CinemaNotícias

Filme Caçadores de Obras-Primas chegará em 2014

A adaptação cinematográfica do livro Caçadores de Obras-Primas (Monuments Men) chegará às telonas do Brasil em fevereiro de 2014. O livro do autor Robert M. Edsel foi lançado aqui pela Editora Rocco em 2011.

O filme é escrito, dirigido e estrelado por George Clooney.

Confiram a sinopse do livro:

Uma história ainda pouco divulgada é resgatada por Robert M. Edsel em Caçadores de Obras-Primas. Trata-se do trabalho realizado pelos Monuments Man, soldados que tentaram dificultar ou impedir o “maior roubo da história” cometido por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que o Führer e seus homens tenham se apossado de mais de 5 milhões de objetos culturais. O objetivo era criar o maior acervo de obras-primas do mundo em terras alemãs. Da Madonna, de Michelangelo, até famosos retábulos, passando por pinturas únicas de Rembrandt, Leonardo da Vinci e Vermeer, milhares de obras foram saqueadas de coleções particulares, igrejas e museus. De início, o trabalho dos Monuments Man era mitigar os danos cometidos a acervos públicos. Com o avanço das tropas de Hitler, o foco voltou-se para a localização de obras de arte móveis e outros itens culturais roubados ou perdidos. O trabalho, iniciado na metade da guerra, em 1943, estendeu-se até 1951. As histórias relatadas no livro baseiam-se em extensa pesquisa em diários de campo, agendas, relatos de guerra e, especialmente, nas cartas escritas pelos soldados às famílias. Edsel também coletou informações em entrevistas exclusivas com os próprios Monuments Man. A obra concentra-se na atuação de oito deles, mas, a partir de suas histórias, o autor traça um amplo panorama do trabalho desempenhado silenciosamente por esses homens e mulheres – ao todo, eles somavam 350 soldados de 13 diferentes países. Edsel percorre, por meio do registro da atuação dos soldados, territórios na França, Bélgica e Alemanha, entre outros países por onde tanto tropas alemãs quanto as tropas dos aliados passaram deixando um rastro de destruição. Apesar de o foco do livro ser as obras de arte e os monumentos, os leitores se deparam, ao longo dos capítulos, com detalhes sobre a história da Segunda Guerra Mundial e com os mandos e desmandos de Hitler. A trajetória desses homens dedicados à arte mostra uma nova visão sobre um episódio vital na história mundial recente. Somente com esse empenho foi possível às gerações seguintes contemplar inúmeras obras de arte. Na última década, o trabalho desses homens e mulheres começou a se reconhecido. Os resultados da extensa pesquisa de Edsel não poderiam chegar em melhor hora.

 

Vejam o trailer do filme, cartaz e fotos aqui.

 

Fonte: Editora Rocco e Omelete  

Franciely

É estudante de Letras por falta de melhor opção (já que não se pode ser somente estudante de literatura), leitora por prazer, amiga dos animais, viciada em internet e resenhista porque gosta de experimentar coisas novas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.