Resenhas

Resenha/Sorteio: Cair das Trevas, por Cate Tiernan

CAIR_DAS_TREVAS_1373640613PNome do Livro: Cair das Trevas
Nome Original: Darkness Falls
Trilogia: Amada Imortal #02
Tradutor(a): Regiane Winarski
Autor(a): Cate Tiernan
ISBN: 9788501092663
Páginas: 256
Editora: Galera Record
Ano: 2013 – 1º edição
Avaliação:4/5
Onde comprar: Compare Preços

Depois de 450 anos, esperava-se que Nastasya já tirasse de letra essa história de imortalidade. No último outono ela buscou refúgio em River’s Edge, uma espécie de retiro espiritual onde ela e outros imortais tentam estabelecer a paz com seu passado tortuoso. Porém, em vez disso, tudo o que Nastasya descobriu – além de que detesta acordar cedo numa cama dura para catar ovos de galinhas furiosas – é que ela não está segura em lugar nenhum. Nem mesmo ao lado do cara/viking/deus grego mais gato do mundo, Reyn, que ela ainda não descobriu se é sua ruína ou sua última chance de ter um amor. Nastasya conseguiu se manter bem até o Ano-Novo, mas parece que agora, depois que fez um pedido um tanto ambicioso na hora da virada, tudo está indo por água abaixo. Nada que faz dá certo, tragédias acontecem quando ela está por perto, tudo parece não ter propósito e, pior, ela nem sabe mais porque continua sequer tentando! Como sempre soube, sua família vem de uma grande linhagem das trevas, e Nastasya já está se convencendo de que não há escapatória. Como se não bastasse, os súbitos e totalmente enlouquecedores beijos de Reyn não estão ajudando… Mas quando Nastasya não aguenta mais a pressão e resolve fugir de tudo para seguir o próprio rumo, ela se vê numa situação ainda mais sombria, perigosa e destruidora do que jamais pôde imaginar. River’s Edge nunca pareceu tão longe, ou tão agradável…

Quando li o primeiro volume da trilogia Amada Imortal (clique aqui) fiquei contente com a escrita da autora Cate Tiernan em referenciar seres imortais e a magia (magick). Os personagens são fortes como a central Nastasya ao lado de Reyn, ambos possuem um passado negro que no mesmo momento que os separa, jorra uma grande atração. Se você ainda não leu o primeiro volume ou a nossa resenha, cuidado que pode conter alguns comentários anteriores.

No primeiro volume conhecemos Nastasya, uma imortal nascida em 1551 e hoje possui quase 460 anos de idade. A garota ficou sem seus pais, depois de um passado negro onde foram exterminados por algum motivo importante (se você leu o volume anterior, já sabe o que estou me referindo!), mesmo que imortais podem ser mortos quando suas cabeças são definitivamente arrancadas. Depois de vagar sozinha, ou melhor, ao lado de seus amigos e em especial o imortal Incy, até que ela se afasta e começa a procurar uma nova vida em River’s Edge – uma espécie de abrigo espiritual, onde os imortais poderão controlar sua magick.

“Quanto a mim, tenho 459 anos, apesar de ter a aparência (e pelo visto, a maturidade) de uma garota de 17. E Reyn tem 470. E parece um cara muito gostoso de 20 anos.” (p. 10)

Ainda no volume anterior, descobrimos o passado em partes de Reyn e os motivos que levaram a morte dos pais de Nas. Fora isso, como ela conseguiu se dar com a doida Nell,  que quase à matou e hoje a garota se encontra internada. O único problema é que Nas não consegue se adaptar ao local e todas as suas regras, como: acordar cedo, cuidar das galinhas. E ainda balançada com o passado que envolve Reyn, acabando deixando-a meio doida. E se ainda não pudesse piorar, tudo começa a desmoronar e dar errado. Pensava com um Ano Novo inesquecível, onde poderia deixar todo o seu lado das trevas de lado e recomeçar. Mas nada disso vêm como deseja, sua relação com seus amigos torna-se muito difícil. O que acaba se apegando novamente ao passado, e deixando River’s Edge como um lugar pequeno.

