A operação secreta Etiópia-Maranhão
Livro de Wagner William aborda guerra dos respiradores no ano da pandemia
O ano de 2020 ficará marcado na história como o ano de uma mudança mundial. A pandemia do novo Corona Vírus afetou a vida de pessoas de todo o planeta. Enquanto os países do continente europeu lamentavam seus mortos, criavam estratégias de lockdown buscando minimizar os danos da doença, nosso país se comportav de maneira diferente.
Flávio Dino e a operação de guerra
No livro “A operação secreta Etiópia-Maranhão”, o jornalista e produtor de TV, Wagner William narra a operação do governo do Maranhão na tentativa de importar respiradores. Motivado sobretudo pela inércia do governo federal que não chegava em um acordo sobre a melhor maneira de adquirir materiais para os hospitais o governador, Flávio Dino, toma a frente das decisões e monta uma ação.
Em 16 de abril de 2020, o site do jornal Folha de São Paulo anunciava: “Maranhão comprou da China, mandou para Etiópia e driblou governo federal para ter respiradores”. Incrédulos os jornalistas que cobriam a ação ousada de Dino afirmavam que havia sido montada uma “operação de guerra”.
Em seu livro, Wagner, aponta o quanto a escolha do governador foi coerente com a possibilidade de um colapso no sistema de saúde do Maranhão acontecer. Dessa maneira a escolha de Flávio não apenas é uma operação semelhantes as executadas em situação de guerra como também é um reflexo da administração pública federal em decadência.
A abordagem de Wagner
O livro “A Operação Secreta Etiópia-Maranhão – A guerra dos respiradores no ano da pandemia” transita pelos bastidores dessa história que poderia estar em uma tela de cinema. A pesquisa jornalista começa nas ações que poderiam dar certo, ou não, e se desenvolve desvendando as ações a partir do que foi veiculado na mídia e também por informações que ele obteve em sua pesquisa.
Seu texto aborda as ações iniciais do governo em combate a pandemia que mostra como a desorganização nos trouxe a essa situação de mais de 360 mil mortes no país.
O autor também escreveu “O soldado absoluto” e “Uma mulher vestida de silêncio“.
Ficha Técnica
Título: A operação secreta Etiópia-Maranhão
Autor: Wagner William
Páginas: 272
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: brochura
Categoria(s): Ciências Políticas, Ciências Sociais
Editora Vestígio
Ano de publicação: 02/2021
Pois é, pena que a tal Operação tão celebrada não fez aparecer os tais respiradores. Mais um escândalo da nossa cotidiana corrupção!! Ou a mídia mentiu???