Missão: Impossível. Acerto de Contas. Parte 1 | Crítica
Ao lado de Star Wars, 007 e Rock a franquia “Missão Impossível” é uma das mais antigas e longevas do cinema, mas ao contrário das outras Missões Impossível esta é cada vez mais preocupado em entregar um produto de qualidade para os espectadores.
A pouco menos de um ano Tom Cruise nos agraciou com “Top Gun: Maverick” um filme também estrelado por ele e que o próprio se esforçou bastante para entregar uma obra bem feita tecnicamente, com uma história emocionante que vai deixar um legado. Nada diferente neste sétimo filme de “Missão Impossível” que se mostra conectado com o espírito do tempo, ou seja zeitgeist, onde a discussão sobre inteligência artificial tem tomado conta dos noticiários.
A primeira vista “Acerto de Contas” começa com uma prólogo que dita todo o resto do filme ao estilo 007 e Tom Cruise como Ethan Hunt nos presenteando com o melhor do cinema de ação que nos faz sentir com dinheiro bem pago.
Assim também o longa possui todos os elementos de um bom filme que nos prenda atenção precisa: cenas de ações empolgantes e extremamente coreografadas, um alívio cômico na medida, vilões convincentes. Aliás, e que vilão! Usar inteligência artificial para ser o vilão da história é o ponto alto do filme, enquanto que o ponto fraco é o nome Entidade que é tão pueril.
Ao mesmo tempo que “Missão Impossível: Acerto de Contas” olha para o futuro ele não esquece o passado. Em vários momentos do longa ele faz referências ao primeiro capítulo da série dirigido por Brian de Palma.
Enquanto Christopher McQuarrie busca por sua identidade própria, daqui a algumas semanas MI vai esbarrar na briga de cachorro grande entre “Barbie” vs “Oppenheimer”, mas se depender dele sozinho tem todas as chances do mundo de ser uma das maiores bilheterias do ano.
Créditos:
Missão Impossível: Acerto de Contas Parte 1
Direção: Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Hayley Atwell, Ving Rhames, Simon Pegg, Rebecca Ferguson
Produção: Tom Cruise e Christopher McQuarrie
Roteiro: Christopher McQuarrie e Erik Jendresen
Edição: Eddie Hamilton
Cinematografia: Fraser Taggart
Design de Produção: Gary Freeman
Distribuição: Paramount