Resenhas

Resenha: Destinos, por Aprilynne Pike

DESTINOS_1365706528PNome do livro: Destinos
Nome Original: Destined
Tradução: Sibele Menegazzi
Série: Fadas #04
Autor(a): Aprilynne Pike
ISBN: 9788528616095
Páginas: 280
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2013
Avaliação: 5/5
Onde Comprar:
Compare Preços

Depois de mais de um milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha e figurar nas principais listas de mais vendidos em vários países, “Destinos”, quarto volume da Série Fadas, é a conclusão da saga de fantasia que conquistou fãs em todo o mundo. Laurel sempre achou que fosse uma garota comum de Crescent City, Califórnia. Ela nunca poderia imaginar que há um mundo mágico chamado Avalon e que, nele, ela é uma fada. Depois de descobrir sua natureza não humana e enfrentar inimigos perigosos que queriam assassiná-la, a protagonista terá que lutar ao lado de seus amigos para evitar que Avalon seja destruída. Ao mesmo tempo, um momento crucial se aproxima na vida da jovem: ela terá de decidir, de uma vez por todas, entre o amor do humano David e o elfo Tamani. Ao produzir uma teia unindo mitologia e realismo, Aprilynne criou uma série incrível, emocionante e absolutamente maravilhosa. E, em virtude do realismo criado por ela e da narrativa intensa, o leitor terá a nítida sensação de estar na mente de Laurel, habitando o mundo mágico de Avalon.

Chegamos ao final de mais uma grande série escrita pela autora Aprilynne Pike. Depois de Asas, Encantos e Ilusões, a autora trouxe um final digno com muita agilidade e fechou todos os segredos envolvendo os personagens e finalmente a escolha de Laurel. Depois de descobrir que é uma fada, percorrer Avalon, descobrir sua verdadeira identidade e enfrentar inimigos que ela não imaginava enfrentar. Sem contar conhecer o seu verdadeiro poder, agora sofre à sua escolha entre Tamani e David.

O enredo se inicia logo após o final de Ilusões, a garota ao lado de seus amigos Chelsea e seu namorado David, precisam retornar ao seu lugar de origem. A garota ficou dividida entre seu melhor amigo David e seu elfo e guardião Tamani, descobriu que Chelsea era a sua melhor amiga e que poderia se sentir mais protegida em Avalon. Yuki, após ter lido a sua mente e ter descoberto o local do portal, estão propensos para uma grande guerra. Laurel precisa deter sua inimiga Klea e controlar Yuki (fada de inverno) fora absorver todas as revelações sobre si mesma.

Ao decorrer da trama Shar acaba reconhecendo Klea como uma moradora de Avalon. Tamani foge com Laurel e deixa Shar lutando contra Klea logo nas primeira páginas. Até que Klea foge com Yuki e novas revelações são feitas.  Na entrada do portal, Jamison acaba deixando os humanos entrar, afinal David será responsável para acabar com Klea na luta contra os trolls mesmo contra ordens da Rainha de Avalon.

Aprilynne Pike soube muito bem construir uma grande série de sucesso. Mesmo apresentando clichês de outras séries bastantes conhecidas, a preocupação dessa tange o problema com a natureza o que leva ao leitor pensar um pouco em suas atitudes. O livro é muito fácil de ler e se apegar aos personagens. Um único dia você vira fã de todos os personagens. O final foi bastante construido fechando todos os ganchos abertos nos livros anteriores. Diferente os outros livros, a agilidade aqui é maior e sem muito tempo para o romance e grandes dúvidas de Laurel quanto aos dois. O que me incomodava é a falta de decisão da garota em cima dos dois.

Fiquei bastante impressionado com as colocações e ela poder ousar como mesmo levar seus amigos todos para Avalon mesmo que outras obras não tenham permitidos. A amarras foram bastantes destacadas e todos os personagens tiveram diálogos essenciais dentro da obra. Tamani ficou no seu lugar, David apresentou mais foco, mas quem ganhou foi Chelsea e toda a sua lealdade com sua amiga.

A editora Bertrand Brasil continuou com sua diagramação dos livros anteriores. A tradução continuou nas mãos de Sibele Menegazzi que em todo o momento se preocupou com as colocações para o entendimento de todas as idades, até mesmo por ser uma obra infantil atingindo o infanto-juvenil.

Fiquei bastante impressionado com o final e confesso que não esperava na série todo um aprofundamento e colocações resolvidas de cada personagem. Com toda certeza é um livro para ser lido, relido e lido mais uma vez.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.