Filme: “Bacurau”
Bacurau (Brasil, França. 2019)
Direção e roteiro: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Elenco: Barbara Colen, Sônia Braga, Udo Kier, Thomas Aquino, Silvero Pereira, Thardelly Lima, Wilson Rabelo, Carlos Francisco
Produção: CinemaScópio, Arte France Cinéma
Co-produção: Globo Filmes, Canal Brasil, Telecine Productions, Símio Filmes
Distribuidor brasileiro: VITRINE FILMES
Sinopse: Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa.
Bacurau é uma comunidade do interior do Pernambuco onde, literalmente, desaparece do mapa. Uma típica cidadezinha de interior com poucos habitantes e suas características únicas onde todos conhecem todos e, apesar de algumas desavenças, eles estão sempre ali se ajudando. Além do mistério do sumiço de Bacurau do mapa, um casal chama atenção da população que fica muito desconfiada e coisas estranhas começam acontecer.
Para quem mora ou morou em cidade do interior sem muitos recursos, vai sentir uma familiaridade com a cidadezinha de Bacurau. Um lugar simples, de difícil acesso, com aquela pequena população que já se tornou uma grande família onde a morte de alguém faz com que a cidade inteira compareça ao velório.
Bacurau vem de braços abertos receber o telespectador que se sente muito acolhido vendo a situação daquele povo. As pessoas de lá podem ser humildes, não ter muito recurso para uma boa educação, mas tem uma coisa que eles não são: idiotas. O longa de Kleber Mendonça Filho vai mostrar que ninguém passa para trás o pessoal de Bacurau, que unidos realmente fazem a força.
A primeira impressão foi que esse seria mais um longa clichê e típico dos filmes brasileiros que retratam a realidade brasileira como, por exemplo, exploração, roubo de minérios, bandido versus a lei, etc. Ele não deixa de representar uma forte realidade do Brasil, que é a miséria, mas o seu ápice é algo que muita gente não vai esperar, algo que surpreende e choca trazendo características de filmes estilo Tarantino e slashers como “Uma Noite Alucinante – A Morte do Demônio” (Evil Dead,1981).
“Bacurau” tem um elenco fortíssimo, tanto brasileiro como estrangeiro, que não decepciona em nada, nem mesmo os rostos desconhecidos deixam de depositar sua marca no longa. Kleber Mendonça Filho trouxe conceitos que o cinema brasileiro precisa adotar para não cair na mesmice e isso torna “Bacurau” um filme único.
Trailer Oficial: