CríticasNetflix

Crítica | História de um casamento

Uma trama de amadurecimento para adultos que teima em não ceder ao piegas.

Por Rafael Assis

“História de um Casamento” apresenta seus personagens como um casal amoroso já em sua primeira cena. Perspicácia de um roteiro que passará toda a sua duração num lentro processo de desconstrução de cada um deles.

Escrito e dirigido por Noah Baumbach, o filme se dedica mostrar muito mais do que falar sobre quem são os protagonistas e como suas características mais elogiáveis são também parte do defeitos que levam uma relação ao fim, numa história humana e verdadeira.

Se o cinema nasceu a partir do retrato de situações banais e cotidianas, sua história o fez a arte que por excelência permite que a ficção possa transbordar de emoção. É na união perfeita dessas duas formas de contar histórias que a trama se permite retratar o fim da relação de Nicole e Charlie (Scarlet Johansson e Adam Driver) com tamanha sinceridade que emociona e encanta, como um filme deve ser.

A trama simples acompanha as idas e vindas de um processo conturbado de separação, onde mágoas atravessam boas memórias e o sistema de litígio ameaça destruir qualquer chance de conciliação entre as personagens. Sem profundas reviravoltas, o filme e os atores nos entregam as informações sem alarde, equilibrando a natureza de cada um de modo que minutos depois de apoiarmos as atitudes de um, nos vemos julgando mentalmente a mesma pessoa por um erro cometido.

Além de um acerto do texto e da direção, mérito absoluto das atuações, que apesar de realizadas sem extravagância, são a janela das almas dos personagens. Seja num choro contido ou numa explosão de raiva e frustração, num olhar dissimulado da advogada prestes a convencer uma cliente ou numa pequena hesitação ao cumprimentar a companheira com quem a pouco tempo dividia uma vida, tudo compõe a realidade das emoções com precisão. Se por si só, este detalhes já enchem os olhos, quando ocorrem em longos monólogos preenchidos com uma mise em scene que valoriza a emoção construída e reforça a realidade dos acontecimentos, premiações e indicações são o mínimo que se espera.

Tudo mais no filme serve ao texto a à atuação. Uma fotografia competente é aliada a uma direção de arte que reforça os distanciamento que se avulta. A trilha ajuda a criar os momentos de emoção e a edição brinca com o tempo da trama, com os cortes dando o ritmo que o roteiro pede. Alongando-se em momentos de tensão com longos planos ou cortes bem marcados nos momentos de alívio, outro mérito de Baumbach.

Estes momentos, sempre sarcásticos e prontos a colocar mais lenha na fogueira dos nossos julgamentos por tudo que acontece na tela, deixam espaço também para a beleza das inconstâncias da vida, com enormes “e se…” que, se não encontram espaço na narrativa, ao menos servem de lições para nós. Afinal, descobrir a história de um fim é sempre uma ótima ferramenta para quem acredita em eternos começos.

Ficha técnica

História de um casamento (Marriage Story, 2019)
Direção e roteiro: Noah Baumbach
Elenco: Scarlett Johansson, Adam Driver, Laura Dern, Alan Alda, Ray Liotta, Julie Hagerty, Merritt Wever
Edição: Jennifer Lame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.