Crítica: Homem Aranha: No Aranhaverso
O filme o Homem Aranha: No Aranhaverso é uma declaração de amor ao universo dos quadrinhos e ao personagem Peter Parker.
Coube-me a tarefa mais difícil, porém grata, de escrever a critica do filme Homem Aranha: No Aranhaverso e já começo elogiando o excelente trabalho dos diretores e roteiristas em mesclar com maestria os universos paralelos existentes dentro do Universo do Homem Aranha, bem como uma animação estilizada e vibrante que em determinados momentos nos remete a leitura de uma revista em quadrinhos. De forma muita simples o roteiro trabalha a aparição e a junção dos Homens, Mulheres e Porco (sim você leu certo porco) Aranhas a história de Miles Morales sem tirar o foco da narrativa principal. Ficou confuso!? Deixa que lhe explique.
No filme Homem Aranha: No Aranhaverso somos apresentados a Miles Morales, adolescente negro com descendência hispânica morador do Brooklyn. O primeiro ato do filme consiste na apresentação do personagem Morales, sua relação com a família em especial com seu pai policial e sua mudança de uma escola publica para uma escola elitista. Miles tem uma abordagem mais urbana e descolada ao contrario de Peter. Miles se interessa por grafite e escuta hip hop e rap enquanto Peter é mais introvertido e gosta de fotografia. Mas a paixão pela ciência é o ponto em comum dos dois personagens.
No segundo ato do filme devemos prestar atenção também nos vilões, pois se tratando de universo paralelo a historia oficial do Homem Aranha algumas mudanças são significativas e cruciais para desenvolvimento da narrativa e na formação de Morales como Homem Aranha.
Se você só conhece a historia do Homem Aranha no cinema pode achar um pouco estranha essa nova abordagem para o personagem, mas Miles Morales como Homem Aranha existe nas historias em quadrinhos da Marvel desde 2011. Em tempos em que a diversidade e representatividade ganham cada vez mais espaço e chamam atenção do publico Homem Aranha: No Aranhaverso vem no momento certo, pois a mensagem principal do filme é que qualquer pessoa pode usar a mascara do Homem Aranha.