Resenhas

Entendendo a série “As Crônicas de Nárnia”.

Quem aqui nunca ouviu falar sobre um livrinho muito antigo escrito por uma pessoa que veio do nada, seus livros viraram best- sellers e estão começando revolucionar o cinema. Um livro de crônicas, essas que ficavam bem guardado no fundo do baú e era só lida para seus netos, filhos e por ai vai. Uma história que percorria além da imaginação. Falo de Clive Staples Lewis ou C. S. Lewis como é conhecido, ele é autor da famosa “As Crônicas de Nárnia” ( The Chronicles of Narnia).
A obra mais vendida pelo autor, 120 milhões de copias traduzida em mais de 41 idiomas, escrita por Lewis de 1950 à 1956, ilustrado por Pauline Baynes, foram adaptadas diversas crônicas, inteiramente ou parciamente para rádio, teatro, cinema. As Crônicas de Nárnia apresentam, geralmente, as aventuras de crianças que desempenham um papel central e descobrem o ficcional Reino de Nárnia, um lugar onde a magia é corriqueira, os animais falam, e ocorrem batalhas entre o bem e o mal. Em todos os livros (com exceção de “O Cavalo e seu Menino os personagens principais são crianças de nosso mundo), que são magicamente transportadas para Nárnia a fim de serem ajudadas e instruídas pelo leão falante conhecido como Aslam(ou Aslan, dependendo da tradução). Ainda durante sua infância, Lewis criava ilustrações para as histórias que escrevia.
Quando o livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa estava prestes a ser publicado, ele havia pensado na possibilidade de ilustrá-lo, mas acabou solicitando uma desenhista profissional, Pauline Baynes, que na época tinha um pouco mais de vinte anos de idade, mas que já tinha ilustrado o último livro do autor J. R. R. Tolkien (chamado de Mestre Gil de Ham). Lewis, então, decidiu que ela seria a pessoa ideal para ilustrar as pessoas e os fantásticos seres em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; porém ela acabou ilustrando os sete livros da série.
No Brasil, a série As Crônicas de Nárnia foi editada inicialmente pela ABU Editora, e era praticamente desconhecida até o lançamento do filme The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe(O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa), que fez com que os livros fossem os mais vendidos no país.Bom, entreguei para vocês o enredo, mas não adianta apresentar uma obra que de inicio aparenta ser para o público jovem, sem antes mostrar os Sete Livros lançados que faz parte da obra (quero por vontade a vocês para lerem).

Ainda é muitos questionamentos sobre os livros, por serem crônicas os livros não seguem uma ordem definitiva, muitos adotam a ordem cronológica que é a ordem de acontecimentos, outros já usam a ordem de publicação, a que foi feita pelo autor na época uma vez que em sua primeira edição os livros eram separados, não em volume único como hoje.

ORDEM DE PUBLICAÇÃO =O Leão. a Feiticeira e o Guarda- Roupa, Príncipe Caspian, A Viagem do Peregrino da Alvorada, A cadeira de Prata, O Cavalo e seu Menino, O Sobrinho do Mago,A última Batalha.

ORDEM CRONOLÓGICA = O Sobrinho do Mago, O Leão. a Feiticeira e o Guarda- Roupa, O Cavalo e seu Menino, Príncipe Caspian, A Viagem do Peregrino da Alvorada, A cadeira de Prata, ,A última Batalha.

