Resenhas

Resenha: A estrada das flores de Miral , por Rula Jebreal

A ESTRADA DAS FLORES DE MIRALNome do Livro: A estrada das flores de Miral
Nome Original: La Strada dei Fiori di Miral
Tradução:Fabiana Colasanti
Autor(a):Rula Jebreal
ISBN: 9788501092007
Páginas: 303
Editora: Record
Ano: 2013
Avaliação: 5/5
Onde comprar: Compare Preços

Dar El-Tifel é um orfanato e escola para meninas, em Jerusalém, fundado por Hind Husseini, que acredita que a educação é o melhor caminho para a paz. Contudo, Miral, uma jovem criada na instituição e indignada com os horrores dos conflitos entre palestinos e israelenses, começa a flertar com a resistência armada, colocando em xeque as crenças que Hind sempre semeou entre suas alunas. Qual seria o melhor caminho para conquistar a justiça? Com base em suas próprias experiências, a autor Rula Jebreal expõe a partir de um ponto de vista pouco explorado – os das mulheres palestinas – os problemas dessa região tão peculiar.

No ano de 1948 uma pequena aldeia das proximidades de Jerusalém, Deir Yassin, foi invadida e massacrada por gangues israelenses que demoliram casas, mataram moradores entre eles crianças e idosos. Algumas pessoas conseguiram sobreviver ao massacre, entre eles 55 crianças que perderam suas famílias e foram expulsos e abandonadas perto do Portão de Damasco, na cidade Velha de Jerusalém, entregues à própria sorte, com fome, frio e sujeitas a toda a sorte de pessoas maldosas. Isso foi no começo da guerra árabe-israelense. Comovida com a situação daquelas crianças a jovem Hind Husseini, decidiu ajudá-las da forma que podia e chegou ao ponto de vender todos os sues patrimônios para fundar Dar El-Tifel.

Tudo até então aconteceu de verdade, o plano de fundo usado por Rula Jebreal realmente aconteceu, ela inclusive viveu na instituição desde os 5 anos e de lá só saiu para a Universidade de Bolonha, quando foi contemplada com uma bolsa de estudos. Rula usa parte do que foi a sua infância para nos contar com muita propriedade a história de Miral, e para isso ela tece anteriormente uma rede de histórias que misturam ficção com fatos verídicos, até chegar na família da nossa jovem protagonista, de como ela foi para na instituição e como começou a se interessar pela Primeira Intifada.

“Fátima lia muito, como sempre fizera, percebendo que, ainda que um livro não pudesse mudar o mundo, tinha, ao menos, o poder de fazer os muros da prisão desaparecerem.”(p74)

A Estrada das Flores de Miral, assim como o título nos sugere, nos conta não uma, mas várias histórias que em um determinado momento se cruzam e que seguem caminhos completamente diferentes, alguns mais felizes, outros mais trágicos, alguns previsíveis e outros surpreendentes! A narrativa da autora é muito simples, em cada capítulo ela nos conta a história de uma personagem e vai tecendo a trama da história de Miral de uma forma belíssima e muito tocante. Algumas passagens são bem fortes e quando a gente pensa que aquele pode ser o relato ocular do que aconteceu, tudo fica muito mais chocante.

Antes de começar a fazer esta resenha fui pesquisar um pouco sobre Dar El-Tifel e a instituição ainda existe, foi um impacto pra mim e um arrependimento também só ter procurado pelas informações depois de ter lido o livro. O site conta com várias imagens, como estas que estão aqui embaixo e mostram exatamente o que a Rula nos relatou em sua história! Gostaria muito de ter conhecido o site durante a leitura, certamente eu sofreria mais, os rostos e as histórias seriam mais reais, mas conhecendo agora, a emoção me dominou da mesma forma!

1

2145

(Fonte)

“Por que eu deveria aprender inglês ou ir estudar em damasco? Não preciso disso. Adoro escrever histórias, mas preciso mesmo é de um rifle, para poder lutar e ajudar a reconquistar a terra que os meus ancestrais cultivaram com oliveiras durante séculos.” (p.152)

A capa do livro tem tudo a ver com a história, o trabalho foi muito bem feito, a diagramação está muito boa, favorece bastante a leitura. Em suma, A estrada das Flores de Miral está super recomendado, é um livro, sensível que mostra como os caminhos podem ser diferentes de acordo com as orientações que temos. Penso que todo mundo deveria ler, um livro que humaniza a gente, e muito!

2 comentários sobre “Resenha: A estrada das flores de Miral , por Rula Jebreal

  • Terminei a leitura desse livro ontem e realmente é uma história muito impactante, você se sente tocado e sensibilizado com as histórias relatadas ao longo do livro, e a lição que fica é a de que a Educação pode ser um instrumento poderosíssimo de transformação da realidade a qual fazemos parte 🤓📚📖

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.