Resenha: A Faca Sutil – Philip Pullman
Bom pessoal, hoje com um pouco de atraso, trago à vocês a resenha de A Faca Sutil.
Atenção: Só leia se você já leu os dois livros da trilogia Fronteiras do Universo, ou você não se importa com spoilers.
Nome original: The Subtle Knife
Autor: Philip Pullman
Editora: Objetiva
Nota: 5/5
Onde Comprar: Saraiva
Minha primeira impressão do livro quando comecei a ler: Parece prometer mais que a Bússola de Ouro, e né que acertei? Quando eu li A Faca Sutil, eu senti como se a Bússola de Ouro fosse nada mais que um prefácio ou prólogo, por quê a verdadeira história só vem aparecer nesse segundo livro. E uma coisa muito interessante nesse livro, é que agora a história é narrada por vários pontos de visão além do da Lyra (me corrijam se eu estiver errado se a bússola de ouro só é narrado na visão da Lyra). Mas vamos ao que interessa.
Lyra Belacqua, ou melhor dizendo Lyra da Língua Mágica, após atravessar uma ponte feita pelo Lord Asriel no final do primeiro livro, e encontra uma cidade fantasma chamada “Cittàgazze (algumas vezes abreviado para Ci’gazze) que significa “Cidade dos Pega-rabudas” em italiano”¹, onde conhece Will (no livro esse encontro é narrado no ponto de visão de Will). Mas ele não é daquele mundo,nem do de Lyra e sim de um mundo parece o nosso, onde não temos Dimons.
No decorrer da história, a gente descobre várias outras coisas sobre o título, e a imagem. Além da história ser uma delicia para ler no final de semana, é um livro que no futuro iremos sentir falta de todos os personagens e vamos concerteza, reler várias vezes.
¹ Trecho retirado do Wikipédia
Parabéns pela resenha Helton! Já li As Fronteiras do Universo e curti bastante. Abraços!
Confesso que não li sua resenha com medo dos spoilers do livro anterior.
Quero muito ler essa série… A história parece super bacana *-*
Beeeijos
Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com
sou fascinada por essa serie se eu não ganhar em nenhum blog eu vou ter que comprar, eu já conhecia mas ainda não li nenhum livro mas o filme da bussola de ouro que eu amei, então sua resenha disse tudo que eu esperava do livro muito bem leitura imperdível.
beijos
Eu não tenho palavras para descrever o quanto amo essa série. A Bússola de Ouro foi o primeiro livro ‘grandinho’ que li quando mais nova, e também o que me fez gostar de ler.
A Faca Sútil consegue ser ainda melhor, como se o anterior fosse mesmo um prólogo (:
No começo estranhei esse tal de Will, mas depois ele se tornou um dos meu personagens favoritos sem dúvida <3
Beijos, Livros e Coisas Menos Incríveis.
Ótima essa série…
e é nesse livro que nosso conterrâneo entra em cena!
Ótimo livro de uma ótima série de um ótimo autor!
Adios
Moacyr