Eu mesmo prefiro seguir a ordem cronologica para entender mesmo a ordem dos fatos dentro da história como uma continuação. Mas, o cinema já está seguindo pela ordem de publicação, a que foi publicada os livros pelo autor como havia dito.
* Na Ordem Cronológica, o livro O Sobrinho do Mago, que narra acontecimentos que antecedem O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, aparece em primeiro lugar, e o livro O Cavalo e seu Menino, que narra acontecimentos que ocorrem no tempo descrito num parágrafo do livro O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, aparece em seguida deste. Esta ordem foi sugerida por um leitor dos livros da série para o próprio Lewis, que gostou da ideia, mas nunca a tomou como oficial. Várias edições dos livros os colocam nesta ordem.
* Na Ordem de Publicação, os livros seguem a ordem em que foram publicados. Aqueles que defendem esta ordem de leitura, comentam que nessa sequência o leitor explora o universo criado por Lewis na ordem em que ele foi imaginado pelo autor. Isso tornaria a história mais coerente, alegando, por exemplo, que a verdadeira apresentação inicial de Aslam está no livro O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (o primeiro a ser publicado), e não em O Sobrinho do Mago (o primeiro em ordem cronológica). Muitos leitores, fãs e críticos, acreditam de que este seja o modo correto de se ler a série, pois em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (primeiro livro em ordem de publicação; porém, o segundo em ordem cronológica), Nárnia é explorada, tomando conhecimento ao decorrer do livro. Já no romance O Sobrinho do Mago (sexto livro em ordem de publicação; porém, o primeiro em ordem cronológica), Nárnia foi exibida de um modo “familiarizado” aos leitores.”

Ops, agora complicou sua cabeça não? Mas nada, é facil, você leitor vai adotar o que é de melhor para você, se gosta de explorar Nárnia é a de publicação, já se você gosta de seguimentos, opte pela cronológica. Ok? Só essa dica para quem ainda pensa ou já leu a série, que é ótima, apesar de não ter acabado com tudo ainda. Uma coisa bem rápida que quero sanar aqui é que os livros passam questionamento com paralelos cristãos, por causa do próprio autor mesmo. Em todos os romances da série são encontrados, supostamente, fatos relacionados à acontecimentos bíblicos. Entre eles, o mais famoso seria o fato de que muitos cristãos acreditam que o personagem ficcional Aislam é uma alegoria a Jesus Cristo.

isso deve-se ao fato de que o personagem está presente do início ao fim da história, do mesmo modo de Cristo. Lewis alega ser uma grande coincidência o fato de que Jesus seja chamado como O Leão da tribo de Judá, pois o personagem Aslam representa a figura de um leão.

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. —Apocalipse 1:8

E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. —Apocalipse 5:5

Outro fato muito narrado é que no livro o Sobrinho do Mago Aislam faz uma crença a Guerra Fria, nessa parte:

“Não é impossível que um homem perverso de sua raça descubra um segredo tão pavoroso quanto o da Palavra Execrável; use este segredo para destruir todas as coisas vivas. Breve, muito em breve, antes que envelheçam, grandes nações em seu mundo serão governadas por tiranos parecidos com a imperatriz Jadis: indiferentes à alegria, à justiça e ao perdão. Avisem seu mundo deste grande perigo.


A série conseguiu chegar as telonas, com muitos questionamentos, mas enfim, já lançados dois filmes O Leão, a Feiticeira e o Guarda- Roupa, em dezembro de 2005 e o último em um grande salto Príncipe Caspian em maio de 2008, os dois pela Disney. A reação crítica do filme foi um sucesso. O filme alcançou o Top dos 25 melhores filmes de todos os tempos. Porém a Disney anunciou que não iria financiar o terceiro filme da série: A Viagem do Peregrino da Alvorada, devido a limitações orçamentais. Com esse grande salto, no ano passado (2009), a Twentieth Century Fox comprou os direitos e irá continuar a série. Com lançamento já previsto para 09 de dezembro de 2010, nas grandes férias. E prometeu que continuará a aventura sem cortar nenhum na adaptação de Lewis.


Poster do terceiro filme da série que chega as telonas em dezembro “A viagem do Peregrino da Alvorada”

No mais vou ficando por aqui, ainda meio ausente em seus blogs mas retribuindo todos. Podem esperar.

até a qualquer momento….

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

20 comentários sobre “Entendendo a série “As Crônicas de Nárnia”.

  • Dessa comparação com Jesus eu já sabia, mas essa parte da guerra fria ainda não tinha ouvido falar. Eu gostei dos filmes, não li, por falta de oportunidade, nenhum dos livros. Mas enfim, espero pelos próximos;

    Resposta
  • Hum…eu tinha assistido o filme, mas depois dessa postagem viu…gostei.

    abraços
    de luz e paz

    Hugo

    Resposta
  • Uia, eu não sabia que ia fazer o terceiro filme.

