Série

Série: Minha 1ª Habilitação (final)

Aprovado no exame teórico como dito no último post, começa o prático, sim aquele de rua, é a hora de ver se sabe ou não. Nessa fase você deve pagar: Licença de Aprendizagem, as aulas de rua, obrigatório 20 aulas para completar carga horária, passando disso você pronto para o exame, vem a marcação e o aluguel do carro.

Nesse momento não adianta gerar o desespero, é aprender nas aulas, no qual seu instrutor ira lhe ensinar, escolhendo um excelente professor, porque a aprovação dependerá de como serão dadas as aulas, a correção de seus erros e etc.
Nessa hora, muitos candidatos começam a reclamar, aqui em MG devemos aprender para o exame: Controle de embreagem, em aclive e declive, ré continua, conversões, aprender a estacionar, setas, olhar fixado ao retrovisor, manobras de direção defensiva e a famosa baliza.
Para o exame o examinador ira cobrar isso tudo, uma prova que dura uma volta ao quarteirão do detran, ele te pedira tudo, controles, ré, parar sem usar o freio, nisso observando o que citei acima. A baliza é a ultima parte do exame, para alcança-la, você deve ir bem anteriormente, passando nela abrir o braço e correr para galera, nasce mais um novo habilitado.

O grande problema hoje-em – dia é a baliza, os controles, muitas pessoas não conseguem fazer de primeira, segunda e etc. Contudo, não é pra conseguir mesmo, dirigir carro, moro o que for leva tempo e experiência, você candidato deve ter em mente e aprender o instruído pela auto- escola, o próprio examinador entende, ele quer ver se você passa confiança, controle em situações de perigo, ver se você irá acrescentar e não prejudicar sem um novo motorista infrator. Você pode errar o que for mas se mostrar seguraça e executar as manobras certas, você chega lá.

Uma dica: Não desista nunca, se não passar é persistir, passar todos passam, gasta dinheiro sim e muito. Mas, você correu tanto, tendo uma pauta para um ano, para desistir assim. Pense em você, todos já passaram por esse desafio, basta você querer.

Em MG, alguns pontos e cidades, já adotam os cones, como fases, você demonstra neles, avaliados por etapas, o examinador te pede as coisas. Nele, você faz, sendo aprovado vai até a baliza. Já nos interiores, ainda continua o mesmo processo, de andar no quarteirão e ali ele vai solicitando as suas obrigações. Em outros estados, você pode notar algumas diferenças, mas a cobrança é a mesma.

Segue um vídeo, “Como fazer uma baliza”.


Os procedimentos:
1- Você será ordenado pelo examinador, pedindo e informando qual carro, nesse momento, seta para direita, retrovisor, interno e externo esquerdo, sinal de braço, vai pisando no freio de leve para diminuir a velocidade, uma vez que vc precisa voltar a marcha para 2ª.
2- Alinhe o carro com o outro, chegando em sua traseira, enfie o pé na embreagem, para o carro não apagar, por ele está ficando sem velocidade, nisso chegando retrovisor com retrovisor, pare.
3- Coloque 1ª marcha, confira a seta para direita, coloque marcha-ré, está hora, existira um ponto no vidro do passageiro a direita, demarcado. Você vai dando ré, controlando com a embreagem e acelerador, o carro sempre em movimento, chegou na traseira do carro, vire o volante todo para dentro, para a direita, nesse momento, olhe o ponto atrás, em sua direção, o ponto sumiu, entrou, depois do meio fio, gire o volante todo pra fora, vai olhando nesse momento para o retrovisor direito, para ver se vai pegar ou não no meio fio e para você ver a hora de parar, não esqueça de olhar para traz também.
4-O carro alinhado na vaga, coloque 1ª, a seta pode apagar nessa hora, ligue-a, gire forçado o volante para direita, nesse momento as rodas alinhadas, chegue o carro para frente e finaliza com a baliza.

Lembrando: Você tem 3 chances para fazer essa baliza, não deixe encostar no meio fio, se viu que vai encosta, pede na hora para o examinador para você refazer. E muita calma, calma mesmo.
Depois disso, conseguindo finalizar, desligue o carro, e parabéns você estará com sua CNH, no exame de direção só pode perder 3 pontos, então cuidado com seta, retrovisores, eles é falta media, 2 pontos perdidos, cuidado ao passar marchas, para o carro não tremes, é só não solta rápido a embreagem.

Controle de embreagem:

Essas e outras dicas, a próprio auto escola te oferecerá, não cabe mais a mim, ensinar a vocês, agora, você que leu tudo isso aqui, toda essa série. Pegue o proveito e tire sua carteira, e lembre-se não é fácil mas também não é impossível. A calma é o que conta para o sucesso, evite comentários das pessoas, cada um é diferente do outro, seja você, porque o condutor será você.

Obs: Depois de quase uma semana off, estou aqui novamente. Espero que a série possa ajudar muitas pessoas que sonham pela sua primeira habilitação. Irei responder a todos, passar mais dicas e tudo.
Responderei cada um nos blogs, aguardem. Sumi pelos testes na faculdade. Mas como dito apareci.
Então é isso….podem comentar e colocar suas dúvidas a vontade.

até a qualquer momento…

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

12 comentários sobre “Série: Minha 1ª Habilitação (final)

  • Respondendo ao Daniel, ele tinha feito uma pergunta, apaguei pelo erro que aconteceu, se vc nao passou, sua pauta venceu, vc nao perde todo o exame, vc ira marcar psicotecnico, os exames de legislação e direção. Ou seja, vc so faz os exames. Mas atenção, supoe que perca a pauta no primeiro ano, vc tera esse beneficio so mais um ano que fica sua carga horária, apos 2 anos ela extingue.

    Resposta
  • Obrigado pelas dicas!!! sera muito util quando eu começar a fazer minhas aulas.. ;]

    Beijos e obrigado pela visita

    Resposta
  • Muita boa contribuição. Belas dicas tb. No tempo que tirei a carta não tinha baliza no exame rs…Obrigada pela visita e comentário.Andar de carro é bem mais fácil do que de trem né?! kkkk Montão de bjs e abraços

    Resposta
  • Olá moço, faz tempo que não apareço por aqui, mas vejo que seu blog continua otimo ! tenho que admitir que só o encontrei em um dos comentarios antigos do meu blog rsrsrs, mas pra nunca mais esquecer virei seguidora..

    passa lá um dia desses, beeijos ;*
    divinaefeminina.blogspot.com

    Resposta
  • Logo, logo estarás com a CNH em mãos e certamente, atento à tudo! abração,lindo domingo, tuuuuuuuuuudo de bom,chica

    Resposta
  • Jesus, que complexidade!!
    Por isso preciso ficar rico logo, pra pagar um Jarbas ou um James pra me levar pros lugares. kKk…

    Resposta
  • Phil, tu tá bem?
    Menino, como t disse no msn, morro de medo de aprender e atropelar alguém, minha noção de espaço ñ é uma das melhores. kkkkkkkkkkkkkk
    Eu tô ótimo menino,
    É vivendo e aprendendo, seja com nossos erros, acertos, decepções, vitórias.
    Abração amigo
    🙂

    Resposta
  • Oii querido
    entrei em contato com meu cfc
    acho q vou conseguir começar esse mes a refazer minha carteira
    precisei juntar a graninha é brabo hauhauahuahu
    mas eles parcelam as aulas ainda bem

    hauhauhau

    vou fazer umas aulas práticas para garantir que eu passe na prova
    hauhauhauahu
    ah eu não fiz a segunda prova prática pq peguei catapora 🙁

    hehe

    beijo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.