LivrosResenhas

Livro: Esqueceram de Mim – Coleção Pipoquinha

Esqueceram de Mim Coleção Pipoquinha Editora IntrínsecaEsqueceram de Mim (Home Alone)
Autor: história adaptada por Jason Rekulak, Rick Chillot e Blair Thornburgh (baseada no filme de Chris Columbus)
Ilustrações de: Kim Smith
Tradutor: Giu Alonso
Lançamento: setembro/2018
Série: Coleção Pipoquinha
Páginas: 48
Editora/Selo: Intrínseca 
Lançado em 1990, o filme protagonizado por Macaulay Culkin e dirigido por Chris Columbus acompanha as arriscadas aventuras de Kevin McCallister, um menino de 8 anos que, chateado com a mãe, deseja que sua família desapareça. E o desejo se realiza! Sozinho em casa na véspera de Natal, Kevin tem que aprender a se virar.

Às vésperas do Natal, nada melhor do que uma leitura temática. Esqueceram de Mim” é um daqueles muitos filmes que marcou a infância de crianças e adultos nas últimas quase três décadas. O terceiro volume da Coleção Pipoquinha da Editora Intrínseca é a adaptação do filme de Chris Columbus (Harry Potter e a Pedra Filosofal).

Kevin é um garoto que gosta de se divertir. Às vésperas da viagem de Natal, com a família, enquanto todos se desesperam ao montar as malas, ele provoca uma série de confusões. Sua mãe coloca de castigo e ele, com raiva, pede aos céus que sua família desapareça. No outro dia, seu desejo parece ter se realizado. A casa está vazia. Ele fez sua família desaparecer. Sozinho um menino pode fazer o que quiser: correr pela casa, vasculhar o quarto do irmão, pular nas camas, ver TV sem ter hora para parar.

Apesar de toda essa liberdade o garotinho percebe que esse privilégio está em vias de acabar, pois há dois ladrões querendo assaltar sua casa. Quer vir então precisa arrumar um plano para salvar a sua residência. Mais uma vez o livro conta com as ilustrações de Kim Smith. A desenhista complementa a narrativa de maneira lúdica, com imagens coloridas e expressivas. Em 48 páginas a magia do filme e recuperada e, como nos livros anteriores, Os pequenos detalhes das ilustrações aumentam a beleza das cenas retratadas. Um exemplo é na página em que Kevin pede que a família desapareça: o menino está deitado em sua cama e ao fundo, na janela, conseguimos ver um senhor idoso retirando a neve da calçada. Essa personagem também é ilustrada na segunda capa, o que demonstra que ela importante dentro da trama. 

Sobre se divertir e se aventurar, “Esqueceram de Mim” uma história sobre respeito e amizade, sobre afeto familiar. Uma verdadeira história de Natal.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.