Série: Minha 1ª Habilitação (Início).
O candidato à obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor- ACC, ou a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, solicitará abertura do processo de habilitação ao órgão ou entidade executivo de trânsito estadual, distrital ou do Distrito Federal, do seu domicilio. Existem alguns pré- requisitos para habilitar:
2- Saber ler e escrever;
3- Possuir documento de identidade;
4- Possuir cadastro de pessoa física (CPF);
Não poderá ser habilitado quem estiver;
1- Sob efeito de condenação penal por delito de trânsito;
2- Sob efeitos de suspensão ou proibição do uso da permissão ou habilitação para dirigir.
O processo de habilitação é controlado pelos seguintes órgãos:
1- BINCO – Base ÍNDICE Nacional de Condutores- que se destina ao arquivamento dos dados do condutor durante toda a sua existência;
2– RENACH – Registro Nacional de Carteiras de Habilitação- que se presta ao cadastro dos dados informativos do candidato à habilitação e os respectivos exames. Esse processo ficará ativado pelo prazo de 12 meses, contados na data do requerimento.
Bom, agora você sabendo o que pode ou não, os órgãos iniciais que cuidaram de seu processo, você candidato deverá ter em mente para “que” vou habilitar, ou para qual categoria vou habilitar.
As categorias:
Categoria A- todos os veículos, automotores elétricos, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Ex: Motocicletas, motonetas.
Categoria B- veículos, cujo o peso bruto total exceda a 3.500kg; e cuja a lotação não exceda a 08 lugares, excluído o motorista. Incluem-se na categoria a combinação de unidade acoplada, reboque, semi- reboque, desde que não exceda a lotação e a capacidade de peso para a categoria. Ex: Carros.
Categoria C– todos os veículos utilizados para transporte de carga, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas. motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, ão exceda a 6.000kg de peso bruto total (PTB).
Obs: Para pleitear esta categoria o candidato deverá ter habilitação minima de um ano na categoria “B”.
Categoria D– veículos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 lugares. Ex: Lotações, vans, kombis e etc.
Obs: Para esse veículos necessita de idade minima de 21 anos e está habilitado há pelo menos 02 anos na categoria “B” ou um ano na categoria “C”. O veículo utilizados no exame de conter no mínimo 20 lugares.
Categoria E- Combinações de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias “B” “C” ou “D”, cuja a unidade acoplada, reboque, semi-reboque, articulada, ou ainda com mais de uma unidade tracionada, tenha 6.000kg ou mais, de peso bruto total, enquadrados na categoria “trailer”.
Obs: Para obtenção o candidato precisa ter mais de 21 anos, habilitado na categoria D ou minimo de um ano na categoria C.
Agora que você já tem consciência, qual categoria a ser habilitado vamos aos exames, supõe eu quero tirar minha CNH para moto e carro, então vou tirar a categoria A e B, ou seja na minha carteira constará AB. Como já temos uma definição, sabemos os órgãos vamos agora dirigir a auto escola, a que você pesquisou e escolheu.
Leitores, candidatos, as taxas do detran, variam de estado para estado. Como moro em MG, aqui em Sete Lagoas, BH é diferente de SP, RJ e afins. Para ser objetivo é pesquisar preços e uma auto escola de gabarito e competência que possa fazer você tirar o que almeja. Inicialmente como estou entrando em um processo para 1ª habilitação, irei a uma auto escola, solicitarei o processo.
Eles irão te perguntar, a categoria, pedirão os seguintes documentos: Uma foto 3×4, copia identidade e cpf, comprovante de residência. Irão lhes, entregar um DAE para pagar no banco constando a abertura de processo, depois de pago irão te encaminhar com a boletim resumo a uma clínica denominada: Psicoclínica. Ali, você irá submeter aos exames:
1- Aptidão física, mental, psicólogica.
2- Exame de vista.
Caso você use óculos, chamados de lentes corretivas, deverão leva-lo e no exame permanecer com ele.Feito os exames, aprovados, voltarão a auto escola, a que vocês escolheram, entregarão o comprovante recebido na clínica de aprovação. Pois ali, contá o número do RENACH e no momento você já torna um candidato para os exames. Cuidado, nessa data a sua pauta abre, no momento você terá 12 meses para tirar sua CNH, então mãos a obra porque o tempo está correndo.
Partes retiradas: Batista, Wilson e Novaes, Gustavo;Manual para condutores e veículos. (2009.)
Vamos parar agora por aqui, no próximo post, iremos passar para o exame teórico de legislação e explicar as taxas, carga horária e afins. Espero vocês. As dúvidas poderão ser postas nos comentários.
Philip,
acho que estas informações detalhadas vão ajudar bastante seus jovens leitores.
Ótimo fim de semana!
Ainda bem que já passei por tooooodo esse processo e já estou com a minha habilitação em mãos… aliás já já ela deixa de ser provisória! =]
beijãoooo
Philip, abafa, pois estes posts desta serie em espefico vão ser muito uteis (ainda não tenho carteira de motorista)…
Fique com Deus, menino Philip.
Um abraço.
Oi Phil, tu tá bem?
Menino, que massa, eu quero aprender tbm, mas bate aquele medo, kkkkkkkkkk
Estou ficando bem e a vida é muito difíicl mesmo de se entender e se ficarmos pensando em entendê-la, nós ficamos doidos, kkkkkkkkkk
Abraços amigo
🙂
Me diz uma coisa se tu estora teu prazo hehe
meee f… bem legal
estorei um ano vou ter q fazer tudo de novo, menos as aulas teoricas e as práticas tenho q fazer os exames e as provas de novo tudo por causa de uma catapora
me diz uma coisa tu já fez carteira???
e as taxas podem variar de um estado para o outro?
Agradecendo e retribuindo o carinho da visita … viajei bastante por aqui e gostei … voltarei sempre pois já tens mais um admirador … seguindo …
Coincidentemente tb estou na lida com isto, mas para renovar a carteira … fazendo curso de direção defensiva …
bjux querido …
😉