LivrosResenhas

Resenha | Boa noite De Pam Gonçalves

Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação – em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Alina é uma menina tímida, vive escondida atrás dos estudos, uma nerd assumida. Chega o dia de abandonar a cidade, seus passado e recomeçar em uma outra cidade, Alina vai para a faculdade, feliz da vida em recomeçar. Ela só não sabia que esse recomeço lhe pregaria uma peça e não seria nada fácil. Quem diria que o seu nome iria parar em uma lista, onde os caras da faculdade citavam as meninas com adjetivos bem escrotos e nada aceitáveis. Abusos, assédios, drogas, falta de sororidade, machismo, injustiça… tudo isso e mais um pouco nessa jornada de Alina em encontrar o seu lugar. Um tema bem atual do universo feminino, que vale a pena ser discutido.

Eu gostaria que a autora tivesse ido um pouco mais a fundo nos temas abordados sabe? Essa história caberia em mais páginas, ficando assim um livro perfeito! Mas gostei muito de ter conhecido a história e a escrita da autora através desse livro, e de ter visto temas tão importantes sendo debatidos de forma tão clara na nossa literatura nacional. Espero conseguir ler a continuação e ver o que a autora criou e abordou.

“Ao contrário do que somos educadas a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs. Um time. O exército que precisamos proteger. Se não protegermos e cuidarmos umas das outras, não serão os homens que o farão por nós. Juntas somos muito mais fortes.”

Boa Noite

Boa Noite De Pam Gonçalves

Autora: Pam Gonçalves

Páginas: 240

Lançamento: Janeiro de 2016

Editora: Galera Record

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.