Notícias

15º dia: Um show de nada, fim da 1ª fase.

Hoje, terminou a primeira fase da Copa do Mundo África 2010, com as decisões finais entre o grupo G e H. Já temos um adversário para nossa seleção nas oitavas que começa amanhã 26/06, agora quem perder está fora. Vamos ao resumo do dia:

O Brasil conseguiu ficar no lado mais fácil do mata-mata da Copa do Mundo. O nervoso empate em 0 a 0 com Portugal nesta sexta-feira, em Durban, porém, mostrou o velho problema da equipe de Dunga contra retrancas. Mesmo assim, foi suficiente para assegurar a liderança do grupo G. Nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, em Johanesburgo, pegará o segundo colocado do grupo H, o Chile. Mais que isso, só poderá cruzar com rivais como Argentina, Alemanha e Inglaterra numa eventual decisão. A Holanda, na teoria, é o adversário mais forte dos brasileiros em uma possível partida de quartas de final.

Para conseguir isso, a seleção de Dunga enfrentou dois tipos de teste nesta sexta: jogar sem Kaká (suspenso) e Robinho (poupado) e superar a tensão do duelo com os lusitanos. Foi reprovado em ambos. Portugal entrou em campo, no primeiro tempo, recuado, com só um jogador no ataque. A mesma formação usada pela Coreia do Norte. E como na estreia do Mundial, o Brasil não conseguiu superar a retranca. Faltou movimentação no setor ofensivo e os meias não fizeram sua função básica: armar o jogo.

O time de Dunga teve duas chances ainda no primeiro tempo. Uma no segundo. Mas é pouco para um time que quer ser campeão mundial, ainda mais quando, no segundo tempo, Carlos Queiroz mudou o sua equipe e Portugal passou a dominar o jogo. Quando o treinador brasileiro olhou para o banco de reservas, para tentar contra-atacar as trocas do português, as alternativas não apareceram. Ramires entrou no lugar de Júlio Baptista e Grafite, no de Luís Fabiano. Mas os dois estão longe de ser opções reais de criatividade no elenco verde-amarelo.

Com isso, o Brasil caiu no jogo duro que a retranca portuguesa causava. E, nesse quesito, o naturalizado Pepe foi o protagonista. Chegando sempre forte, forçou um amarelo a Luís Fabiano (que deu uma entrada dura no rival) e outro a Felipe Melo. A entrada violenta no tornozelo esquerdo do camisa 5 rendeu um cartão para o jogador luso. O volante brasileiro deu o troco, levou o cartão e Dunga preferiu trocá-lo por Josué ainda no primeiro tempo, para evitar a expulsão.

Até esse momento, a seleção brasileira até tentava. No 1º tempo, deu a impressão de que precisava mais da vitória que os lusitanos. Com 63% de posse de bola e o dobro de finalizações, o time de Dunga dominou as ações. Nilmar mostrou gás. Mandou uma bola na trave, deu um chapéu seguido de chute para fora e acreditou em todas as bolas. Daniel Alves e Júlio Baptista, promovidos a titulares excepcionalmente nesta sexta-feira, não funcionaram como se esperava. Daniel foi bem, mas não foi brilhante. Mesmo assim, fez mais do que Júlio, nulo, principalmente no 2º tempo.

Depois do intervalo, o jogo ficou mais aberto. Portugal lembrou o time que goleou a Coreia do Norte por 7 a 0. E o Brasil começou a tomar seguidos sustos. Na frente, Júlio Baptista ficou só na determinação e deixou o campo. A criatividade que muitas vezes falta ao Brasil não apareceu com ele em campo. É bom Kaká voltar logo, e bem.

Para Portugal, o jogo foi bom. A retranca funcionou e o time foi perigoso, principalmente, na etapa final. Como era esperado, foi um rival muito melhor do que Coreia do Norte e Costa do Marfim, fruto da qualidade técnica de seus atletas. E o “fator Cristiano Ronaldo” fez a diferença. Fominha como de costume, o melhor jogador do mundo de 2008 arriscou chutes de longe, esboçou arrancadas pelas laterais e deixou a defesa sempre em alerta. Foi dele, por exemplo, o melhor lance português, aos 14min do 2º tempo. Terminou como o melhor da partida pela Fifa.

Embora os gols não tenham saído, os 62 mil torcedores que foram ao estádio Moses Mabhida viram uma partida movimentada e com momentos de tensão. Um bom aperitivo para o que deve acontecer nas oitavas de final. O Brasil só não poderá errar tanto no setor ofensivo. No mata-mata os gols que não aconteceram nesta sexta farão falta, mesmo no lado “fácil” da chave.

Agora é ganhar e ganhar, tocendo para que não repitam esse joguinho de hoje, apesar do Chile ser considerado facil. Fonte: Uol

Final de Jogo: Brasil 0 x 0 Portugal.

Ao mesmo tempo, Costa do Marfim goleava os rebaixados Coreia do Norte do mesmo grupo.

