Dicas de preenchimento para currículos de pessoas ainda sem experiência

Somos visitados diariamente por centenas de pessoas que vêm em busca de informações sobre como fazer um bom currículo, para assim aumentarem as suas chances de conseguir o tão sonhado primeiro emprego. São inúmeros questionamentos sobre o que colocar, como colocar, o que não colocar, etc., mas hoje vou me ater apenas a algumas dicas de preenchimento.

Antes de mais nada: Currículo bom não garante emprego

Essa informação pode ser nova para algumas pessoas, mas é a realidade. Ter um currículo ótimo ajuda, mas não garante o seu tão sonhado primeiro emprego.

Isso acontece porque muitas vezes um dos fatores determinantes para se contratar uma pessoa é conversa olho-a-olho, a famosa entrevista. Se você tiver um bom currículo, mas se mostrar, por exemplo, uma pessoa arrogante na entrevista, há uma grande chance de você não ser contratado (a não ser que o perfil da vaga exija uma pessoa um pouco mais arrogante, algo que eu sinceramente acho que é difícil – não impossível – acontecer). Ou ainda se você chegar na entrevista e se mostrar uma pessoa insegura, que é mais passiva do que pró-ativa, também há uma boa chance de perder a vaga se houver um concorrente que se mostre mais seguro do que irá fazer, mais pró-ativo.

Bom, vamos então às principais dicas!

Valorize a sua formação

Geralmente o que é mais valorizado nos currículos é a experiência profissional. Por isso que é altamente desejável colocar informações sobre as atividades que eram desenvolvidas em cada função. Mas como fazer isso se você nunca trabalhou?

Enalteça as duas coisas que mais são observadas em currículos de pessoas que não tem experiência profissional anterior. A primeira delas é a formação.

Você está no segundo grau? Está na faculdade? Fez algum curso? Desenvolve alguma atividade extra-curricular no seu curso/faculdade? Alguma atividade voluntária? Coloque não só a sua formação, mas alguns trabalhos interessantes que tenha realizado no decorrer de cada curso.

Liste as suas qualificações

O outro ponto do currículo que os selecionadores mais observam em candidatos que ainda não têm experiência profissional anterior, é a parte das qualificações. É aqui que você irá informar tudo o que você sabe fazer que poderá te ajudar a conseguir a vaga desejada.

Por exemplo, pense que você está se candidatando à uma vaga de atendente de telemarketing em uma grande empresa. Um dos fatores primordiais para essa vaga é ter conhecimento de computadores e de algum dos pacotes Office mais comuns do mercado. Você tem facilidade para mexer com computadores e sabe trabalhar no Office? Coloque como uma das suas qualificações.

“Mas o exemplo acima foi apenas uma qualificação técnica. E se eu tenho outras habilidades que possam me ajudar se eu conseguir o emprego?”

Com certeza deve colocá-las. Você é comunicativo(a)? Coloque na parte de qualificações pessoais. Você descobriu que tem vocação para liderar equipes? Coloque também na área de qualificações pessoais.

“Não estou cursando nenhuma graduação!”

É bem comum acharmos pessoas que não têm condições de bancar uma graduação em instituições particulares, e como a concorrência por uma vaga nas universidades públicas é muito grande, sabemos que ingressar em uma pode demorar algum tempo. Mesmo para essas pessoas, buscar o primeiro emprego não é impossível.

Se você se encaixa nessa situação acima, a minha recomendação é que você se torne uma pessoa auto-didata. Existem milhares de livros que podem te ajudar na profissão que deseja atuar, existem milhares de sites e blogs por aí com informações extremamente úteis e por último, mas não menos importante, existem alguns sites e empresas que disponibilizam cursos de graça para que você possa começar a investir (sem pagar nada) no seu futuro profissional. É trabalhoso? É, mas não podemos esperar que um emprego caia de presente no nosso colo.

Vejam alguns exemplos de sites e empresas que fornecem cursos de graça:

  • FGV – Fundação Getúlio Vargas
    Talvez a melhor instituição privada de ensino do país. Oferece vários cursos on-line e presenciais de graça, bem como vários cursos pagos também. FGV é sinal de excelência em ensino.
  • SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
    É uma instituição brasileira de educação profissional aberta a toda a sociedade. Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminando conhecimentos em Comércio de Bens e Serviços.
  • Banco Real – Sustentabilidade
    O Banco Real tem investido bastante no tema “sustentabilidade” e fornece alguns cursos e palestra para interessados no tema. Como as empresas estão buscando ser sempre mais sustentáveis, vale a pena conferir.

Tem alguma dúvida? Tem alguma idéia de preenchimento que não está aqui? Conhece algum outro site com cursos grátis? Deixe um comentário e compartilhe conosco! (Produzindo.net)

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

5 comentários sobre “Dicas de preenchimento para currículos de pessoas ainda sem experiência

  • Mas até mesmo quem faz faculdade também não consegue arrumar emprego fácil, é na base da procura mesmo..
    De cursos gratuitos só conhecia só a Fundação Getúlio Vargas, os outros dois não, a dica ajuda bastante..

    Bjin *–*

    Resposta
  • Interessante as dicas, mas o bom também que um curriculo não seja muito extenso e quando a pessoa tiver várias referência profissionais, só citar a mais recentes e dizer que há mais…

    Fique com Deus, menino Philip Rangel.
    Um abraço.

    Resposta
  • realmente curriculo bom não garante emprego… se for mais ou menos então piorou!

    Legais as dicas!

    =]

    beijão

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.