    Mas eu prefiro ler na ordem cronologica, pois fica bem mais facil.

    Fique com Deus, menino Philip Rangel.
    Um abraço.

    Resposta
  • Meu querido amigo Phil,
    Estou uma dívida enorme com vc né?
    Na verdade não é só com vc, com tantos outros tb. Depois de meu sumisso eu ando as voltas pra visitar todos os amigos novamente e claro sempre com desejo de visitar seu blo e acho que vim mum momento super legal. Adorei as informações sobre Narnia eu assisti aos filmes e não sabia que teria o terceiro que legal. E as informações todas me agussaram pra ler também, com certeza vai ser leitura certa!
    Grande abraço
    Jay

    Resposta
  • Philip,

    uma postagem adorável! Gostei muito. Obrigada.

    Carinhoso beijo e ótimo fim de semana.

    Resposta
  • Mto interessante essa comparação com Jesus. Realmente tem base.

    Comecei a ler as crônicas mas não acabei de ler!!
    =*

    Resposta
  • Você sabe que eu nunca fui muito fã dos ? Talvez porque eu ainda não tenha lido os livros, deve ter diferença … mas com seu posto resolvi tentar de novo rs… vou assistir aos DVD’s inteiros…
    Bom domingo!

    Resposta
  • fala fiotinho,

    postagem fantastica… cai na bobagem de ver os filmes antes de pegar o livrooo e fiquei tipo sem entender a maioria dos acontecimentos nao relacionado a enfase da historia… um exemplo no primeiro filme teem um poste europeu no meio da floresta…. pq??

    e foi com esses porques que eu comprei o livro …
    ahhh mais foi dito e feito .. descobriii todos os macetes lendo a ordem cronologica….

    e por sinal depois da saga crepusculo e beem melhor do que que o senhor dos aneis neh … chegou a ler todos os livro ?? ow o volume unico ???

    bom jah falei demias … bjo passa no meu blog … saudades

    Resposta
  • Sabe, n sei pq, mas nunca tive curiosidade de ler ou ver esses filmes…n sei explicar rsrsrs

    Quem sabe agora venço essa resistência!! rs

    bj

    Resposta
  • Os filmes feitos destas série são muito bem feitos, reproduzem com clareza um universo todo imaginário que as crianças devem adorar.
    Gostei muito do blog.
    Boa semana!
    =D

    Resposta
  • Arrasou no post, cara! Tá muito bom! Olha, eu sou um pouco preconceituoso e, quando soube que tinham uns tais ensinamentos bíblicos (que você colocou como cristãos, mas pra mim são mais evangélicos do que qualquer outra merda), perdi toda a vontade de ler. E não irei. Mas eu adorei, você explicou tudinho, eu li tudinho, e acho que é um dos posts que mais me interessaram até agora.

    Resposta
  • Terminei de ler o livro há alguns meses e adorei, assim como gostei muito dos filmes e tô ansioso para ver o terceiro (eu vi o trailer dele hoje)
    Ótima indicação, cara… e obrigado por passar no meu blog e deixar seu comentário, é sempre bem vindo por lá…

    Abraços!

    Resposta
  • Cara, sou muito fã das Cronicas de Nárnia. Tentei várias vezes comprar o volume único e acabei não encontrando, mas vou tentando. Cheguei a ver os dois filmes e amei.

    Resposta
  • Eu tenho As crônicas de Nárnia em volume único. E ainda não li, rs.
    É que tá na fila de livros que tenho pra ler…

    Resposta
  • nossa gosto muito ainda nao tive a portunidade de ler mas ja assisti os dois filmes gosto muito muito muito nao vejo a hora de assisti o terceiro roberta k

    Resposta
  • nossa gosto muito ainda nao tive a portunidade de ler mas ja assisti os dois filmes gosto muito muito muito nao vejo a hora de assisti o terceiro roberta k

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.