Resenhas

Resenha: As 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber, por Pamela Redmond Satran, editoras da revista Glamour

AS_30_COISAS_QUE_TODA_MULHER_DE_30_DEVE__1375829763PNome do Livro:  As 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber
Nome Original: Thirty things every woman should have and should know by the time she’s 30
Tradução:  Viviane Diniz
Autor(a):Pamela Redmond Satran, editoras da revista Glamour           ISBN: 9788539004881
Páginas: 162
Editora: Fontanar
Ano: 2013
Avaliação: 3/5
Onde comprar: Compare Preços

Quando a jornalista Pamela Redmond Satran publicou as 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber na revista Glamour americana, ela não imaginava que seus conselhos se tornariam um fenômeno. Chamada de “A Lista” por milhares de fãs, o guia de itens indispensáveis para mulheres contemporâneas por volta dos 30 anos ganhou uma segunda vida quando várias leitoras começaram a reenviá-la entre si por e-mail, tornando-se uma sensação no mundo virtual. Adaptada em livro, As 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter traz “A Lista” expandida com ensaios de algumas das personalidades femininas mais interessantes do mundo, entre elas Maya Angelou, Rachel Zoe, Taylor Swift, Bobbi Brown e Padma Lakshmi.

Pamela Redmond Satran, editora da revista Glamour, era responsável pela coluna Glamour Lista e resolveu escreve mais uma lista, desta vez sobre “As 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber”, isso foi em 1997, era uma coluna adorada pelas leitoras que queriam muito mais do que dicas sobre sexo, queriam dicas e conselhos inteligentes para a vida. A lista tomou proporções grandiosas, e começou a ser passada por e-mail, e de e-mail para e-mail a autoria acabou se perdendo e foi conferida a várias pessoas diferentes. Mas creio que muitas pessoas devem ter recebido a lista, eu mesma recebi, não cheguei a ler, não gosto muito de correntes, e recebi como se fosse uma delas. A lista chegou entre outras coisas absurdas, a ser usada em uma novela da BBC como últimas palavras de uma personagem que estava á beira da morte, vejam só.

Cindi Leive a editora-chefa da revista Glamour, juntamente com sua equipe de editoras, decidiu que a lista não deveria parar por aí, e assim como a Pámela orienta, esta lista é apenas uma base, para que cada mulher crie a sua, ou determine as suas escolhas, elas decidiram convidar personalidades da música, televisão, moda entre outras mulheres incríveis, para escrever sobre a sua passagem favorita da lista. Assim temos, por exemplo, Fiona Maazel, escritora, fala sobre “Acreditar que você merece”, Taylor Swift, cantora, fala sobre “Não ter prazos para o amor ou para nada”. Então, veremos uma história, ou uma experiência vivida por cada uma das convidadas que relata sobre cada um dos itens da lista!

 ” Agora acredito em envelhecer agradecida, e não graciosamente. Não descobri o segredo da vida, ou do amor, ou da juventude eterna. Mas agora sei que a juventude não é a flor, mas o botão, e embora a gente não possa ser sempre jovem e arrojada, se estiver disposta a aprender, a crescer, a deixar para trás os marcos dos seus sonhos mais loucos, você pode ser sempre encantadora e sortuda, adorável e livre.” ( ZZ Packer, p. 48)

Como as organizadoras chamam o livro, o Manual de Instrução para a vida adulta é um livro com dicas, sugestões, exemplos de vida de mulheres que estão na casa dos 30 anos, é uma leitura gostosa, alguns casos são bem engraçados, outros tristes, alguns de superação, faz com que a gente, que já tem 30, reflita realmente quais os nossos objetivos, aonde a gente quer chegar, o que já fizemos de nossas vidas até aqui, dá uma sacudida no nosso comodismo e comigo funcionou como um “up” para os ânimos.

A diagramação do livro é linda, parece um diário, e por dentro ele tem detalhes em rosa, bem coisa de mulher mesmo! É indicado para quem está beirando os trinta, se quiser se antecipar aos acontecimentos (rsrsr), homens também deveriam ler, uma boa oportunidade de entender o “universo feminino”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.