Notícias

BID

Companheiros(a)…

No último post rolou um pouco dessa rebeldia pelas coisas vistas a cada dia mas isso é uma fase que passa..obrigado a participação de todos…e vou passar em todos para responder….o que fez eu sumir é porque o meu pc está um pouco ruim e demora muito por isso não respondi mas vou fazer o possível e o impossivel para visitar vocês…..

Nesses últimos dias em Belo Horizonte o Brasil está parado pela reunião do BID..vamos ver o que é isso:

BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição financeira regional criada em 1959 e sediada em Washington D.C., objetiva contribuir para o progresso econômico e social da América Latina e do Caribe mediante a canalização de seu capital próprio, de recursos obtidos no mercado financeiro e de outros fundos sob sua administração para financiar o desenvolvimento nos países prestatários; complementar os investimentos privados; e prover assistência técnica para a preparação, financiamento e execução de projetos e programas de desenvolvimento. O BID conta hoje com 46 membros, entre países regionais e extra-regionais.

A máxima autoridade do Banco é a Assembléia de Governadores, na qual estão representados todos os países membros, geralmente através de seus ministros da economia ou de finanças, ou por presidentes dos bancos centrais. A Assembléia de Governadores reúne-se uma vez por ano e delega amplos poderes à Diretoria Executiva, responsável pelas atividades operacionais da instituição e comandada pelo Presidente do Banco.
As operações do BID enfatizaram, no passado, os setores de produção agrícola e manufatureira; de infra-estrutura física, como energia e transportes; e os setores sociais, incluindo saúde, educação, desenvolvimento urbano e ambiental. Atualmente, o Banco tem priorizado projetos para a redução da pobreza e a promoção da eqüidade social, modernização do Estado, integração regional e meio ambiente. Além dos recursos do capital ordinário, o Banco possui também um Fundo de Operações Especiais (FOE), que oferece empréstimos concessionais para países de menor desenvolvimento relativo. Em 1995, o BID instituiu uma “janela” que permite a concessão de empréstimos diretamente ao setor privado, sem garantias governamentais.
O Brasil é membro do BID desde sua criação e possui 11,07% do capital ordinário e do poder de voto do organismo. O Brasil é um dos maiores tomadores de recursos do BID e os projetos financiados pelo Banco concentram-se atualmente nos setores de reforma e modernização do Estado e redução da pobreza (e.g.: Programa de Administração Fiscal dos Estados; Projeto de Reforma do Setor de Saúde – Reforsus; Programa de Melhorias nas Favelas de São Paulo; Programa Comunidade Solidária). O Governador do Brasil no BID é o Ministro do Planejamento e Orçamento e o País possui um Diretor-Executivo e um Suplente, residentes no país-sede do organismo. O BID mantém um escritório permanente no Brasil, em Brasília (Setor de Embaixadas Norte, quadra 802, conjunto F, lote 39 – Asa Norte – CEP 70.800-400).

E eles estão discutindo tudo em BH vamos ver como vai acabar essa reunião pois,acredito eu ajuda o nosso país no caso da pobreza e etc….
Agora gostaria de saber de vocês o que vocês entendem ou acham do BID??Ajuda alguma coisa ou não???

Abraços a todos e até o próximo post…..

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

8 comentários sobre “BID

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.