Crepúsculo: A saga (parte 3)

Cinema

O sucesso de Crepúsculo foi tão grande que a série inteira vai ganhar uma versão cinematográfica. O primeiro livro já virou filme, e foi lançado no início de 2009. O filme Crepúsculo custou 37 milhões de dólares. Suas filmagens aconteceram entre fevereiro e abril de 2008. Nos EUA. apenas no final de semana de estréia, Crepúsculo faturou mais de 70 milhões de dólares, o sucesso foi tamanho que superou, inclusive, as bilheterias de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, e 007- Quantum of Solace. No Brasil, o filme perdeu apenas para Madagascar. Seu faturamento foi de pouco mais de três milhões de reais na primeira semana. Acredita-se que, no total, Crepúsculo seja um dos 15 filmes de maior bilheteria de todos os tempos.

No que diz respeito a fidelidade do filme em relação ao livro, para muitos, a versão cinematográfica deixou a desejar, já que várias cenas importantes do livro não estão presentes no filme ou foram alteradas.
Para os críticos, um ponto falho do filme é a locação em que Edward revela a Bella que é um vampiro. No livro, essa revelação é feita dentro do carro de luxo de Edward, em alta velocidade, no filme é na floresta, que no livro é um cenário de destaque para outras situações.
Para o crítico Rafael Kato,” a floresta é, na verdade, um marcador espacial de outra atmosfera da relação entre Bella e Edward o amor e o carinho mútuo. Do ponto de vista narrativo, o carro, com sua velocidade, e o símbolo de tensão existente quando se descobre que o Edward é um sugador de sangue. A diretora Catherine Hardwicke não esteve atenta a este detalhe e reconstruiu uma das cenas mais aguardadas pelos leitores.”
Por outro lado, a diretora Catherine acerta em, ao contrário do livro, não focar o filme totalmente em Bella. Diferencialmente do livro, que, por ser narrado pela garota, apenas são contadas as cenas em que ela está presente, no filme está lógica não é seguida, de forma que muita coisa que no livro o personagem não poderia saber é mostrado no filme, como o vampiro James caçando homens.
O segundo filme da franquia de Crepúsculo, Lua Nova, deve estrear no Brasil no dia 20 de novembro, no mesmo dia que nos EUA. A idéia é aproveitar o feriado do DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS.
Os atores que fazem o casal de protagonistas, Robert Pattinson e Kristen Stewart, vão estar na sequência. A roteirista também será a mesma, Melissa Rosenberg. Apenas a diretora Catherine Hardwicke não participa desse segundo filme, pois, segundo o que ela declarou a imprensa, apesar de ter adorado dirigir um filme sobre vampiros, ela estava se desligando do projeto por achar que o tempo não era suficiente para finalizar a continuação.
Até o terceiro filme da franquia da saga Crepúsculo, Eclipse, já tem data de lançamento, será em 30 de julho de 2010, nos EUA. Anotem ai galera!!!!

A serie

Ao contrário do que se pensa, Meyer ainda não era uma escritora famosa antes de publicar sua série vampiresca, muito pelo contrário, Crepúsculo é o livro de estreia da autora que, inclusive, foi rejeitado, por muitas editoras, até que sua autora assinasse contrato para a publicação de três livros. O sucesso foi tamanho, que a saga deixou de ser uma trilogia e ganhou mais um exemplar.
Apesar de se tratar de uma série fantástica, com seres místicos, a autora insere na trama fatos reais, e se preocupa com a verossimilhança em relação a alguns dados. é o que acontece a com a cidade usada como cenário para a bela história criada por Meyer. A cidade de Forks foi escolhida por ter as caracteristicas que a autora precisava para que a história se desenvolvesse, sendo, de fato, uma região fria, chuvosa e nublada. Assim como na ficção, Forks é uma cidade pequena, com pouco mais de 3 mil habitantes.
Da mesma forma, a tribo Quileute realmente existe. Os Quileutes são personagens da vida real, uma tribo localizada exatamente em La Push, no estado norte- americano de Washington.Assim, como em sua trama, a tribo Quileute carrega lenda de seus homens se transformarem em lobos. De acordo com suas crenças, os habitantes desta tribo foram transformados em lobos por um viajante. Reza a lenda que, ao atingirem a puberdade, os meninos da tribo poderiam sair em busca de seus poderes sobre naturais. Suas lendas têm como caracteristica principal a visão dos animais como seres humanos, desenvolvendo atividades pertinentes ás do homem.

Continua……

Nota: Como vocês podem ver, nessa postagem de continuação, acredito que várias críticas e dúvidas de muitos fãs e não fãs foram reveladas. Mostrado, as verdades que existem no livro e na vida real em que vivemos. No próximo post: Você conhece como a autora pensou e colocou os nomes dos personagens em sua trama??? .
Aguardem e muito obrigado a todos. Todos os comentários serão respondidos.
Até a qualquer momento!!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

27 comentários sobre “Crepúsculo: A saga (parte 3)

  • Todos livros quando adaptados para o cinema sofre em algum ponto da adaptação, até hoje eu lembro que uma parte do filme, que dois hobbits convecem o Barbaroave (o ent principal, mas acho que escrevi errado) atacar a fortaleza do mago conrrompido (acho que é Salruma)…

    No livro após Barbaroave discuti muito com os outros ents que ele dicidiram marchar contra o forte deste mago.

