Crítica “O Predador”
Em 1987 (sim, acredite!) um filme foi lançado e fez muito sucesso e se repetiu na TV brasileira. Nele um grupo de homens altamente treinados nas armas e lutas ficaram encurralados em floresta com ares amazônicos por criatura alienígena que por motivos desconhecidos queria matá-los um a um com requintes de crueldade. E assim temos o primeiro “O Predador” que teve seu sucesso amparado por um Arnold Schwarzenegger ainda em início de carreira, mas já propriamente com a envergadura de um Exterminador do Futuro. Assim, fez muito sucesso.
Décadas se passaram e pela falta de criatividade ou pela simples nostalgia muitos desses quase filmes clássicos voltaram com continuações. Aliás, continuam voltando, pois em breve teremos a tão aguardada continuação de “Exterminador do Futuro 2”.
Pois bem, “O Predador” de 2018 é uma feliz continuação. Atualizada com frescor, respeitando suas origens, tentando introduzir um contexto aceitável. O sucesso do primeiro filme é pautado no embate dessa implacável criatura dotada de força e tecnologia notoriamente superior ao dos humanos, enquanto que esses pobres seres tinham que contar com sua própria criatividade em estudar o adversário e inventar armadilhas mortíferas.
É interessante que “O Predador” atual usa as mesmas artimanhas, a mesma ideia do primeiro filme e nos apresenta um história cheio de graciosas atualizações. Temos uma criatura aperfeiçoada que não somente usa a Terra como campo de diversão, mas com um fundo ambientalista, se é que é possível tal associação.
Ainda existe uma grande vulnerabilidade humana frente aquela criatura destruidora.
O predador está na terra aparentemente para uma luta pessoal e acaba envolvendo os humanos. A velha formula da família não é esquecida e incrivelmente funciona bem aqui.
Tudo bem, os elogios só aumentam e você se pergunta onde está o lado ruim dessa história. Pois lhe digo que talvez não tenha propriamente nenhum. Finalmente temos um filme relevante se pensarmos que a franquia Predador já foi bagunçada com outros filmes anteriores controversos, como “Alien Vs Predador”. O Predador de 2018 é um quase despretensioso assim como o primeiro. É provável que isso se deva ao fato do diretor do atual filme tenha feito parte do primeiro. Talvez o único problema sejam dois: primeiro o ritmo acelerado imposto pelos filmes da atualidade e, em segundo lugar, a sua expectativa.
Nota: 4,2 de 5
O Predador (The Predator. EUA, 2018)
Direção: Shane Black
Roteiro: Fred Dekker,Shane Black
Elenco: Boyd Holbrook, Sterling K. Brown, Keegan-Michael Key, Olivia Munn, Yvonne Strahovski, Trevante Rhodes, Jacob Tremblay, Alfie Allen e outros
Produção: 20thCentury Fox
Distribuição brasileira: Fox Film Brasil
Trailer Oficial: