CinemaCríticas

Cine Pipoca: As Aventuras de TinTim

Olá leitores do Entrando Numa Fria! Hoje, venho trazer uma nova crítica para vocês. Quem aqui não já não ouviu falar em TinTim? Acredito que os jovens-adultos se lembram. Na última semana fui ao cinema conferir está aventura. E aconselho todos em assistir.

As Aventuras de TinTim é um dos sonhos antigos da dupla Steven Spielberg  e Peter Jackson, que pretendem inclusive fazer pelo menos três filmes sobre o personagem. Esse primeiro projeto coube a Spielberg assumir a direção, o próximo dizem que será Jackson e o terceiro deverá ser outro diretor com James Cameron (vão se preparando, porque vem mais filmes),como o nome mais cotado no momento. Como era de se esperar com esses nomes envolvidos o filme é muito bom e muito bem feito.

Spielberg sempre flertou com a possibilidade de realizar um longa-metragem baseado na mais conhecida obra da bande dessinée. Mas as portas fechadas do mercado norte-americano aos quadrinhos franco-belgas, dano colateral de rusgas da Segunda Guerra Mundial e com raízes que remontam à Revolução Americana, sempre formaram uma barreira nesse sentido – Tintim nunca foi popular nos EUA e os altos custos de produção de um filme assim exigiam garantias de retorno que só recentemente puderam ser cumpridas. Na última década, afinal, o modelo hollywoodiano tornou-se menos dependente das bilheterias dos EUA e Canadá, que sofrem declínio anual constante, e passou a usufruir do crescimento dos cinemas mundo afora, onde Tintim sempre teve alguma força. O formato encontrado para adaptar a obra às telonas foi a computação gráfica com captura de movimentos e performance, técnica que ganha cada vez mais espaço e prestígio no cinemão blockbuster.

O resultado é brilhante. Divertidíssimo, ágil, momentos de boas risadas, e um efeito sem palavras. Quando o filme começa, tudo se dissipa em segundos. As formas caricaturais dos protagonistas, uma mistura de realismo com o traço de Hergé, convencem imediatamente, assim que se percebem os atores por trás das cascas digitais. A técnica da “performance capture” frequentemente evidencia a teatralidade das atuações (os atores não precisam esperar posicionamento de luz, câmeras, som, etc, atuando em um palco como fariam no teatro) e isso casa perfeitamente bem com o estilo do filme.

Apesar de toda essa dedicação ao filme, o exterior não curtiu muito à história, e isso talvez leve a não comprar os direitos da segunda adaptação. Uma vez que, só os outros países, foram alvo de eufôria, por TINTIM e seu cahorro Millu. Espero mesmo, que volte a ter uma continuação como já havia anúnciado, porque ali iremos presenciar grandes cineastas nesse grupo, e podemos apostar que os resultados serão fantásticos. De uma obra sensacional, que te faz terminar com um gosto de quero mais.
Se eu fosse você, corria agora mesmo ao cinema mais próximo de sua casa e acompanhava essa incrível aventura. Momentos de risadas, choros, e ansiedade irão te acompanhar.



The Adventures of Tintin
EUA, Nova Zelândia , 2011 – 107 min
Ação / Animação
Direção:
Steven Spielberg
Roteiro:
Steven Moffat, Edgar Wright, Joe Cornish
Elenco:
Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Nick Frost, Simon Pegg, Daniel Mays, Gad Elmaleh, Toby Jones, Joe Starr, Enn Reitel, Mackenzie Crook, Tony Curran, Sonje Fortag, Cary Elwes


Fonte

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

7 comentários sobre “Cine Pipoca: As Aventuras de TinTim

  • Eu não sou muito ligada em filmes, mas este parece ser um daqueles que valem a pena.
    vou assistir assim que puder!

    Resposta
  • Ooooi *-* eu AMAVA Tintim! haha'
    Sabia que estava pra sair o filme, mas não sabia que JÁ TINHA saído ;X E fiquei muito feliz com isso! Verei em breve com certeza *—* Espero que seja realmente tão bom como você falou :DD

    Beijo, Nanda

    Resposta
  • Olá adorei seus comentários sobre As Aventuras de Timtim. Faz pouco tempo postei um também no meu blog. Passa lá…

    B-jaum

    R.R.
    NO MEU QUARTO EU LEIO MUITO

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.