Critica do Filme “Pica-Pau O Filme”
Sinopse: O brincalhão e travesso Pica-Pau está metido em mais uma de suas divertidas brigas por território, e dessa vez os inimigos são o vigarista Lance Walters (Timothy Omundson) e sua namorada Vanessa (Thaila Ayala). Eles estão determinados a construir a sua grande casa dos sonhos, mas para isso precisam derrubar a casa do Pica-Pau, que promete não deixar barato.
Se você é fã Pica-Pau e está contente de ver o retorno do personagem na grande tela, em “Pica-Pau: O Filme” (Woody Woodpecker, 2017) esse filme pode lhe decepcionar. Produzido em live-action e animação CGI o filme será lançado exclusivamente para o publico brasileiro devido à popularidade do personagem no País. O estúdio Universal 1140 Entertainment optou em uma produção de baixo orçamento, US$ 40 milhões, até mesmo para testar as potencialidades do personagem para futuros filmes. Mesmo sendo um filme de baixo orçamento os animadores se emprenharam em fazer o um ótimo trabalho de CGI no personagem principal.
Classificado como comédia para toda a família, o filme tenta reproduzir a mesma fórmula do desenho animado, contando agora com a interação de personagens reais. O estúdio Universal optou em nos apresentar uma nova historia para a personagem de desenho, na qual vemos Lance Walters (possível homenagem a um dos criadores do personagem Walter Lantz), um advogado bem sucedido, porém sem escrúpulos, que vê a sua carreira declinar após uma declaração desastrosa a respeito da conservação de animais silvestres. Junto a isso sua ex-mulher o incube de ajudar na criação do seu filho Tommy Walters (Graham Verchere), o que desagrada sua namorada Vanessa. Juntos os três embarcam pra uma viagem rumo a uma área florestal , habitada pelo Pica Pau, que faz divisa com o Canadá, e lá tentam construir a sua grande casa dos sonhos.
A interação com esses novos personagens faz com que o filme perca o seu encanto, pois personagens já consagrados do desenho animado como Zeca Urubu, Leônico e Meany Ranheta ficaram de fora da historia. Além do núcleo familiar temos também dois caçadores que tentam a todo custo capturar Pica Pau, pois esse é uma ave rara já em extinção. Esses personagens são rasos e tem como função fazer piada de sua condição própria condição.
O filme é dirigido por Alex Zamm, que em tem seu currículo a direção dos filmes Inspetor Bulginganga 2 e Herói de Brinquedo 2, ambos lançados direto em DVD. Isso faz com que seu trabalho seja pouco conhecido do grande publico. Zamm optou em manter a quebra da quarta parede pelo personagem, recurso muito utilizado no desenho animado. Dadas as limitações do roteiro e personagens rasos que apelam para os estereótipos, às atuações de Omundson, Ayala e Verchere são boas. Em entrevistas concedidas a mídia brasileira, Thaila Ayala diz que se divertiu muito fazendo a personagem e que foi um grande desafio para ela contracenar com um objeto inexistente, presente somente em sua animação.
Filmes de baixo orçamento não necessariamente significam filmes ruins. O problema de “Pica Pau: O filme” foi único e exclusivamente contar com o carisma do personagem principal. A historia se revela mais do mesmo tornando assim uma comedia morna e o uso de CGI não resolve problemas de roteiro e direção. Para as crianças pode ser uma grande diversão, já para os adultos que buscam rememorar a infância, nem tanto.
Nota 2,5/5
Tatiane Barroso: Jornalista de formação Cinéfila por vocação. Gosto de gente, bicho e planta, não necessariamente nesse ordem. Alucinada pela cultura Japonesa. Acredita que não existam filmes ruins, mas sim dias ruins para assistir determinados filmes.
Não sabia que esse filme foi feito para o público brasileiro, ainda mais levando em consideração que os estúdios sempre estão em busca de dinheiro.
Essa é a segunda resenha que leio no blog em que diz que o filme decepciona pra os adultos.
Talvez seria um pouco melhor se eles incluíssem no filme os antigos personagens.
Não vou assistir esse filme no cinema, vou esperar pelo dvd.
Ola Camila!
Site de classificações de filmes, como Rotten Tomatoes, nem se quer emitiram uma nota sobre o filme. Achei estranho e comecei a pesquisar, foi então que descobri que Pica-Pau:O Filme seria lançado somente no Brasil devido a popularidade o personagem aqui. Justamente por os estúdios estarem sempre em busca de dinheiro a Universal optou em fazer esse filme teste para ver se terá ou não retorno( financeiro) com esse personagem. Fazer um filme deste não é uma má ideia, mas a proposta do filme é que não foi boa. Ele serve mais para angariar novos fãs para o Pica-Pau deixando de lado quem cresceu assistindo o desenho. Concordo quando diz que essa é uma opção para DVD.
A história do pica-pau é muito queria pelos brasileiros mesmo, tanto que até hoje é reprisado, interessante isso de o filme ter sido feito para esse público. Sobre o filme pude perceber que faltou um algo a mais qua do li as resenhas aqui do blog e através do próprio trailer, e realmente, acho que seria interessante se não tivessem deixado de fora outros personagens como o Zeca, Leoncio… mas para as crianças pode ser algo diferente e realmente bom de se ver em família.
Ola Bárbara!
Acredito que o intuito do filme seja apresentar o personagem Pica-pau para um novo público, que não está muito familiarizado com o personagem. Mesmo apresentando o personagem em um história mais do mesmo ela poderia ter sido contato de um forma melhor. Mas para os pequenos será diversão na certa.
Esse era meu medo mesmo, me decepcionar com o filme, estou pensando seriamente em não ver, poxa pica pau marcou minha infância e assisto até hoje, não quero que estraguem isso kk
Beijos!
Ola Aline!
O filme em si não consegue estragar o personagem, mas pra quem cresceu assistindo Pica-Pau fica aquela lembrança nostálgicas que não é suprida pelo filme. Mas caso tenha sobrinhos e primos pequenos é uma ótima opção de filme para leva-los ao cinema. Mas se esse não for ocaso e bom aguardar o DVD ou serviço streaming.
Eu queria ver esse filme, porque gostava bastante do desenho. Mas já percebi que também vou me decepcionar bastante com o filme. Eu acho que eles deveriam ter colocado mais personagens do desenho, não apenas os pica pau. E é uma pena que esses novos personagens sejam tão rasos. Eu nem pretendo ver esse filme :/
Beijos!
Rafaela,
É muito ruim quando um filme não atende as nossas expectativas. Confesso que fiquei bastante entusiasmada quando anunciaram um filme nos moldes de live-action para o Pica- Pau que tinha tudo para ser um bom filme, mas não foi isso que aconteceu.
Fiquei interessada em assistir nos cinemas o filme do Pica Pau, afinal fez parte da minha infância seus desenhos. Mas não sou fã de animações que misturam gente com desenho. E outra, como vc disse o filme é bom para quem não conhece o Pica pau, para os pequenos. Valeu pela dica!
Um beijo
Eu gostava muito do pica pau e até estava animada com o filme, mas já percebi que também vou acabar me decepcionando. Esse filme poderia ser muito melhor, mas acho que só as crianças ou quem não assistia os desenhos pode gostar mesmo. Eu com certeza não vou ver no cinema, talvez até vejo quando sair em dvd, mas ainda nem sei se vale a pena…
Bjss ^^