Cinema

Cobertura Mostra de Cinema de Tiradentes | Segundo dia

No segundo dia da Mostra, a seleção sintetiza a dor e os desafios da destruição política e economica recente

Mostra de Tiradentes

O que já podia ser sentido desde a abertura da Mostra se confirma no segundo dia. Assim, temos aqui diversas obras que procuram se conectar com os sucessivos desastres que o povo brasileiro experienciou nos ṕultimos anos. Desde a luta contra os retorcessos de um governo com compromissos com o atraso – e obscurantismo – até as consequências de séculos de exploração do minério em Minas Gerais.

Nesse contexto já combalido, a pandemia surge como uma narrativa marginal. Uma conclusão: Neste país, mal lidamos com as crises do passado, levaremos um tempo para racionalizar mais esta.

Mostra Foco Minas

A série 2 da Mostra Foco Minas trouxe, de forma interessante, produções bem acabadas e que usam de forma inteligente técnicas modernas de produção. São caminhos por lugares comuns, mas com traços de brilhantismo. Sendo até agora, a mostra mais heterogenea e interessante de curtas da mostra.

Vale comentar os destaques:

Olho além do ouvido“, de Bruna Schelb Corrêa e LuísBocchino, narra a história de uma menina que viaja para uma terra onde todos permanecem de olhos fechados. Mesclando o teatro de sombras a uma narrativa poética e quase infantil, discute metáforas belas sobre os sentidos (físicos e filosóficos)

Processed with VSCO with preset

Vovó“, de de Franco Dafon, encena o reencontro de vários parentes na casa de Dona Albertina, em um final de semana relembrado de forma trágica. Abusando do texto e da encenação teatral, engaja no mistério e trás um grupo de atores e atrizes de cair o queixo.

Por fim, com imagens registradas em celular, “AzulScuro, de Evandro Caixeta e João Gilberto, é uma ficção de horror sobre uma jovem assombrada pelo fantasma de sua irmã morta. Mais bem acabado do que dezenas de filmes de horror nacionais recentes, o filme ainda chama atenção pelo formato de filmagem e pelo bom valor de produção, que se revela nos efeitos visuais e na excelente trilha sonora.

Mostra Panorama

O principal aspecto que chama a atenção nesta sessão é o valor de produção dos curtas apresentados. Independente a linguagem e formato, quase todos demonstram como o fazer ciematográfico, mesmo longe das gigantes da comunicação do país se enraizou com qualidade técnica e estética por todo o país. Fruto de anos de políticas de incentivo, trouxeram a tona uma produção que, tecnicamente, nada deixa a desejar aos grandes filmes no circuito mundial.

Agregando isso a uma narrativa interessante, os destaques são Transviar“, documentário tem direção e roteiro de Maíra Tristão, e o curta “Dois Bois“, dirigido por Perseu Azul.

Debates e rodas de conversa

Como parte da programação da Mostra, diversos eventos e mesas de debate acompanham as exibições dos filmes e ficam registrados no canal da Universo Produção, realizadora da Mostra.

  • ENCONTRO COM OS FILMES | CAFI: Bate-papo do filme CAFI com a presença dos diretores e convidados. Mediação: Maria Trika – assistente curadoria | MG (Veja aqui)
  • DEBATE TEMÁTICO | CINEMA EM TRANSIÇÃO: Hoje, o campo audiovisual brasileiro está em transição, a maior desde a popularização do aparelho televisor. As plataformas de streamig e as ferramentas de internet empregam grande contingente de profissionais e o trabalho com imagens e sons na música, no teatro e nas artes visuais e performativas se amparam não só na possibilidade de difusão das plataformas digitais, mas também se lançam às possibilidades de criação nas dimensões de uma “tela” em uma dinâmica de som e imagem, o campo e extra-campo próprios do que conhecemos como cinema. Se o audiovisual hoje é parte fundamental de “cenas” alternativas ligadas ao teatro e à música juntando artistas em uma dinâmica colaborativa e experimental, quais são as mudanças das ideias que fomentam a criação? Existem novos paradigmas que reconfiguram aquilo que conhecemos como cinema? Convidados: • Dodi Leal – curadora, crítica, performer e iluminadora | SP • Ivana Bentes – ensaísta e professora da UFRJ – RJ • Maria Bogado – pesquisadora e crítica de cinema | RJ Mediação: Francis Vogner dos Reis – coordenador curatorial |SP (Veja aqui)
  • BATE-PAPO | MOSTRA PRAÇA | LAVRA: Bate-papo ao vivo com o diretor e equipe do filme. (Veja aqui)

*Este post será atualizado com as críticas das mostras “Praça” e “Olhos Livres”.

Um comentário sobre “Cobertura Mostra de Cinema de Tiradentes | Segundo dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.