CinemaCríticasLançamentos

Filme: “A Lenda de Golem”

A Lenda de Golem (The Golem. Israel, 2019)

Direção: Doron Paz, Yoav Paz

Elenco:  Hani Furstenberg, Ishai Golan, Brynie Furstenberg, Lenny Ravich, Aleksey Tritenko, Adi Kvetner, Konstantin Anikienko, Ekaterina Voronina.

Sinopse: Uma vila judaica do século 19 é invadida por pagãos. Para salvar a família e seu povoado, Hanna, uma fiel com vasto conhecimento na mitologia judaica, decide invocar a ajuda de uma antiga criatura: o Golem. Invocado no barro, o garoto ganha vida e faz de tudo para proteger sua criadora, inclusive matar qualquer inimigo. (CINEART)

Este longa dirigido por Doron e Yoav Paz, foge do cânone tradicional do terror. O filme traz a figura de um personagem que ganha a vida a partir de um ritual de invocação divina, e apesar da história ser bem propícia a um filme do gênero de terror, se você for esperando sustos sequenciais, sairá decepcionado do cinema.

A história se passa no século 17, em um cenário onde as mulheres não são autorizadas a estudarem religião e precisam se submeter ao controle de seus maridos. Defronte de uma possível invasão ao povoado, Hanna, estuda secretamente a religião para compreender sobre a geração de um Golem, uma criatura que é destinada a proteger os judeus. Ela então, por meio de um ritual, dá vida a um menino Golem, que é criado por ela com semelhanças a seu filho que morrera anos antes.

O que Hanna não contava, é que não seria possível controlar as ações do Golem, que por sua vez possuía uma ligação com as emoções de Hanna. O menino é impiedoso e mata inocentes e culpados de acordo com seus próprios sentimentos e sem muito discernimento entre o certo e o errado.

O filme atrai a atenção por seu contexto histórico e envolve o telespectador permitindo uma conexão com os ritos reais praticados por algumas culturas, possibilitando uma sensação de empatia com a história.

A lenda de Gólem vai além da proposta comercial de filmes de terror. É um verdadeiro achado do cinema para aqueles que abrem sua mente para uma experiência insólita.

Escolher elementos de um mitologia não tão reverberada como outras feitas pelo cinema mundial pode ser considerado um destaque pois abre um rol de possibilidades a outras histórias de povos tão interessantes quanto a do Golem.

A Lenda de Golem não economiza no sangue, e em contra partida não está recheado de muitos efeitos cinematográficos. O apelo é mais anímico do que pavoroso indo além da proposta comercial dos filmes de terror.

*escrito pela colaborada Isabela Setubal

Trailer oficial:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.