CinemaCríticas

Crítica do Filme “A Morte Te Dá Parabéns!”

A Morte Te Dá Parabéns : Poster“A Morte Te Dá Parabéns” acompanha o último dia na vida de Tree Gelbman (Jessica Rothe), uma universitária, assassinada por um mascarado no dia de seu aniversário. Tentando descobrir o responsável pelo crime, ela volta a esse dia várias vezes e se vê presa em um ciclo entre vida e morte em busca da solução de seu próprio assassinato.

Ficha técnica: 
Diretor: Christopher Landon
Roteirista: Scott Lobdell
Elenco: Jessica RotheIsrael BroussardRachel Matthews, Ruby Modine, Charles Aitken, Jason Bayle, Phi Vu 

 

Revitalizando os filmes de assassinos mascarados dos anos 1990, “A morte te dá parabéns” não se leva a sério e, entrega ao espectador suspense e diversão em um filme de terror. Acompanhando um dia na vida de uma universitária, bonita e grosseira, que faz parte do topo da cadeia de popularidade e beleza do campus no qual estuda, a proposta é mesclar filmes como “Feitiço do Tempo” (Groundhog Day, 1993) com “Pânico” (Scream, 1996). Após um dia comum de sua vida, ignorando as pessoas, sendo mal educada e reforçando sua ideia de que a estética permite qualquer atitude, Tree (Jessica Rothe), é assassinada por um desconhecido, usando uma máscara com o rosto de um bebê. Logo após sua morte, a personagem volta a vida na manhã do mesmo dia, tendo assim, a chance de tentar se livrar desse fardo. Como ela sempre acorda no quarto de Carter (Israel Broussard), a cada sequência de retomada da vida, a relação entre os dois vai se estreitando, a medida que o dia transcorre.

 

 

O melhor de “A Morte Te Dá Parabéns” é o fato dele não tentar ser uma comédia de paródia ou um terror pautado em sustos. As piadas apenas acontecem e, o suspense também. O fato dele ser feito após vários filmes do gênero, e a facilidade com a qual se prevê o que vai acontecer, não impede o prazer de rir ou se assustar. O olhar flui pela tela, ao entender por meio das dicas dadas de onde devemos esperar o próximo movimento. Os sustos são poucos, mas a tensão gerada pela dúvida de quem é o executor de Tree, mantém o clima proposto, no desenvolvimento do filme.

Visualmente, ele foi feito para ter o ar da felicidade utópica da vida universitária, durante um período de comemorações. As sequencias em lugares escuros não são confusas ou ofuscadas. O diretor usa de cores quentes, saturadas,  para destacar alguns pontos de foco – como em uma cena executada em um ambiente escuro – em tons de preto, cinza e marrom, que é finalizada em frente a um vitral colorido. As atitudes tomadas a cada retorno, demonstram a mudança de intenção da protagonista, que em princípio é como Regina George e ao fim está tão doce quanto Andie. As feições mal humoradas de Jessica são substituídas por ironias e sorrisos de alguém que ao perceber que a morte está por perto, opta em viver de maneira intensa e honesta o que resta de vitalidade.

 

 

Recomendado pra quem quer se distrair revivendo o cinema de terror de vinte anos atrás, esse filme é a garantia de que essas sensações serão revividas.

Nota 3,5/5

Assista ao trailer:

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

6 comentários sobre “Crítica do Filme “A Morte Te Dá Parabéns!”

  • Ola Yasmine,
    Eu nao sou fa de filmes de terror, então não planejo ver esse filme.
    Eu cheguei a ver o trailer e eu achei um pouco confuso e tirando a parte de sempre voltar a viver o mesmo dia em que morre pensei no filme do pânico tmb.
    Pela sua resenha, mesmo o filme não tendo muitos sustos parece que agradou.

    Resposta
    • Olá.
      A vantagem desse filme, pra vc que não gosta de terror é o escape cômico. As situações são tão divertidas que o que permanece de tensão te deixa curiosa pra saber o final.
      Se vc assistir, me conte depois o que achou.
      Abraços.

      Resposta
  • Eu vi o trailer e achei que fosse algo no estilo Todo mundo em pânico.
    Não sou muito fã de filmes de terror escrachado.
    Mas, achei interessante o dia sempre recomeçar, dando uma oportunidade a personagem de não morrer.
    ODIEI essa fantasia com cabeça de criança. Achei bem bizarro.
    Parece que o filme tem alguns pontos positivos, mas mesmo assim não fiquei com vontade de assistir.
    Bjs

    Resposta
    • Oi,
      Pelo trailer eu tbm pensei isso, mas no fim, ele é menos caricato que o “Todo Mundo em Pânico”. Essa máscara de bebê, realmente é muito, muito estranha mesmo.
      Beijos.

      Resposta
  • Yasmin!
    Filmes de terror com uma pitada de comédia, é bom de assistir, porque diverte, mesmo que algumas vezes sejam um tantinho trash..
    E mesmo que os autors não sejam conhecidos e não tragam tanta repercussão, creio que é bom assistir para termos uma noção de quem são e como tudo se passa.
    Desejo uma semana maravilhosa e florida!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy

    Resposta
    • Exatamente Rudy.
      Esse filme é mais uma aventura aterrorizante que um terror puro.
      Dá pra dar altas risadas.

      Abreijos.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.