Críticas

Crítica: Novela Viver a Vida terminou sem antes começar.

Lilia Cabral e José Mayer em cena do último capítulo de Viver a Vida (Foto: Divulgação)

Para quem acompanhou a novela Viver a Vida de Manoel Carlos sabe que podemos resumir: uma modelo linda sofre um acidente e fica tetraplégica. No meio da novela, ela troca o gêmeo careta pelo gêmeo “irreverente”. No final, ela se casa e tem gêmeos.
A novela Viver a Vida transformou em Passione na nova das oito a mais esperada de todos os tempos. Seu último capítulo foi muito chato como sempre acontece em toda novela. Tão chato que, de novo, mas pela última vez, Teresa (Lilia Cabral) disse que não perdoava Helena (Taís Araújo) por causa do acidente de Luciana (Alinne Moraes).
Os clichês de sempre (casamentos, nascimentos, personagens felizes para sempre) foram apresentados numa sequência de acontecimentos previsíveis. E o que dizer da maneira como Luciana e Helena se descobriram grávidas? A primeira teve um enjoo no café da manhã. A segunda simplesmente acordou no meio da noite e disse: Estou grávida. Pastelão? Premonição? Download durante o sono?.
Mas nem tudo em Viver a Vida poderia ter sido perdido.A novela foi firme na proposta de tratar de superações e expor (mesmo que com o exagero das novelas) a problemática dos cadeirantes. Como tetraplégica, Alinne Moraes roubou a novela. Colocou a protogonista Helena em segundo plano (em muitos momentos, em terceiro plano).
No entanto para mim a única personagem que vai deixar saudade, assim dizer é a a Isabel de Adriana Birolli. Uma vilã que não matou ninguém. Só aprontou. A cena em que colocou som alto, atrapalhando a primeira transa da irmã, só não foi a melhor do último capítulo porque, ao final de tudo, já encerradas todas as tramas, apareceu o maestro João Carlos Martins regendo Beethoven diante de uma plateia de pessoas que se superam todos os dias.

De resto, Viver a Vida foi uma novela que terminou sem nunca ter começado.

Até a qualquer momento…

@philipsouza

Obs: Como todos podem notar, nessa próxima semana o ENF, contará com o apoio de uma nova autora aos fins de semana. Trazendo coisas novas para vocês. O ENF é de minha autoria, com o apoio dela, que vem para acrescentar nos fins de semana. Essa semana aguarde, irei revelar quem é, o que ela vem aprontar. Será um ponto positivo nos fins de semana, então leitores amigos, podem por ela numa fria, porque ela está pronta para o desafio.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

14 comentários sobre “Crítica: Novela Viver a Vida terminou sem antes começar.

  • esta novea é mais com clichêsão do maneco:

    pessoas ricas que moram no leblon e vivem a vida através de dramas fúteis.

    maravilhoso ele mostrar o tema dos cadeirantes,mas vamos combinar??

    a realidade brasileira é outra….INFELIZMENTE todas as ”lucianas ” deste brasil n tem pai rico,fisioterapeutas de plantão,um médico bonitão como marido,etc,etc,etc…..acho que rola muita glamurização nas novelas dele.

    o único final real quem teve foi o benê.

    fora isso,uma novela sem sal,sem ação,sem vilão…

    pobre da aís araújo,que foi desperdiçada na novela,nem apareceu.

    ótima trilha sonora e ótimas interpretações de lilia cabral e aline moraes….

    fora isso,uma novela DISENSÁVEL

    BJBJBJBJ lippeeeee

    Resposta
  • Philip, o que eu não gostei foi o “que amoroso” entre os personagens da novela Lilia Cabral e José Mayer, fala sério, literalmente o cara é puto de cachorro e ela ainda sente pena?!

    Hua, kkk, ha, ha, no caso da gravidez, ele tinha de acelerar a história, por isto cortou as parte hot da trama (pelo menos no último capitulo).

    Fique com Deus, menino Philip Rangel.
    Um abraço.

    Resposta
  • E eu ainda não sei por que vejo novelas, hahaha…
    Talvez seja pra chorar com histórias como a do grande maestro.
    Chorei mesmo. Não nego.

    Resposta
  • Achei meio sem sal e previsível tb… Mas valeu a pena somente pelo final…aquela orquestra foi MARAVILHOSA!!!

    beijão Philip!!!!

