Evidências do Amor | Crítica
A clássica e amadíssima música, “Evidências”, interpretada por Chitãozinho e Xororó e composta por José Augusto, ganhou sua versão em ficção dirigida por Pedro Antônio e estrelada por Fábio Porchat e Sandy Leah. A música é o personagem principal do longa, ganhando versões em vários ritmos para mostrar o quão evidente é o seu status atemporal e sua capacidade de conquistar gerações. Isso contextualiza como a canção chegou a todos, sendo impossível não ouvi-la em teatros, elevadores, filmes, rádios, igrejas, bares e muitos outros lugares sem se pegar cantando.
Na história, conhecemos Laura, uma médica aspirante a cantora, e Marco Antônio, programador. Ao se conhecerem em um karaokê e cantarem em dueto “Evidências”, os dois começam a se apaixonar e construir um relacionamento que vai seguindo bem, até Laura decidir terminar tudo. Sempre que a música tema toca, Marco Antônio é levado a lembranças não tão boas do relacionamento, buscando entender seus erros e possíveis mudanças em suas escolhas.
A química entre Fábio e Sandy funciona bem. Porchat entrega boas cenas de comédia e quando necessário transita para o drama com tranquilidade. Embora Sandy não seja atriz, é visível seu esforço em interpretar uma personagem distinta dela mesma, apesar da protagonista gostar de cantar.
Os efeitos visuais e especiais estão bem utilizados, principalmente no que diz respeito ao loop temporal e às tentativas de Marco Antônio de quebrar a “maldição” da música e encontrar soluções para a situação.
.
Outro aspecto a destacar é a temática do filme, que apesar de poder parecer boba e inocente, gera um debate interessante sobre relacionamentos. Mostra como muitas vezes deixamos as relações se deteriorarem devido à grosseria e ao tratamento diferenciado da pessoa que amamos. Esse debate é relevante, uma vez que na realidade não podemos voltar no tempo, e podemos fazer uma autorreflexão buscando empatia para mudar comportamentos.
Um ponto negativo é a pouca exploração da personagem Laura, interpretada por Sandy. Se conhecêssemos mais dela desde o início e suas verdadeiras motivações, o filme poderia ser ainda melhor. No entanto, o filme é mostrado quase exclusivamente do ponto de vista do personagem de Porchat, mas não chega a atrapalhar a experiência. Ao assistir, você entenderá o que ela faz, gosta e por quê. Talvez o desfecho da história pode não agradar a todos, o que também pode ser considerado um ponto negativo.
“Evidências do Amor” é para os fãs de Sandy e Porchat, mas também para quem aprecia uma bela comédia romântica brasileira, com um elenco de peso e uma mensagem muito positiva sobre reflexão do passado.
Evidências do Amor
Brasil, 2024 | 1h 45min | Comédia, romance
Direção: Pedro Antonio Paes
Roteiro: Pedro Antonio Paes, Luanna Guimaraes
Elenco: Fabio Porchat, Sandy, Jason Packer, Evelyn castro, Larissa Luz, Fernanda Paes Leme, Samya Pascotto
Distribuição: Warner Bros