Crítica | Ford vs. Ferrari
Ford vs. Ferrari (2019)
Direção: James Mangold
Roteiro: Jez Butterworth, John-Henry Butterworth, Jason Keller
Elenco: Matt Damon, Christian Bale, Caitriona Balfe, Tracy Letts
Estreia nesta quinta feira nas telas do cinema, o longa “Ford vs. Ferrari”, estrelado por Matt Damon e Christian Bale. E se você como eu, é um fã de corridas, considere este longa um excelente presente! Emoção, adrenalina, velocidade e competição são explorados ao máximo aqui, enredados pela história real do visionário designer automotivo americano Carrol Shelby (Damon) – que criou os icônicos Shelby Mustang e Shelby Cobra – e do piloto britânico Ken Miles (Bale) – um verdadeiro “deuso” da corrida – os quais deixaram suas assinaturas na história do automobilismo mundial.
Juntos, eles partem para o combate ao corporativismo que envolve o esporte automobilístico, ultrapassando o mero sentimentalismo e a competição que motiva os pilotos e as equipes de corrida. A perspectiva corporativista sobre a qual o filme ele é colocado, o eleva na prateleira clichê do universo de filmes automobilísticos, e mesmo que os interesses financeiros e a disputa pelo mercado na indústria automobilística sejam usados de forma inteligente para conduzir e nortear a trama, é possível se sentir parte do todo no desenrolar dos fatos e na dinâmica apresentada pela história, que consegue transmitir toda a emoção de uma corrida.
“As corridas são uma grande alegoria para quase tudo na vida. Mostram quão perto podemos chegar, em um momento, do triunfo ou destruição”, James Mangold, diretor do filme.
A Montadora Americana, não economiza energia e esforços na briga pela frente nas 24 Horas de Le Mans nos anos 60, a saber, uma corrida que apesar de clássica é completamente insana, (acreditem, pois o é). Naquela época, o ponto fraco dos carros eram os freios, e correr a mais de 340km/h em um carro que poderia simplesmente não parar, não pode ser considerado uma decisão de uma pessoa meramente mortal e sensata. Os caras eram simplesmente insanos!
“Ford vs Ferrari” ainda se destaca entre os demais do setor, por que consegue transmitir tanto a visão do competidor, quanto a do investidor. Deixando claro que o esporte em si se sustenta não apenas pela velocidade e paixão de competir, mas também por uma indústria que visa o lucro a qualquer preço.
Pois bem, meu querido leitor do nosso estimado blog, se vc está afim de uma adrenalina com emoção, aproveite o clima desta semana de F1, e vá ao cinema prestigiar esta arte em formato de filme! Levem as crianças!
Assista aqui ao trailer:
Pingback: Cinema | Confira a lista dos indicados ao Oscar 2020 | Entrando Numa Fria