É nesse momento, ainda atormentada pela facilidade de seu passado ao lado de Incy, que ela deverá escolher qual rumo deverá tomar. Continuar tentando ou correr para o seu passado! Ela ainda acredita que não adianta tentar abolir as trevas de si mesma, sua linhagem está encarnada e nada poderá retirá-la dentro de si mesma.

“… Talvez meus amigos Innocencio, Boz, Katy, Cicely e Stratton ainda estivessem fornecendo bastante diversão para eles . (…) Eu não tinha reparado em Innocencio aprendendo magick, trabalhando no desenvolvimento do poder que todos os imortais têm em algum grau. ” (p.17)

Cate Tiernan novamente retoma o humor e todo o sarcasmo em primeira pessoa da personagem Nastasya. Sua narrativa continua envolvente, diferente de muitos livros com a mesma temática. Os flashbacks são pontos que ajudam muito para o entendimento do leitor quando ao passado de Nas. Aqui, iremos conhecer como toda essa  ligação e amizade entre ela e Incy aconteceu. Confesso para vocês que não foram só coisas boas, muitos problemas e confusões foram repercutidos na vida da garota. O que ficaremos mais motivados dentro do conjunto da obra, suspirando ainda por mais. A protagonista ainda é muito forte e não esconde os seus sentimentos. Pelo contrário, tenta dosá-los, no mesmo momento que quer fugir com Reyn, acorda para a realidade novamente.

Reyn por outro lado, se torna mais maduro. Mesmo com todos os problemas, o garoto tenta superá-los e tenta mostrar que o presente e futuro que vive pode ser reconstruido para Nas e para todos. Cada dia se torna como uma superação de tentar finalmente buscar a sua felicidade. O que de certa forma vai contribuir muito para a trama, deixando evidente todo o seu crescimento, diferente do livro anterior.

Incy, como mencionado, retorna novamente  mais sombrio do que o livro anterior. Aos poucos vamos entendendo todos os motivos que o faz agir desse modo. Seus poderes estão cada vez maiores e ele tentará persuadir Nas para o seu mundo.

A editora Galera Record, conseguiu seguir com a mesma diagramação do livro anterior, o que pode ter me incomodado foi a diferença da tonalidade das letras, mas nada que prejudique toda a obra. A tradução de Regiane Winarski, foi muito digna com o original, o que de certa forma contribui muito para o nosso entendimento. O terceiro e último volume – Eternally Yours, pode chegar quem sabe em breve (2014) no Brasil.

Cair das Trevas é sem sombras de dúvidas melhor do que o seu antecessor, os personagens estão mais crescidos, o enredo está mais sombrio e as pontas novamente ainda não respondidas finalmente agora poderão ou não ter um final realmente digno.

Não perca mais o seu tempo, corra para uma livraria mais próxima e leia essa irresistível continuação!!! Você leitor vai se surpreender!

a Rafflecopter giveaway

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

9 comentários sobre “Resenha/Sorteio: Cair das Trevas, por Cate Tiernan

  • Bela resenha, abordando de forma sucinta e inteligente pontos importantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o conteúdo, despertando o interesse de quem lê.

    Resposta
  • Estória bem interessante, me faz lembrar outra estória de vampiro bem recente. Esses imortais fazem o maior sucesso, todo mundo já desejou isso um dia. Valeu /

    Resposta
  • Oi, Philip!
    Também gostei bastante do primeiro livro e já corri atrás do meu exemplar de Cair das Trevas. Falta apenas conseguir tempo para ler! hehehehe
    Beijos
    Camis

    Resposta
  • Cara, essa resenha está muito boa, totalmente completa.
    Parabéns!!

    Resposta
  • Eu quero muito ler essa série. a história é bem interessante e achei a resenha desse livro dois, muito legal, mas o importante é ler a série toda e vou tentar comprar agora no final do ano.

    Resposta
  • Eu tenho o primeiro livro, Amada Imortal, mas ainda não o li. Pela sinopse parece ser interessante, mas como não terminou a trilogia ainda eu fico tranquila e sem pressa de ler hehehehe. Odeio ler livro bom e ter que esperar pela continuação Prefiro ler tudo de uma vez só!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.