    Resposta
  • A paraplégica tendo gêmeos foi um horror de apelação como se não bastasse a Cabral voltando com o Mayer.Muita apelação ou tratar as noveleiras como estúpidas.Em tempo: Só vi lances da novela e acompanhei em blogues especializados.

    Resposta
  • Até que enfim essa coisa chata terminou…sonho um dia em que as novelas brasileiras abordarão temas sérios ou não, mas com um texto de qualidade, como os de algumas séries de outros paises, sem esse pastelão desnecessário…tomara que o Manoel Carlos se aposente agora, ou no mínimo o Zé Maier, pq ele pra galã não dá mais! KKK!

    Resposta
  • Novela é tudo igual… nem vejo mais rssss… Ver novela é entrar numa fria totalmente!!! hehehe…

    O blog Vi e Ouvi Por Aí juntamente com a parceria da Loja do Altivo esta sorteando um livro para seus leitores. Passe lá e participe!!!!

    Beijosss e ótimo final de semana!!!!

    Resposta
  • Ah cara, passione está nas alturas. Quero só ver se vai responder as nossas espectativas!

    Abração, gosto das suas críticas!

    Resposta
  • Eu também, não gostei….
    MUita coisa, muita história, para pouco final…
    O autor acabou se perdendo, quando viu a reprovação da Helena (Taís Araujo)….
    Essa atriz, é muito “atual” para ser uma das Helenas de Manoel Carlos….
    Beijosssssssssss

    Resposta
  • Oi Phil, tudo bem ?..Então..
    Quando a novela viver a vida entrou no ar, todos estavam esperando aquele drama que “sómente” o Manoel Carlos sabe escrever. Mas o telespectador não sabia, que excepcionalmente nesta novela, além de Manoel Carlos, havia mais 7 aprendizes de autores escrevendo, como se fosse um estágio.A novela foi banal, muitas vezes fútil…Apenas o núcleo deu um show, e descordo com você quando diz que Aline Moraes roubou a novela.Pra mim o personagem “rico”, que Aline Moraes interpretou, foi o melhor personagem da novela, seguido da Teresa e de Isabel juntos..
    Se a Taís Araújo tivesse feito o personagem cadeirante ao invés de Aline, seria tão bem feito quanto tal, ou seja, o personagem era pra roubar a cena propositalmente.É uma questão de interpretar o que o autor quis passar.
    Enfim, é o que eu penso.

    Abraçããão.

    Resposta
  • OI! Você passou no meu blog esses dias ,então vim fazer uma visita aqui, e sabe gostei do que vi1 vou seguir-te também, ah em relação ao post, realmente uma novela nunca foi tão esperada como passione (a não ser a reprise de o clone), eu não gosto muito de novelas mais como não tem nada passando eu assistia a Viver a Vida, realmente Isabel deixará muuuuitas saudades, porque o resto, a novela foi tão entediante que eu não aguentava maaais, ainda bem que acabou, ou começou, ou sei lá passou. falow abraço.

    ( ah respondendo uma pergunta sua , eu ainda não estou na facul não, foi por pouco que eu não entrei, ainda bem por que eu teria desistido de ADM)

    Resposta
  • Sinceramente n concordo com as criticas a essa exelente novela teve certas coisas como alguem ai disse muitas cadeirantes n tem o dinheiro e a ajudsa q a Luciana teve mas tambem a novela n retratava as dificuldades de uma “Luciana” pobre ,mas sim uma menina mimada e acostumada a ter td de mao beijada e de repente aprende de uma maneira mais dificil a ser mais humana e a lutar pela vida,e ultrapassar todos os obstaculos dessa sua nova condiçao de vida … E houve alguem ai q disse q achou o fim da picada a Luciana ter gemeos ,mas a Luciana era dificil ela engravidar porcausa da sua condiiçao mas depois de engravidar tinha q ter cuiidados redobrados mas podia sim ter filhos como no Brasil e pelo mundo milhares de mulheres nessas condiçoes tem filhos cada vez com menor dificuldade.Para quem disse q a Novela foi sem graça pq n teve a maldade e viloes da normalidade das novelas eu achei optimo q houvesse uma novela assi pq o mundo ja tem tanta maldade q n precisa q a gente veja uma novela para ver a maldade basta abrir a janela e sair de casa ….

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.