[Crítica] Filme: “Maria do Caritó”
Maria do Caritó (Brasil, 2019)
Direção: João Paulo Jabur
Elenco: Lilia Cabral, Gustavo Vaz, Juliana Carneiro da Cunha, Leopoldo Pacheco, Larissa Bracher, Kelzy Ecard, Fernando Neves, Alice Assef
Distribuidor brasileiro: Imagem Filmes
Sinopse: Às vésperas de completar 50 anos, Maria do Caritó (Lilia Cabral) vive em uma pequena cidade do Nordeste em meio a simpatias para que, enfim, consiga se casar. Prometida a São Djalminha assim que nasceu, devido a um parto difícil, ela nunca encontrou um companheiro de verdade. Entretanto, suas esperanças ressurgem com a chegada de um circo, já que uma cartomante lhe disse que seu pretendente seria um homem de fora.
Maria do Caritó (Lília Cabral) foi prometida em casamento pro santo Djalminha pelo seu pai desde que nasceu e para que isso aconteça ela deve preservar sua virgindade. Cansada de passar vontades, Maria resolve buscar alguém para casar e coincidentemente um circo de forasteiros aparece na cidade e ela conhece Anatoli (Gustavo Vaz) que ganha seu coração. Anatoli e sua mãe planejam fazer Maria acreditar que se casará com ele para que possa participar do circo e, assim, atrair o público já que ela era vista como santa pela cidade inteira.
“Maria do Caritó” é um filme tipicamente brasileiro que nenhuma produção estrangeira consegue copiar. Com a cultura da região pobre do Brasil, os personagens se tornam únicos e bem característicos com seus sotaques, vestimentas e costumes. O longa mistura a cronologia fazendo o público não saber exatamente em qual época se passa, já que ao mesmo tempo em que as vestimentas, o modo de linguagem parecem muito com uma época arcaica, a personagem utiliza um protetor labial Nivea e canta canções recentes.
O filme nos tira boas risadas e sua ambientação e linguagem lembram “O Alto da Compadecida” (Guel Arraes, 2000), utilizando muito de cordel e ao mesmo tempo uma atuação circense. Lília Cabral foi uma ótima escolha para representar Maria do Caritó e representar também o cinema brasileiro por ser uma atriz de grande talento e bem reconhecida nacionalmente.