CinemaCríticas

Crítica do Filme “Feito Na América”

por Tatiane Barroso

Diante de oportunidades da melhora financeira, algumas pessoas tendem a ser ludibriadas pela ganancia e assumir certos riscos. A historia do longa gira em torno da vida e trabalho de Barry Seal (Tom Cruise) piloto de aviões que trabalhou para CIA enquanto traficava drogas e armas para o cartel de Medellín.

Aproveitando a onda de filmes e séries que exploram a temática cartel de drogas, seus chefões e a ação de governos para aniquilar esse sistema, “Feito na America” (American Made2017) relata a história verídica de um dos operadores desse sistema. Longe de ser mais do mesmo o filme, de forma cômica, utilizando flashforward, explora os motivos que levaram Seal a atuar com agente duplo, ora trabalhando para o governo norte americano, ora trabalhando cartel de Medellín.  

Em uma ótima atuação Cruise retorna a um personagem que o consagrou em décadas passadas, bem como retoma sua parceria com Liman (No Limite do Amanhã, 2014). De forma humana e carismática o ator nos apresenta o impulsivo e fanático por adrenalina Barry Seal ao longo de sua jornada e, mesmo sabendo de suas contravenções torcemos por ele ao longo da história. O filme mistura de forma coesa e concisa cenas de ação e aventura envoltas em belíssimas paisagens, oscilando entre a ensolarada e tropical Colômbia e a região fria e rural do estado do Arkansas, nos Estados Unidos.

 

 

O filme em alguns momentos chega a ser um retrato feio e distorcido do tão propagado American Way of Live. O personagem principal ávido em proporcionar uma boa vida a sua família opta por meio escusos para conseguir dinheiro. Outro ponto que merece a nossa atenção são os modus operandi operantes nada ortodoxos do governo norte americano em relação a política externa nos anos 80 em  relação a America Central. Um pouco mais longo do que deveria ser, ainda assim, as relações de poder são bem delimitadas no decorrer do longa.

O filme é recomendado para todos os curiosos pelo lado mais cru das relações políticas na América dos anos 70/80, assombrada pelo medo do comunismo.

 

 

Nota: 3,5/5

Tatiane Barroso:  Jornalista de formação Cinéfila por vocação. Gosto de gente, bicho e planta, não necessariamente nesse ordem. Alucinada pela cultura Japonesa. Acredita que não existam filmes ruins, mas sim dias ruins para assistir determinados filmes.

19 comentários sobre “Crítica do Filme “Feito Na América”

  • Tatiane só o fato do filme ser com Tom Cruise já vale a pena kkkkkk esse é um dos filmes que adicionei a lista para assistir,minha lista de filme,livros e séries só cresce kkk e tempo que é bom, não tenho hehehehe fico chateada quando gosto do ator mas ele é bandido kkk minha consciência pesa pois fico torcendo pelo vilão kkkk sei que no final eles sempre se dão mal e isso acaba comigo kkk mas com certeza vou assistir! Abraços

    Resposta
    • Sara gosto mais do Tom Cruise quando ele não é o mocinho do filme, pois assim vemos o quando bom ator ele é. No filme Colateral Cruise estava fantástico como vilão. Bom filme pra você! Abraços

      Resposta
  • Eu nunca tinha ouvido falar desse filme, só conheci ele essa semana porque vi que ele era o filme que tinha a melhor nota no IMDb desse ano. Mas acho que não vou gostar muito desse filme não, não parece ser o tipo de filme que eu gosto, e eu nem sou muito fã do Tom Cruise. E esse filme nem parece ser tudo isso para estar com uma nota tão boa hahaha

    Resposta
    • Eu achei que tanto no quesito roteiro/narrativa, quanto em execução do filme, ele foi bem elaborado, mesmo com a ressalva ao fato dele ser longo. O tema é indicado pra quem gosta de história, especificamente do narcotráfico e, também pra quem gosta de perceber o jogo por trás da estrutura política. Não é a maior maravilha do mundo mas te dá uma aula de história sobre um fato que você jamais ouvirá falar na escola.
      Acho que vale a pena dar uma chance, mesmo que seja quando ele sair para home video. Voce pode se surpreender como eu que achei que ele seria uma bobagem.

