Notícias

Enfim África do Sul !

A cada dia que passa, aproximamos da data e hora certa para a abertura de mais uma copa do mundo. A África do Sul está pronta para receber todos para essa grande e tão sonhada festa.
Sonhada e grande mesmo que vem sendo batalhada a anos, vamos a seguir descobrir como esse país muito discriminado para muitos conseguiu essa vitória.

Enfim, a África é sede da copa 2010.

O sonho sul-africano de sediar a Copa do Mundo começou ainda no fim dos anos 1990, quando a Fifa comandou o processo de escolha para o Mundial de 2006. No fim da última votação antes da implantação do rodízio de continentes, a África do Sul deixou as dependências da entidade, em Zurique, indignada com o pleito, ganho pelos alemães.
Apoiada por Joseph Blatter, presidente da Fifa, a candidatura do continente negro era a favorita contra Alemanha, Inglaterra e Marrocos. Nos bastidores, a ideia do primeiro Mundial africano era aplaudida pela entidade, apesar de ainda não ser obrigatória.

Na prática, porém, os alemães venceram por um polêmico voto. Na terceira fase do pleito, quando restavam apenas a candidatura germânica e os sul-africanos, a vitória europeia se deu por 12 contra 11. Charles Dempsey, delegado da Oceania, apoiava a Inglaterra e foi aconselhado a escolher a África do Sul após a eliminação dos britânicos.Dizendo-se “pressionado”, o dirigente se absteve de votar, e garantiu a vantagem dos alemães. Se a disputa ficasse empatada, a decisão seria de Blatter, que já tinha manifestado apoio à candidatura africana.Os protestos contra a escolha correram o mundo e apressaram a decisão da Fifa pelo rodízio de continentes. Dessa maneira, a África do Sul garantiu-se como sede de 2010 em 2004, em pleito que ainda teve Marrocos e Egito como competidores.
———————————————————————-
A taça da Copa.

A Taça Fifa é feita de ouro maciço de 18 quilates. O troféu iniciou uma tour pelo mundo no dia 21 de setembro do ano passado, partindo da sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, em direção à cidade do Cairo, no Egito. Depois da final da Copa do Mundo da África do Sul, no dia 11 de julho, em Johanesburgo, ela será entregue ao campeão. O país vencedor ficará com a taça pelos próximos quatro anos. Depois desse período, os campeões receberão uma réplica da Fifa. O troféu chegou na África em maio desse ano, depois de passar por 86 países em 225 dias, percorrendo 134.107 quilômetros. A distância é equivalente a três voltas no mundo. Todos os países do continente africano estão na rota da taça. Ela passou pelo Brasil em fevereiro deste ano. No Rio de Janeiro, foi exposta num pavilhão com capacidade para 10 mil pessoas, com cinco ambientes que contavam a histórias das Copas. Em São Paulo, o símbolo da conquista da Copa do Mundo foi exibido no Memorial da América Latina.

O atual troféu foi feito em substituição ao Jules Rimet, em 1974. O antigo troféu foi batizado em homenagem ao antigo presidente da Fifa. A taça, que foi entregue aos campeões mundiais de 1930 a 1970, ficou definitivamente com o Brasil depois da conquista do tricampeonato mundial na Copa de 1970, no México, mas foi roubado em 1983. A Taça Fifa só poderá ser trocada quando o espaço onde está escrito o nome dos países campeões for totalmente preenchido. Mesmo assim, ficará de posse da entidade que regula o futebol no mundo.

ACONTECEU! Na mais concorrida entrevista coletiva da seleção brasileira desde a reunião em Curitiba há duas semanas, a estrela Kaká falou pela primeira vez em ambiente de Copa e fez encher a sala de conferência do hotel que hospeda a seleção em Johanesburgo nesta sexta-feira. Diante de um batalhão de jornalistas brasileiros., da imprensa internacional, de equipes de México à Coreia do Sul, e até de humoristas, o jogador mais popular da atual seleção respondeu em 29 minutos questões sobre assuntos dos mais variados possíveis, da polêmica da bola Jabulani ao vício no Twitter, da responsabilidade de ser o 10 do time no Mundial à relação com o amigo português Cristiano Ronaldo, adversário na Copa. Amigos demais não?

Leitores, continuando o especial desse mês com cobertura exclusiva da África do Sul, o Entrando Numa Fria junto ao Furo MC, traz notícias quentes de minuto a minuto, aqui vocês estão acompanhando nesses dias que antecede os jogos as principais curiosidades desse grande país e da trajetória das copas do mundo, para os leitores que não recordam, com flashes exclusivos do que está acontecendo na África,visto aqui, agora mesmo lá no Furo MC está trazendo mais detalhes da cerimônia de abertura da próxima sexta dia 11. O que será que vai acontecer? Corre lá.

até a qualquer minuto, com mais informação.

“Copa África 2010, o Entrando Numa Fria e o Furo MC, é mais Brasil.”

@philipsouza

Faltam 7 dias

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

6 comentários sobre “Enfim África do Sul !

  • A África do Sul merece. O continente africano merece. Quando a Copa terminar, os sul-africanos vão ficar com a herança (infra-estrutura melhor, economia mais forte etc). E isso tudo porque eles tiveram competência suficiente para organizar o evento.

    E eu adoroe sse trofeu. É mais bonito do que a Taça Jules Rimet. Eu deveria ter ido visitar quando ela passou aqui por São Paulo. vacilei =/

    abraço aee Philip
    PS.: Adorei o slogan

    Resposta
  • voce posta sempre algo que todo mundo ja sabe, cade as novidades? blog sem graça

    Resposta
  • Já era tempo dessa copa ser por prados africanos! Que consigam nos dar um farto espetáculo!
    Ao final disso tudo, tomara que tenhamos boas recordaçoes!!

    E da-lhe contagem regressiva!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.