    Fique com Deus, menino Philip.
    Um abraço.

    Resposta
  • Não assiti nem o filme nem a serie, portanto não tenho nenhuma ótinião, mas parece ser muito bom.
    Vou ver se alugo DVD ou leio o livro.

    Beijoss

    Resposta
  • Sim, eu conheço.
    Ela colocou deu aos personagens nomes de parentes, como os irmãos.

    E pra descrever as sensasões que a Bella teria ao andar de moto, ela teve aulas de direção com o irmão.

    Tudo isso tá escrito no fim do livro.

    bjOooO

    Resposta
  • Não vi o filme,amigo. Não é bem o tema que me interesse.

    Abração!

    Resposta
  • Oi Philip,

    Estou de volta :D!!

    Ouvi falar desta série mas não a vejo. Acho que cansei do tema vampiros (apesar de ter altas conotações sexuais mas que também escondem profundos complexos em relação à sociedade – o que é sempre interessante de se ver e analisar; mas já vi tantos filmes e séries acerca disto que cansei).

    Gosto deste teu novo approach :D!

    Beijão meu lindo.

    Resposta
  • Achei o post muito bom! LEGAL saber dessas curiosidades…apesar de que vc já tinha me contado no msn…rs lendo aqui fica mais claro!
    Que venha logo o Lua Nova!

    beijokas

    Resposta
  • Bem, assiti o filme, e só fiquei emocionada com a ultima cena, porque tocava uma música que eu já conhecia. De resto, a história é envolvente sim, mas deixou a desejar. Tive a chanse de ler o livro, mas não quis. Com certeza, o livro deve ser bem melhor.

    Ando pouco fertil, nada escrevo. É faze. Até lá vou ficar andando por ai e ler o que o pessoal esta falando. =]
    Quando eu postar algo digno, te chamo para ler. =]

    Até mais =D

    Resposta
  • Opa! Sabe que eu demorei um pouco para me habituar a essa nova sequência de filmes … mas estou gostando da sua série de posts sobre isso, parabéns!

    Saudades daqui!

    Resposta
  • Alguém falou em True bood??rs … è legal mesmo… Mas eu ainda prefiro A Saga de Crepusculo…rs
    Perfeita sua série!!!! Show….
    Bjao

    Resposta
  • Acho bem legal o fato de no filme ñ ser tudo da perspectiva da Bella, pq pra ser sincera eu acho ela um saco…

    Resposta
  • Gostei muito, amigo! Interessante também saber desta tribo que desconhecia, ou não lembrava.

    Beijos!

    Resposta
  • Rapaz… suas postagens serviram só para me atiçar a terminar o primeiro livro logo… tenho lido toda noite um pouco agora…

    Muito legal e bem informativa as informações! Gostei bastante! E o DVD do primeiro filme já chegou essa semana! kkk

    Abração!

    Resposta
  • Assisti ao primeiro filme. Gostei. Quanto aos livros, não li… ainda. 🙂 Bom resto de semana!

    Resposta
  • HAHA’ O filme foi bacana; melhor que o livro, pois um filme você assiste sem muito objetivo, apenas para entreter-se mesmo, já o livro você lê para pensar que não é o que acontece na obra origininal ._.
    ((e o significadodos nomes eusei, okok))

    Resposta
  • Ahhh eu sou suspeita em falar..rsrs

    Eu li todos os livros.. “os 4 da trilogia” e estou esperando o 5 ainda.. que é a versão do Edward da história.

    Como eu li os livros? Sou sincera em dizer que baixei tudo da internet e li tudo pelo computador, foi meu vicio ano passado.

    Simplesmente me prenteu a história..

    Vi o filme esse ano, no cinema.. achei que ficou a desejar e nem de perto me passou a mesma emoção que os livros me despertaram, mas eu ja esperava por isso…

    Resposta
  • Já tive que ver esse filme 2 veses. Insistencia de minha filha, rs… Só não me atrevi a ler os livros ainda

    Um beijo pra ti

    Resposta
  • Ainda não vi crepúsculo..Há quem quase me mate por isso,mas gostaria de ler antes de ver..Tenho curiosidade de ler todos os livros e ver todas as adaptações.Porém ainda me falta tempo e dinheiro..

    Mas acredito que seja um filme mto bom sim e interessante..Uma história de ficção muito legal e viajante.
    Beijoos

    Resposta
  • Ainda não vi crepúsculo..Há quem quase me mate por isso,mas gostaria de ler antes de ver..Tenho curiosidade de ler todos os livros e ver todas as adaptações.Porém ainda me falta tempo e dinheiro..

    Mas acredito que seja um filme mto bom sim e interessante..Uma história de ficção muito legal e viajante.
    Beijoos

    Resposta
  • Ainda não vi crepúsculo..Há quem quase me mate por isso,mas gostaria de ler antes de ver..Tenho curiosidade de ler todos os livros e ver todas as adaptações.Porém ainda me falta tempo e dinheiro..

    Mas acredito que seja um filme mto bom sim e interessante..Uma história de ficção muito legal e viajante.
    Beijoos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.