      Resposta
    • Olá Rafaela! Está ai uma ótima oportunidade para você conhecer um pouco mais do trabalho do Tom Cruise.

      Resposta
      • Eu gosto de história e gosto de filmes que envolvem o narcotráfico, então acho que vou assistir ao filme sim, e pelo jeito o Tom Cruise fez um bom trabalho nesse filme (o último filme que eu vi dele foi Oblivion, que eu odiei tanto que peguei trauma do ator haha).

        Resposta
  • Olá, tudo bem?
    Sempre vejo filmes de ação que contei muita adrenalina e gostei bastante da premissa do filme. E ainda tem Tom, como não parar pra ver, né? O cara sempre arrasa em suas atuações ♥
    Adorei, beijos.

    Resposta
    • Então você vai gostar deste. Um filme bem dinâmico mesmo. Abreijos.

      Resposta
  • Oi, tudo bem?
    Gosto de filmes que são inspirados em histórias reais, mas sempre fico com um pé atras de assistir pois as vezes os produtores exageram em alguns aspectos para causarem maior impacto nos espectadores. O Tom Cruise atua muito bem, quero ver como ele se saiu neste papel.
    Beijos

    Resposta
    • Pois é, sempre que há uma adaptação sobre a realidade há uma distorção dos fatos pra ela encaixar na linguagem cinematográfica e, claro, para vender melhor. Li pouco sobre o assunto deste filme antes, então não me deparei com inconstâncias.
      Pode ver sim que o tom tá super bem.
      Beijos.

      Resposta
  • Oi Tatiane,
    Mesmo com Tom, que está ficando velho, mas continua gato, eu não pretendo assistir a esse filme. Achei político demais, mesmo mostrando o Tom mais humano, com defeitos: ganância e busca pela adrenalina. Uma curiosidade que ouvi falar desse filme é que o próprio Tom pilota o avião, sem necessidade de dublês e tals…
    Um beijo

    Resposta
    • Tbm achei ele um gato, mesmo mais velho e, adoro o fato dele não usar dublê. Um maluco aventureiro mesmo.

      Resposta
  • Eu não sou tão fã de filmes políticos não, mas adoro um bom filme de ação e pelo trailer deu pra perceber que tem cenas ótimas, e os filmes de ação do Tom são sempre bons, vou procurar pra assistir e depois digo o que achei dele 🙂

    Resposta
    • Tem umas cenas ótimas, sempre com um ar de aventura e uma pitada de suspense. Pode ver que você vai gostar.
      Beijos.

      Resposta
  • Eu adoro os filmes do Tom Cruise, eu acho ele um ótimo ator (e lindo também hahaha)!! Estou querendo muito ver esse filme, eu assisti o trailer dele essa semana, e o filme parece ser muito bom. Eu nem sou a maior fã de filmes de ação, mas acho que vale a pena ver esse *u*
    Bjss ^^

    Resposta
  • Eu adoro filmes assim, confesso que é o tipo de livro que eu e meu namorado mais olhamos. Este ator realmente dá moral aos filmes. Ainda não conhecia este, irei ver se tem na locadora da minha cidade. Excelente indicação!

    Resposta
  • Yasmine!
    Bom ver que o filme além do maravilhoso do Tom Cruise, traz uma grande crítica ao governo americano.
    Deve ser muita ação e muito perigo que o protagonista passa, afinal, trabalhar para o narcotráfico ao mesmo tempo que para o governo, é altamente perigoso, né?
    Desejo um final de semana maravilhoso!!
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    PS: Tem duas críticas do mesmo filme aqui?

    Resposta
  • Oie, tudo bem?
    Certeza que todo mundo aqui em casa vai gostar desse filme, filmes com o Tom, e ainda por cima com politica. E com certeza com muitas cenas de ação. Aposto que vai ser um filme que vamos assistir nesse final de semana ainda. Adorei a dica.
    E parabéns pela crítica, gostei da forma como destacou os pontos positivos e negativos, me deixou bem curiosa 😀
    Beijos!

    Resposta
  • Como comentei no outro post do filme, não tenho interesse de assistir esse filme, nem com o Tom Cruise nele.
    Nao gosto de assistir filmes com o tema que foi abordado nesse, mas achei interessante o fato deles mostrarem que um pais para se manter no poder não mede esforços para fazer.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.