção o filme, assim como a atuação consistente de Stepan Nercessian não só agregam valor a obra, mas afasta um pouco do lugar comum que as cinebiografias costumam transitar, o que pode ser considerado um alívio. Ficou claro que a direção foi direto nas questões da vida mais polêmicas do artista, não priorizando pontos tão desconhecidos. O que acaba sendo um retrato histórico importante, reunindo o que se ouviu falar dele elegante apresentação.
Trailer Oficial: