A Voz do Coração | Resenha
Sewanee Chester era uma atriz em ascensão, mas uma tragédia interrompeu o prosseguimento, o que abriu a oportunidade de ser narradora de audilivro. Ali ela encontrou sucesso e reconhecimento pela sua voz e interpretação.
Em uma convenção, em Las Vegas, quando participou de uma convenção literária, ela conhece Nick, um homem misterioso que a fez sentir especial. Logo depois da viagem, uma proposta chegou em sua mesa: narrar um livro de romance de uma autora de romance muito famosa e falecida, da qual a própria autora tinha escolhido e fizesse parceria com Brock McNight, o narrador mais aclamado do universo dos audiolivros.
Ali uma sequência de conversas e descobrimentos são revelados. Ela não gosta de narrar romance, pois não acredita em finais felizes. Já Brock não sabe se quer continuar sua carreira como narrador. Os dois não se conhecem, nunca se viram, mas por troca de mensagens sentimentos ali serão despertados e a curiosidade será aguçada.
Em A Voz do Coração, a capa é muito fofa e segue a moda do mercado em capas ilustradas, mas já quero adiantar, querido leitor, que esse livro não é um romance fofo, apesar do romance estar inserido nele, mas é necessário enfatizar sua carga emocional é de grande dosagem, onde a vida de Sewanee é exposta em uma verdade nua e crua de acontecimentos dramáticos.
Amo livros que trazem vidas comuns e com seus dramas, pois inevitavelmente faz o leitor se aproximar do protagonista e a empatia já começa a ser nutrida. A protagonista além de viver seu trauma que interrompeu sua carreira como atriz, acompanha sua avó e vai visita-la sempre em uma casa de repouso, pois ela está sofrendo de demência. Seus pais são divorciados, após seu pai trair a mãe de Sewanee, mas sua mãe encontrou seu pai anos depois. Portanto, é uma série de plots em que a emoção ficará à flor da pele.
Eu tinha lido comentários de pessoas que não tinham gostado, por achar a protagonista chata. Eu logo no início fiquei incomodado, pois eu estava amando a leitura e não estava vendo o defeito que acharam da protagonista. Pensei que não tinham lido de uma maneira mais empática, que não compreenderam a sua dor e por tomar determinadas ações decorrentes o que vem sofrendo, mas quando chegou no 70% a chave virou. A protagonista ficou insuportável e não estava reconhecendo.
O romance que estava fluindo muito bem ficou mecânico. Os protagonistas tiveram uma série de atitudes e diálogos que despertaram um sentimento que não via a hora da história acabar, pois estava cansativo e tornando o que estava amando enfadonho.
A escrita da autora é cativante, mas pecou nesses momentos finais. Inclusive tenho que falar que o final do livro foi “ok”, nada que o leitor que estará lendo o romance não tinha pensado que iria acontecer. No entanto, a última página contém certa cereja do bolo e que pra mim não encontrei sentido de estar ali.
É um livro com muitas reflexões e que irá emocionar o leitor em diversos momentos. A história de Sewanee é de superação, resiliência e conhecemos um pouco mais sobre os bastidores do universo dos audiolivros.
Ficha Técnica
A Voz do Coração
Título Original: Thank You for Listening
Autor: Julia Whelan
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
Ano publicação: 2023
Editora: Arqueiro
Páginas: 400