A Costa do Marfim precisava de um milagre para avançar às oitavas de final. Deveria fazer oito gols na Coreia do Norte e torcer por uma vitória do Brasil contra Portugal. Nada disso aconteceu. No jogo em português, o placar ficou no zero. Após 2 a 0 no 1º tempo, os marfinenses, desinteressados, fizeram mais um e despediram-se com insuficiente vitória, deixando só um africano na Copa (Gana). Norte-coreanos também caem, com só um gol marcado, justamente contra o Brasil. A Copa viu outro jogo sem graça. Como sempre essa copa não está mostrando a garra dos times de verdade. Mostrando uma falta de foco e muita atitude. Com isso todos nós vendo os terriveis placares e desclassificações.

Final de jogo: Coreia do Norte 0 x 3 Costa do Marfim.
Ambos fora da copa do mundo 2010.

No período da tarde, as decisões foram do grupo H, nossos próximos desafiantes nas oitavas, prêmio do Brasil: o Chile.



A partida foi movimentada enquanto alguma coisa estava em jogo. Depois que o Chile marcou, o futebol acabou. Bola para frente? Nada, só passe de um lado para o outro, nota zero para objetividade. Vontade de atacar? Nenhuma, afinal, para quê correr riscos na defesa? A vitória por 2 a 1 garantiu as duas seleções nas oitavas de final. Se vacilou e perdeu na estreia, a Espanha ainda não apresentou um futebol vistoso, mas se recuperou com dois resultados positivos e agora faz um perigoso confronto entre europeus diante de Portugal. Já o Chile levou a pior: chegou à terceira rodada líder do grupo e embalado por duas vitórias, mas terminou em segundo e terá pela frente o Brasil, de quem é “freguês” tradicional. Caminho complicado para Espanha? E o Brasil, rumo à final? A Copa, de fato, começa agora. Ainda bem, porque achei o pior ia acontecer. Portugal que cuide da Espanha, e a mande para casa.Espero!

Final de Jogo: Chile 1 x 2 Espanha

Finalizando mesmo, ao mesmo tempo a Suiça tentava, mas não conseguia.

Nem os torcedores aguentaram terminar de ver o jogo, viraram a cara.

A Suíça tinha uma missão relativamente simples para ir às oitavas de final da Copa. Precisava torcer para o Chile perder da Espanha (de preferência sem fazer gols) e vencer o saco de pancadas do grupo, Honduras. Os chilenos até perderam (2×1), mas o time alpino foi incompetente e não conseguiu fazer um gol sequer nos centro-americanos. Pior, a Suíça tomou sufoco durante o jogo. Apesar de ter maior posse de bola, a seleção europeia errou muitos passes (65) e finalizações (11) e maltratou a Jabulani como poucos neste Mundial. Só não perdeu porque Honduras também não tem o melhor ataque do mundo e ainda teve um gol legítimo mal anulado pelo árbitro Hector Baldassi. Fim de jogo e fim de Copa para as duas seleções. Chile e Espanha passam de fase pelo grupo H. Como já o imaginado, o milagre não refletiu e aconteceu.

Final de Jogo: Suíça 0 x 0 Honduras.

Classificação:

Grupo G:

Brasil classificou em 1º lugar com 07 pontos/ 03 saldo de gols.
Portugal classificou em 2º lugar com 05 pontos / 07 saldo de gols.

Grupo H:

Espanha classificou em 1º lugar com 06 pontos / 02 saldo de gols.
Chile classificou em 2º lugar com 06 pontos / 01 saldo de gols.

Oitavas de Final, jogam:

– dia 28/06 (segunda-feira), às 15:30h = Brasil (1G) x Chile (2H), em Johanesburgo.
– dia 29/06(terça- feira), às 15:30h = Espanha (1H) x Portugal(2G), na Cidade do Cabo.

Agora, com o fim da primeira fase, antes de anunciar os jogos de amanhã, na qual começa as oitavas de final. Explicando: A partir de agora, começou para valer, o time que perder está fora do torneio. Teremos de ganhar e ganhar. Em caso de empate nos 90 minutos (1º e 2º tempo), teremos prorrogação de 15 min, caso ainda permaneça o empate, no saldo de penaltis, assim teremos a decisão formada e os times que vencerem avançam para as quartas de finais. Agora, só teremos 2 jogos ao dia, não existindo mais grupos, começando por amanhã:

Nossa agenda, Oitavas de final:

– amanhã 26/06, às 11h = Uruguai x Coreia do Sul, em Port Elizabeth.
– amanhã 26/06, às 15:30h = EUA x Gana, em Rustenburg.

O Caio tem mais para nos contar desse jogo final de hoje no FURO MC.
Estamos entrando agora na fase final, agora é pra valer mesmo.
Obrigado a todos!!!

@philipsouza

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

2 comentários sobre “15º dia: Um show de nada, fim da 1ª fase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.