Depois, Stephen King | Resenha
“Depois” é daqueles títulos que carregam em si a habilidade que Stephen King tem de contar histórias. Inserindo a gente na mente de um garoto ao modo “Sexto Sentido” o livro é uma viagem em primeira pessoa na vida de James Conklin.
O garoto possui o dom (ou maldição) de conversar com o Eespírito de pessoas mortas. Ao descobrir a habilidade do filho, após um incidente no Central Park, Liz Dutton pede para que ele não conte isso para ninguém. Desta maneira ela pode garantir que ele esteja protegido de pessoas com segundas intenções.
Assim, o garoto cresce fingindo certa normalidade diante das aparições que vê. Entretanto, ainda que proteja James, Liz acaba, sem querer colocando o jovem numa fria.
Entre o cuidado e os interesses
Sem entrar em muitos pormenores, para não trazer spoilers do livro, gostaria de apontar que gostei bastante do caminho que King descreve das descobertas de James sobre o que é certo e o que é errado. O personagem, desde a infância é ensinado a não falar ter o poder de conversar com os mortos para não ser taxado de louco ou para não ter seu poder sendo mal utilizado por terceiros.
Mas, em certo momento por se ver em vias de uma possível falência a própria Liz abusa do dote de seu filho. Entretanto o que ela não entende é o quanto aquele impulso mudará a relação do pequeno James com o sobrenatural.
Assim, a mudança que o garoto sofre permite que ele aprenda a distinguir o que é certo do que é errado, da mesma maneira que entender que nem todos os adultos querem realmente lhe ajudar ou proteger.
Depois da leitura…
Fazia algum tempo que eu não me aventurava por um Stephen King e “Depois” proporcionou um encontro maravilhoso com a escrita do autor. Além de não ser um livro pesado, ainda que traga o tema fantasma e uma investigação policial, o fato de ser escrito como a memória de uma vida começando da infância proporciona leveza e irreverência.
O gostoso de ler um livro como esse está nas várias histórias contadas enquanto a trama principal se desenvolve. Além de nos divertirmos com a percepção que o menino tem do mundo a medida que cresce também nos apegamos aos coadjuvantes de sua história.
Em suma, “Depois” é uma aventura sobrenatural divertida não assusta, mas não perde a chance de provocar suspense.
Leia também | O Esquadrão Suicida | Crítica
Ficha Técnica
Depois
Autor: Stephen King
Título original: Later
Tradução: Regiane Winarski
Páginas: 192
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 19/03/2021
ISBN: 9788556511126
Selo: Suma